A recente expansão de Vampire Survivors, “Ode to Castlevania” adiciona um mundo novo a jogatina de Vampire Survivors. Colocando o jogador dentro de uma sensação de nostalgia e desafio. Misturando o clássico universo de Castlevania ao mundo de Vampire Survivors.

LEIA TAMBÉM: Review | Astral Flux – um roguelite cheio de desafios cósmicos

Divulgação: Vampire Survivors

VAMPIRE SUTVIVORS E SUA EXPANSÃO DE CASTLEVANIA

Vampire Survivors é um jogo Bullethell casual de terror gótico com alguns elementos rogue-lite além do visual clássico de jogos 2D da época dos fliperamas. Onde, durante a jogatina, as escolhas do jogador influenciam em como crescer em poder e derrotar as intermináveis hordas de inimigos. Escolhendo seu personagem e desenvolvendo sua própria árvore de habilidades por rodada, ou run, e criando o seu próprio estilo de jogo.

A expansão mais recente é com base na franquia de enorme sucesso, Castlevania, trouxe diversas novidades para o jogo. Quando anunciada, a DLC anunciava mais de 20 personagens novos, todos de diversos jogos de Castlevania; 40 novas armas baseadas no jogo, mais de 30 músicas, entre originais dos jogos e remixes das clássicas além do maior mapa do jogo.

GAMEPLAY

Em resumo, o jogo possui uma gameplay bem simples, escolha uma personagem (o jogo possui uma gama enorme de personagens), escolha um mapa, dentre vários disponíveis e sobreviva as hordas de inimigos o máximo de tempo que puder, com o limite de 30 minutos para completar cada mapa. Depois, retorne ao menu, compre novos personagens, ou melhore habilidades passivas válidas para todos os personagens, e repita o processo.

Cada personagem possui Status diferentes e uma arma inicial única, o que diversifica muito a gameplay.; E nesse sentido, dada a quantidade de personagens e armas à disposição, a possibilidade de variação na jogatina é enorme.

Cada mapa, possui itens espalhados, mini chefes e uma variedade grande de inimigos, que ficam cada vez mais fortes e difíceis de enfrentar. Com o mapa de Castlevania possuíndo proporções absurdas. Sendo o maior mapa do jogo até então, ele possui passagens secretas, portas para destrancar, puzzles para liberar novos personagens, variação de inimigos que mudam não só com tempo da partida mas dependendo, também, da área do mapa em que você esta. Por exemplo, aos 10 minutos de partida, os inimigos começam a mudar, mas, a depender de onde no mapa você está localizado diferentes tipos de inimigos e mini chefes aparecem.

O mapa do castelo do Drácula é enorme e riquíssimo em detalhes, tornando a exploração do mapa, muito interessante, dinâmica e muito admirável. Tudo é muito bonito, bem feito e interessante de ver e procurar por secrets ou simplesmente observar o mundo. Mostrando o carinho e atenção que os desenvolvedores tiveram com, não apenas o seu próprio jogo, como também ao legado de Castlevania.

JOGABILIDADE

A jogabilidade é bem simples. Escolha o personagem, ande pelo mapa e derrote seus inimigos. Muitas habilidades “não podem” ser miradas manualmente; Ou elas funcionam pelas laterais das personagens, atacando apenas os lados, ou a habilidade/arma atira na direção em que o personagem estiver andando. Além das habilidades que atingem inimigos aleatórios ao redor ou atingem o inimigo mais próximo. Não sendo possível, então, automatizar a mira das armas.

Alguns inimigos dropam orbs de experiência. A cada nível upado, é possível escolher entre algumas opções de armas ou habilidades novas ou upar uma das que já possui. Cada arma ou habilidade possui nível máximo diferente, variando no geral entre 6 e 8 níveis para upar. Por consequência, ao upar uma arma ou habilidade até o nível máximo, existe a chance de você pegar mais um ponto nessa habilidade e evoluir essa arma ou habilidade, tornando-a muito mais forte.

Ao mesmo tempo, aparecendo de maneira aleatória pelo mapa, candelabros de velas podem ser quebrados e dropar, ouro, ou algum item especial temporário, como um lança chamas poderoso, comida para recuperar HP (pontos de vida), um item que paralisa todos os inimigos por alguns segundos e entre outros bônus para o jogador. 

Além disso, ao derrotar mini chefes ou chefes, na DLC todos baseados nos inimigos de Castlevania, eles dropam um Baú que lhe dá ouro e upa uma ou mais habilidades. Sem a necessidade de subir de nível. Podendo os baús ter pouco outro e upando apenas uma arma ou habilidade. Ou até baús poderosos que dão muito outro e upam até 5 pontos entre armas ou habilidades que você já tem.

TRILHA SONORA E SOM

Os efeitos sonoros do jogo são simples e encaixam na atmosfera do jogo, apesar de que, ao surgirem muitos inimigos ao redor e muitas habilidades ativarem ao mesmo tempo, eventualmente tudo pode se misturar em uma massa de som que transforma tudo em uma poluição sonora. Mas diminuindo um pouco o som nas configurações não chega a ser um problema.

Em segundo lugar, a trilha sonora de Vampire Survivors: Ode to Castlevania. Levando em conta que mais de 30 músicas, entre originais e remixes, de Castlevania estão presentes na DLC, a atmosfera e a imersão criadas para o jogo são de altíssimo nível. Cada personagem da expansão tem sua própria trilha musical durante o jogo, tornando a experiência sempre nova e muito mais imersiva e divertida.  A trilha é envolvente e entra na cabeça, sendo muito bem construída e encaixada na gameplay, trazendo àqueles que conhecem os jogos de Castelvania uma sensação de nostalgia incrível, além de fazer com que novos jogadores e conhecedores da saga entrem de cabeça no envolvimento com o jogo.

VALE A PENA?

Em resumo, Vampire Survivors já era um jogo muito bem feito e divertido de se jogar. Possuindo muitas coisas para se fazer, e apesar de ter poucas explicações de tutorial, ou pelo menos, em menor quantidade que muitos jogos hoje em dia, é bem simples de se entender. Dessa forma, sendo bem intuitivo, principalmente para quem já gosta desse tipo de jogo, combinando com perfeição simplicidade e diversão.

Sendo muito satisfatório ficar mais forte e destruir diversos inimigos ao mesmo tempo, mas até você ficar mais forte, o desafio não é maçante, tão pouco irritante, por outro lado, é encorajador querer ficar mais forte e a sensação de desafio é sempre presente. Sendo uma escolha perfeita para passar o tempo, como um desafio casual, com sempre maneiras de inovar a sua gameplay, das mais variadas formas com os mais variados personagens.

Vampire Survivors: Ode to Castlevania é um ótimo jogo, mantendo a dificuldade e a simplicidade em equilíbrio, com visuais lindíssimos e desafios interessantes e envolventes. Juntando o melhor que Vampire Surviors tem há oferecer com o universo incrível e rico de Castlevania. Não poderia haver combinação melhor. Sendo uma ótima DLC para um ótimo jogo.

Vampire Survivors: Ode to Castlevania está disponível para Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series X/S,  Steam, Android e IOS.