A história do icônico casal Sr. e Sra. Smith retorna as telas e dessa vez em formato de série. Protagonizado por Donald Glover e Maya Erskine, a mais nova produção original da Prime Video tem o roteiro produzido por Glover e Francesca Sloane (Atlanta). A história traz uma perspectiva totalmente diferente dos filmes de 2005 e 1996 sobre o casal de espiões.

A série faz parte de uma nova onda de produções nos estúdios de Hollywood que consiste em pegar filmes com mais de 20 anos e trazendo uma conexão nostálgica com o público contemporâneo, mas readaptando os conflitos da história ao contexto social atual.

Sinopse

review Sr. e Sra. Smith
Créditos: IMDb

Na nova história de Sr. e Sra. Smith traz dois desconhecidos que decidem participar de uma misteriosa agência de espionagem após se encontrarem em uma situação financeiramente decadente. Abandonando suas verdadeiras identidades, assumem o papel de John e Jane Smith e se tornam parceiros em missões e no casamento. Então o falso casal que inicialmente começa a trama sem envolvimento, inevitavelmente acabam se tornando um casal real. Mas a cada missão a relação se intensifica trazendo dramas e desafios que os dois precisam lidar, já que o divórcio não é uma opção.

Contrastes com o filme

Primeiramente, uma das maiores diferenças dessa adaptação é o casal em si. Quebrando os estereótipos, a produção aposta em um casal interracial e ainda levanta as diferenças de personalidade e criação entre os dois como um destaque na dinâmica dos personagens. John é um homem que foi criado pela mãe, possuí uma personalidade expansiva e necessidade de ligação emocional. Enquanto Jane é uma mulher com traços de sociopatia, sem muitas conexões emocionais além de sua gato e uma intensa dificuldade de socialização.

Certamente, a narrativa é uma das maiores surpresas na série. Sr . e Sra. Smith tem um roteiro de drama, com um tom de humor sarcástico, uma forte característica dos trabalhos de Donald Glover (Atlanta). Mudando totalmente a experiência que o filme de 2005 traz. Só que o conflito não está entre os dois se descobrirem espiões, mas sim em como lidar com o fato de serem casados por causa do trabalho e ainda sendo completamente opostos um do outro.

Do mesmo modo os episódios levam a um aprofundamento na relação dos dois, trazendo questionamentos e conflitos reais de um casamento para uma relação que foi ocasionada por necessidade e não por afeição e sem a possibilidade de um divórcio . As atuações de Maya e Donald deixam palpável o conflito sobre a diferença entre os dois. Tanto que um dos maiores questionamentos é ‘como darão certo sem a compatibilidade’. Bem como em meio a tanto drama, a ação característica de Sr. e Sra. Smith está presente em segundo plano, como um contexto.

Excelentes atuações

review Sr. e Sra. Smith
Créditos: IMDb

Além disso as performances dos protagonista é um dos melhores pontos da série. Inicialmente a interprete de Jane Smith não seria Maya Erskine, mas a atuação da atriz trouxe o tom perfeito para a personagem e seu contexto. Jane Smith é uma mulher controladora, com dificuldades de socialização e que foi expulsa da CIA por ter comportamentos sociopatas. Mesmo com essas características que funcionariam muito bem para um thriller, Maya consegue trazer o peso de Jane para uma série comfort.

Também vale ressaltar que as performances, tanto de Maya quanto de Donald são complementares. A química entre os atores é notável, mostram nitidamente as diferenças gritantes de personalidade que os dois personagens possuem, e mesmo assim faz com que você torça para dar certo e entende que essas diferenças é que os deixam tão interessantes. Como resultado os episódios se tornam dinâmicos e muito engraçados, mesmo com o drama. Provavelmente o episódio final poderá render alguma indicação nas premiações por conta da atuação.

Participações especiais

Review Sr e Sra Smith
Créditos: reprodução

Juntamente com Sarah Pulson, a série contou com mais participações especiais como Paul Dano, Ron Perlman, John Turturro, entre outros. Mas o destaque está em Wagner Moura, que não poderia ficar fora desse review de Sr. e Sra. Smith. O ator brasileiro aparece no elenco como um dos ‘John’s Smith’ que trabalham para a agência misteriosa. Sendo o antagonista da temporada, mesmo aparecendo em apenas dois episódios, Wagner Moura mostra seu talento com um personagem exacerbadamente simpatico para quem é espião e mata pessoas, trazendo uma tensão. Ele é uma das peças para entender a questão da agência que contratou John e Jane.

Vale a pena assistir?

Definitivamente, sim. Mesmo com alguns erros de continuação entre os episódios, todos são muito envolventes e nem percebe o tempo passar, principalmente o último que é o mais longo da temporada. Donald e Maya arrasam nas atuações e te envolve na história de Sr. e Sra. Smith, os diálogos são intensos e muitas vezes divertidos. Portanto é uma excelente ‘comfort série’ para maratonar. No fim você vai desejar muito que tenha uma segunda temporada, que ainda não foi anunciado se haverá ou não.