Refind Self: The Personality Test é um jogo independente desenvolvido pela Lizardry, distribuído pela Playism e lançado em 2023 para PC e Nintendo Switch. O game traz uma proposta inovadora de unir uma aventura de exploração simples a um teste de personalidade.
LEIA TAMBÉM: Back Then – Jogo sobre Alzheimer está disponível para PS5 e PC
A premissa é bem executada, principalmente pela liberdade dada ao jogador para ter 100% de autonomia durante a exploração de ambiente. Assim, o teste de personalidade contabiliza cada decisão tomada para definir cinco entre os mais de 20 tipos de personalidades incluso no game.
História de Refind Self
Em Refind Self, o jogador incorpora uma Emotional AI, criada por uma doutora misteriosa em um mundo repleto de robôs e humanoides. Apesar de ser uma inteligência artificial, a personagem foi desenvolvida por sua criadora para se aproximar de um ser humano e lhe fazer companhia.
A doutora em questão é uma peça importante na narrativa. O jogo começa um tempo depois de seu falecimento, e sua Emotional AI está lidando com o luto de ter perdido sua amiga e parceira por quem desenvolveu sentimentos.
A história se desenvolve aos poucos, com detalhes sendo revelados junto a exploração. Neste ponto, a narrativa é comovente, mas a tentativa de manter um mistério e as pontas soltas podem diminuir a conexão do jogador.
Jogabilidade simples e dinâmica
O jogo conta com gráficos 2D e um visual simples, mas com originalidade para tornar o universo de Refind Self único. Além disso, os comandos são simplificados. Outro destaque é a trilha sonora, que cumpre bem o papel de auxiliar a imersão do jogador no game.
O foco está na exploração de um ambiente rico em opções de interação, além de contar com diversos personagens para se relacionar. O jogo não te obriga a interagir com qualquer um deles, deixando as decisões 100% para o jogador.
É através desta riqueza de opções e liberdade que o teste de personalidade se desenvolve. Cada decisão é minuciosamente contabilizada, desde a escolha de colher ou não uma flor, até o tempo levado na interação com os objetos. A partir disso, a contabilização define quais traços de personalidade mais se relacionam com o jogador.
O teste de personalidade traz cerca de 20 traços diferentes e ao fim do jogo te entrega um panorama completo de cada decisão tomada e a porcentagem de vezes em que outros jogadores interagiram com essas mesmas opções. O resultado final é entregue de forma dinâmica e bem detalhada.
O ponto negativo é a presença de mini-jogos, alguns de batalha e outros para cumprir missão. É um recurso que não empolga, principalmente quando envolve lutas, e acaba se tornando a parte mais tediosa do game.
Vale a pena jogar Refind Self: The Personality Test?
O principal ponto a favor do jogo é seu dinamismo e a premissa original. Esse fator é enriquecido pelo desenvolvimento rápido do game, podendo levar inclusive menos de duas horas para ser concluído. Além disso, a liberdade de exploração te convida a jogar novamente para preencher as pontas soltas na história e testar como decisões diferentes afetarão o resultado do teste de personalidade.
Assim, Refind Self é uma boa opção para quem gosta de conhecer jogos independentes que se propõem a trazer premissas originais. No entanto, a ausência de tradução para português é um forte empecilho.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.