Shin-Chan: Shiro of Coal Town é um game da série de animes e mangás Crayon Shin-chan, criados por Yoshito Usui. O jogo de gênero de aventura e exploração é da desenvolvedora h.a.n.d., Inc. e distribuído pela Neos Corporation.
Shin-Chan é um garoto de cinco anos que vive com sua família em Kasukabe, Saitama/Japão. O anime, que é de comédia, é uma adaptação mais leve do conteúdo dos mangás, e passa nas televisões desde 1992. O anime possui mais de 1000 episódios baseados no mangá, que possui 50 volumes. O personagem principal Shin-Chan, é bem travesso e faz piadas às vezes inapropriadas para o público infantil. Além disso ele faz diversas travessuras que podem colocar sua família e amigos em situações hilárias ou constrangedoras.
Para esse teste, usamos a versão para Steam.
A história de Shin-Chan: Shiro of Coal Town
Shin-chan, ou Shinnosuke Nohara, e sua família estão morando em Akita, por causa do trabalho de seu pai que está em um projeto de pesquisa. Como seus avós moram perto, Shin-chan passa muitos dias aprendendo com seu avô Ginnosuke e explorando a área com ele.
Lá ele coleta insetos, peixes e plantas para um escritor local e conhece outras crianças pela cidade. Entretanto, depois de se estabelecer em Akita, Shin-chan descobre que há uma outra área para explorar, que precisa de sua ajuda.
Shiro, um cachorrinho muito inteligente que é da família, aparece sujo de carvão. Ele chama a atenção de Shin-chan e o leva a uma misteriosa plataforma de trem na floresta próxima e vão para Coal Town. Lá ele descobre que uma jovem chamada Sumi, que pediu para Shiro ir atrás Shin-chan e levá-lo até a cidade. Na cidade, Shin-chan ajuda as pessoas e a cidade e tem muitas missões para fazer.
Um jogo que mistura simulador de vida e colecionismo
Depois que Shin-chan acorda e toma café da manhã com seus pais e avós, ele está livre para fazer o que quiser. Caso ele fique na região de Akita, ele poderá cuidar do jardim, capturar insetos, pescar, e interagir com as pessoas da região.
Agora se for para Coal Town, a história avança um pouco mais. A diferença é que como Coal Town é uma região misteriosa e sobrenatural, ela é mais atrativa do que Akita. Especialmente no caso de revitalizar o restaurante e ajudar com invenções e participar de outras atividades mais ativas, como as corridas de carrinhos de trilho.
O que percebi é que Shin-Chan: Shiro of Coal Town é um game para ser jogar com tranquilidade, sem muito compromisso ou com gameplay corrida. Você pode jogar no seu tempo, embora nem tudo seja fácil de se fazer. Às vezes capturar um inseto pode ser muito difícil. Nesse sentido, completar todas as missões pode ser algo mais sofrido, considerando que é necessário o minério correto, peixe correto, entre outros itens, e nem sempre é fácil conseguir devido à raridade de cada um.
Um jogo divertido e muito bonito
Os cenários do jogo são incríveis. Parecem realmente desenhos feitos à mão. Algo realmente de se admirar. Já os personagens e itens interativos são incluídos de forma 3D. O que de início parece um pouco estranho, mas não atrapalha na experiência. De toda forma, alguns personagens em 3D ficam muito medonhos, mesmo sendo este o traço de Yoshito Usui.
Os designs de Akita e Coal Town são incríveis e bastante diferentes, como se fossem opostos. Em Akita, temos esses espaços amplos, abertos e naturais cheios de vegetação, casas rústicas e bastante elementos naturais. Já Coal Town é uma cidade industrial que depende bastante das minas para existir. É uma cidade cheia de pessoas, poluída mas também é bonita.
Além disso, o jogo não apresentou nenhum bug ou outros problemas durante a gameplay. O único problema é a falta de localização para o português.
Vale a pena jogar Shin-chan: Shiro and the Coal Town?
Shin-chan: Shiro and the Coal Town é um jogo de simulação de vida lenta emparelhado com uma aventura envolvente na misteriosa Coal Town. O jogo possui uma jogabilidade relaxante e agradável.
O que pode atrapalhar um pouco a experiência do jogador é o próprio Shin-chan, pois nem todos podem apreciar seu humor ou o design dos personagens da série.
De toda forma, é um jogo bem divertido e que vai conquistar até mesmo aqueles que não conhecem a franquia. Certamente é um jogo para ter em sua coleção.
Por fim, Shin-chan: Shiro and the Coal Town está disponível para Pc e Nintendo Switch.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.