A esperada minisserie Senna produzida por brasileiras junto com a Netflix finalmente estreou, prometendo ser a adaptação mais fiel da vida de Ayrton Senna dos Santos, considerado um dos maiores corredores de Formula 1 da história.

É fato que a Familia de Senna sempre esteve em cima da imagem dele desde seu falecimento, para que nenhuma adaptação errônea viesse as telas. Tanto que diversas vezes, produtoras de Holywood tentaram permissão, mas por diversos fatores não conseguiram. Em 2010 um documentário foi aos cinemas utilizando imagens reais e pessoais do piloto, porém ainda faltava algo com atores, uma cinebiografia, bem como os filmes mais atuais como Ferrari e Rush.

Boa escolha de elenco e ambientação.

Imagem: Netflix

O elenco escolhido sem dúvidas já é o primeiro acerto da série, desde Gabriel Leone como Senna, onde o ator já havia atuado no filme Ferrari, até atores internacionais como Matt Mella interpretando Prost, um ator Francês. Todo esse cuidado da a imersão necessária para série, usando atores brasileiros para interpretar pessoas daqui e internacionais para as pessoas de fora. Por isso ao ver a série em idioma original, teremos cenas onde todos falam português, e nas corridas a maioria dos diálogos será em inglês.

Uma licença poética que a série possui em seu elenco fica a cargo da personagem Laura Harrison, presente em todos episódios. Ela é uma repórter que acompanha senna desde o inicio da carreira, e acaba nem sempre escrevendo coisas boas sobre ele. Esse olhar simboliza a própria imprensa internacional e nacional da época sempre cobrando do piloto, e em um mundo sem internet como hoje, o poder dos jornais na opinião pública era enorme.

A escolha de ser uma série e não um filme, demonstra o foco na vida pessoal de Senna, pois assim teriam mais tempo para desenvolver desde sua infância, até o inicio da carreira, formula 1 e o fatídico acidente. A direção tomou cuidado ao usar a fotografia para distinguir os momentos da vida do piloto, usando cores mais frias na sua época sozinho na Inglaterra, até cores quentes nos momentos de rivalidade com Prost.

As cenas de corrida

senna carros
Imagem: Netflix

Apesar de ser uma série focada em toda vida de Senna, e não em apenas um ano, como acontece no filme RUSH (2014), onde o foco é a temporada de 1976. A produção tomou cuidado em mostrar muito das corridas e momentos memoráveis de Senna. Destaque para o período da Formula Ford e Formula 3, mostrando a corrida em que Senna precisou tirar uma fita adesiva do carro no meio da corrida, colocada a principio para aquecer mais rápido, porem precisava ser tirada para não sobreaquecer.

No mesmo periodo na Inglaterra no inicio de carreira, vemos o relacionamento de Senna com sua primeira e única esposa, lilian Vasconselos, interpretada por Alicia Wegmann. Um casamento logo jovem aos 18 anos, que infelizmente não perdurou, devido a sede de correr de Senna, conforme bem mostrado na série. Aqui a direção opta por mostrar que Senna sentiu a separação, afinal Lilian era sua amiga de infância, mas mesmo contra tudo e contra todos ele precisava correr, e mais ainda, vencer.

O contra tudo e todos dito acima, refere-se a própria família que exigiu que Ayrton retornasse da Inglaterra após seu primeiro ano e trabalhasse com pai, Senna obedeceu mas logo em seguida partiu para formula 3.

A maior rivalidade das pistas e sua “paixão”

xuxa senna netflix
Imagem: Netflix
Senna Prost Netflix
Imagem: Netflix

Senna e Prost sem dúvidas compõem uma das maiores rivalidades da história da formula 1. Digno de merecerem um filme somente disso. A série trabalhou muito bem essa rivalidade, ao contrário do documentário de 2010 onde pintaram Prost como vilão total. Claro que o final do campeonato de 1989, onde Prost ganhou pelo favoritismo do chefe da FIA, o francês Balestre foi incrivelmente retratado sem papas na língua. Aqui sem dúvidas temos as melhores partes da série. Tirando um pouco um episódio no meio ali chamado “Paixão” onde dedicaram muito tempo para retratar o romance do piloto com a rainha dos baixinhos. Tudo isso faz parte da vida de Senna, e a atriz Pamela Tome encarnou a loira de forma exuberante. Os momentos destacados da vida dos dois onde ambos estavam no auge de suas carreiras e como aquilo afetava o futuro deles também vale seus créditos.

O buraco na série

Nem tudo são flores, a Netflix Brasil entregou sim sua melhor obra até agora, isso é fato. Porém existem falhas, que no caso aqui pode ter sido uma escolha narrativa. A série pula de 1991 praticamente para 1994 em seu último episódio, já no fatídico final de semana de sua morte no GP de Imola. O motivo segundo algumas entrevistas com elenco estaria no fato de retratar somente os anos gloriosos do piloto. Mas se perguntar a qualquer fã de Formula 1, qual a volta mais memorável do mundo no esporte. Todos responderam: Senna na primeira volta de Donington Park em 1993. Da qual nem foi mencionada na série, como isso não é vitória?

Senna Donington park 1993
1993 European Grand Prix.
Donington park

Seria sensacional ver além disso, o fim da parceria da Honda e Mclaren em 1992, e a luta de Senna em fechar um contrato com a Willians até conseguir em 1994. Certamente mais dois episódios ali, ou até mesmo um se encarregariam de mostrar tudo isso. Pois um Herói sem derrotas e desafios não seria um verdadeiro herói.

A polêmica já esperada

senna galisteu netflix
Imagem: Netflix

Nem precisamos falar do “Elefante na sala”, isso mesmo, a aparição de Adriane Galisteu na série, reduzida a uns 2 minutos de tela. Ao cortar 1993, cortaram também a maior parte do relacionamento de Senna e a na época desconhecida modelo Galisteu. Não é novidade que essa “briga” da família Senna contra Galisteu existe a décadas, sendo que quase arruinou esse projeto da Netflix onde queriam vetar a aspiração de Galisteu, mas cchegaram ao meio termo de “diminuir” a importancia na série, uma pena pois a atriz escolhida Julia Foti, poderia mostrar muito mais seu talento. Sem dúvidas mostrar Senna feliz ao lado de sua namorada na época, como a maioria dos amigos e repórteres proximos afirmavam, seria honrar com a proposta do trabalho de retratar a vida de Senna, fazendo público conhecer ainda mais o homem e não apenas o piloto heroi que foi Senna.

Ayrton Senna do Brasil

Instituto Ayrton Senna

Por fim, a série mesmo com as lacunas de eventos, faz jus a imagem heroica de Senna na pista. Enaltece o significado que ele tinha para o povo brasileiro, o amor pelo seu país e a garra por sempre vencer. Todos que acompanharam pela televisão as corridas, a série provocará uma bela nostalgia, e ainda por cima servirá para mostrar para os mais jovens, o maior corredor de Formula 1 que esse país já viu.

Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.