A Crunchyroll adicionou em sua plataforma a nova série documental The Leveling of Solo Leveling. Com 40 minutos ao todo, e sendo dividida em dois episódios, a série se aventura no sucesso do anime Solo Leveling e sua atual trajetória. Isso é, de quando era uma light-novel até então se tornar um fenômeno global com sua adaptação em anime.

Assim, The Leveling of Solo Leveling basicamente explora os bastidores por trás do sucesso que elevou tanto o nível da história criada por Chu-Gong e com a ilustração de DUBU. Vale lembrar que a docussérie é fruto da parceria da Crunchyroll com a AllSO. Mas antes de tudo, confira o trailer abaixo:

O que é Solo Leveling?

Primeiramente, é importante relembrar a história de Solo Leveling e aquela por trás do então fenômeno global. Por isso, segue a sinopse:

Sinopse: Há mais de dez anos, estranhos portais vêm se abrindo por todo o mundo, e por trás deles há dungeons cheias de monstros. Desde então, algumas pessoas, os caçadores, despertam poderes que as permitem entrar nas dungeons, derrotar os monstros e trazer de volta artefatos muito valiosos.

Mas uma vez despertado, o poder não se altera mais. Jimwoo é um caçador de Rank E, o mais baixo, e sempre tem problemas nas dungeons, mas ele precisa do dinheiro, então continua se arriscando, sendo conhecido como o caçador mais fraco da humanidade. Mas a dungeon em que seu grupo entrou pode ser muito pior do que parecia inicialmente…

Dessa forma, logo já se entende o por que do sucesso do anime. Afinal, trata-se de um “isekai invertido“, por assim dizer. Contudo, não é apenas através da trama de Jinwoo que podemos ver o sucesso dessa história, e sim pela sua trajetória. Ou seja, em como uma light novel conquistou os olhos de um vasto público e assim ganhou sua primeira adaptação em forma de webtoon e manhwa.

Por fim, o sucesso dos quadrinhos foi tanto que em 2022 confirmaram que Solo Leveling teria sua adaptação para anime pela Aniplex. Logo, toda essa trama por trás da história em si é importante para compreender o motivo que levou a produção do documentário em si.

Feito de fãs para fãs

the leveling of solo leveling
Imagem: Reprodução

Logo nos primeiros minutos de The Leveling of Solo Leveling, já nota-se que o documentário busca agradar aos fãs de uma forma interessante. Isso é, ouvindo os próprios fãs da história.

Assim, ao trazer relatos pessoais dos fãs de Solo Leveling, o documentário consegue aproximar-se mais e mais de seu público, ao mesmo tempo em que comunica-se com ele. Esta interação traz uma aproximação entre os fãs, dando aquele tom de representatividade a todos que acompanham ou já acompanharam a jornada de Jinwoo em se tornar o maior caçador do mundo. Podemos até dizer que fica um clima de homenagem a todos que permitiram o alcance global dessa história.

Por outro lado, o documentário foca mesmo é na trajetória do manhwa, como o webtoon foi de palavras para imagens e então para o formato de anime. Ao mesmo tempo em que trabalha com a recepção de seu público em cada uma de suas fases e na forma em que foi subindo de “level“, por assim, dizer.

Portanto, a ideia por trás da minissérie é inteligente e atrativa. Contudo, pode não ser para todos os públicos.

Uma produção APENAS para os fãs

Como já dito anteriormente, o documentário resgata o trajeto de sucesso por trás do anime, ao mesmo tempo em que abre espaço para fãs relatarem seu carinho com a obra. Assim, a estratégia da série logo fica mais próximo do público fã de Solo Leveling. Ou melhor, o documentário tenta, porém, há um pequeno detalhe que o impede de ser tão efetivo.

A narrativa do documentário é de fato interessante para os fãs super apaixonados. Agora, para quem não é um super fã, mas está curtindo o anime, o documentário pode ser cansativo. Isso porque seu desenvolvimento é um tanto quanto arrastado e pouco dinâmico. O documentário tenta fazer uma homenagem a altura de toda a obra de Solo Leveling, mas não consegue se desenvolver do mesmo modo ou mesmo nível.

Enfim, há momentos que pode dar sono ao público em geral, de tão parado e arrastado que o documentário se desenvolve. Claro, não podemos esperar algo tão dinâmico como o anime, porém, a narrativa mais lenta com um narrador que mantém um tom de voz constante e sem emoção acaba dificultando a experiência.

The Leveling of Solo Leveling: afinal, vale a pena?

solo leveling documentário
Imagem: Reprodção

Ideias podem ser fantásticas, mas se não houver o devido cuidado em sua execução, pode acabar se tornando algo não tão bom. E isso pode resumir o documentário sobre o trajeto de Solo Leveling. Em outras palavras, nem todo mundo terá a mesma experiência assistindo a The Leveling of Solo Leveling.

Dessa forma, enquanto o público geral poderá ter uma experiência não tão marcante, os fãs do fenômeno global já poderão se sentir representados ao mesmo tempo em que vivenciam em 2 episódios toda a jornada da obra para chegar a sua adaptação em formato de anime.

Por fim, vale a pena assistir, mas é importante ter em mente que é uma produção voltada para os fãs da obra em si. O documentário completo de The Leveling of Solo Leveling está disponível na Crunchyroll.