Você já se perguntou como as conexões são feitas? Para se conectar profundamente com alguém, é necessário dias, horas, meses ou anos? Ou melhor, um dia comum, como qualquer outro, pode mudar o curso das nossas vidas e nos transformar por completo? Todas essas questões são trazidas de forma visceral em Um Dia [One Day], nova minissérie da Netflix baseada no livro de David Nicholl.

Os fãs de romance, com certeza, já conhecem a história de Emma Morley e Dexter Mayhew. Afinal de contas, em 2011, o livro foi adaptado para o cinema e teve como protagonistas Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) e Jim Sturgess (Across the Universe). Se a história já fazia sucesso antes, os fãs do casal de friends/lovers ficarão felizes em saber que ela acaba de melhorar. Com 14 episódios, com cerca de 30 minutos, a série se aprofunda no vínculo entre Emma e Dexter e nas dores de cada um.

Enredo

Para quem ainda não é familiar com a história, Um Dia acompanha Emma (Ambika Mod) e Dexter (Leo Woodall). Eles se conheceram no dia 15 de julho de 1988, na festa de formatura da faculdade. Com uma conexão instantânea, eles têm uma noite inesquecível juntos e decidem manter uma amizade.

Assim, anualmente, eles se encontram na mesma data e trocam experiências. Ao longo dos episódios, vemos a relação mudando junto com os personagens, que devem descobrir o que fazer na vida pós-faculdade. Diferentemente da maioria dos romances, Um dia não mostra a vida como ela deveria ser, mas sim como ela é.

Dessa forma, vemos ambos tentando se encontrar profissionalmente aos 20 e poucos anos, e errando muito até achar o caminho certo. Tudo fica ainda mais real e, por vezes, angustiante devido a atuação de Ambika Mod e Leo Woodall, que conseguiram interpretar os seus papéis com perfeição. 

Um Dia
Reprodução: Instagram

“É um dos grandes segredos cósmicos como alguém pode passar de um total desconhecido e se tornar a pessoa mais importante da sua vida.”

Com um rosto angelical e sorriso brincalhão, Woodall traz todo o charme inerente à Dexter. Além disso, ele conseguiu inserir uma certa doçura no personagem, algo que não vemos no filme. Quando se trata dos momentos de drama, o ator também não deixa a desejar, mostrando que o que vemos em The White Lotus (2021-presente) é apenas um pouco do potencial do ator e o que ele pode fazer.

Ambika Mod, conhecida pelo seu papel em This Is Going to Hurt (2022), não fica para trás. A atriz conseguiu mostrar toda a força e persistência de Emma, deixando uma personagem querida ainda mais inesquecível. Além disso, a sua química com Woodall transpassa a tela, inserindo o público na trama. Assim, torna-se impossível não sentir suas dores, questionamentos e momentos de alegria.

Quanto aos atores secundários, eles também mostraram domínio sobre seus personagens. Com destaque para Essie Davis (Os Mistérios de Miss Fisher) e Tim McInnerny (Um Lugar Chamado Notting Hill), que interpretaram os pais de Dexter. Quando aparecem, eles deixam cada frase mais verdadeira e emocionante. Eleanor Tomlinson (Poldark) e Amber Grappy (The Baby)  também surpreenderam em seus papéis.

Mesma história, novos dilemas

Um Dia
Reprodução: Instagram

Um Dia também traz novas questões que não foram abordadas no filme devido ao formato, o que torna a história mais complexa. O cenário, repleto de paisagens de tirar o fôlego, nos ajuda na localização do tempo, visto que a minissérie narra um período de 20 anos (1988 – 2007).

Além disso, as músicas também foram totalmente pensadas para nos inserir em outra época e lugar, o que deixa a imersão completa. Quando se trata dos ângulos de câmera, a Um Dia usa e abusa do plano de detalhe. Assim, cada toque, respiração e olhar fica mais intenso e íntimo.

“Imagine se um dia específico fosse eliminado da sua vida, e pense como tudo teria sido diferente. Pare por um momento, e pense na longa corrente de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que nunca teria te prendido se não fosse o surgimento do primeiro elo nesse dia memorável.”

Um Dia
Reprodução: Instagram

A expressão que fala sobre o ato de se apaixonar em inglês é fall in love. Fall, em tradução livre, significa cair, então seria mais ou menos “cair no amor”. Trata-se de uma expressão extremamente bela, visto que é isso que acontece quando nos apaixonamos. Caímos e ficamos totalmente perdidos em um sentimento que pode ser sufocante e doce ao mesmo tanto. A parte boa nisso é que, normalmente, não caímos sozinhos e temos alguém para nos acompanhar nessa jornada de descobertas e autoconhecimento.

Emma e Dexter caíram muitas vezes um pelo outro, mas se ajudaram a levantar e caminhar por essa trilha chamada vida. Apesar de, aparentemente, diferentes, eles tornavam um ao outro melhor, incentivando e cuidando. Claro, não é uma história perfeita porque também teve muitas brigas e desencontros, mas qual é?

Um Dia mostra que nada dura para sempre, seja a dor ou a felicidade. O que podemos fazer é viver os momentos e deixar o tempo cuidar do resto. A minissérie fala sobre amadurecimento, escolhas, encontros, mudanças de rota e, principalmente, sobre amor. Então, se você decidir dar uma chance à obra, tenha um lencinho ao lado porque irá precisar.