Com gameplay baseada em turnos, Violations Will Be Punished está disponível na Steam e conta uma história que, apesar de confusa, pode te cativar
O futuro distante é retratado como um mundo perfeito, cheio de opções para nossas vidas. Mas e se esse futuro não for tão perfeito assim? Esse é o cenário de Violations Will be Punished. Desenvolvido e publicado por Igor Galochkin, o jogo apresenta ideias intrigantes tanto em sua história quanto em sua jogabilidade.
Futuro distópico de Violations Will Be Punished
O jogo começa com o jogador acordando de seu período de síntese. Imediatamente, te obrigam trabalhar para a mega corporação de mineração espacial e qualquer falha em cumprir suas exigências resultará em sua morte. Depois de bloquear os sistemas de vigilância, você tem a opção de se aliar a outras facções, como piratas espaciais. Embora essa escolha pareça interessante, alinhar-se com diferentes facções não altera o desfecho do jogo. Ao meu ver, seria interessante ter múltiplos finais dependendo da facção escolhida. Apesar da falta de finais alternativos, a história do jogo explora bem o mundo distópico.
Violations Will be Punished combina elementos de jogos de estratégia em tempo real e jogos de estratégia baseados em turnos. Embora essa combinação pudesse resultar em um jogo de estratégia definitivo, infelizmente não alcança esse objetivo. Os combates acontecem em mapas baseados em grades. Os mapas do jogo são planos e sem diversidade de terreno ou obstáculos. Neles, você controla e cria unidades para derrotar as facções inimigas e obter a vitória. Apesar da simplicidade, uma névoa de guerra te cerca constantemente. Essa névoa impede que você ataque inimigos, mova-se e veja a localização dos inimigos dentro dela. Lidar com esse fator acaba sendo um pouco irritante, pois atrapalha sua visão e dificulta o planejamento dos ataques.
Combate in-game
O combate dentro do jogo é algo que me intrigou desde o primeiro momento. Gosto de construir meu exército e planejar de acordo com os tipos de inimigos que enfrentarei, mas a presença constante da névoa de guerra (que deixa partes do mapa escuras) acaba diminuindo o prazer do jogo. Além disso, os mapas não têm nada de muito notável, são planos e vazios. As fases mais difíceis se resumem a grandes hordas de inimigos, em vez de apresentar desafios decorrentes e inovadores. Embora os movimentos das unidades sejam rápidos, é preciso observar cada movimento dos inimigos, o que torna as batalhas arrastadas. O modelo de turnos já é conhecido, mas inovações são sempre bem-vindas, e não senti muitas quando estamos em batalha.
A interface do usuário é surpreendentemente boa, fácil de se navegar e entender. Os gráficos são agradáveis, embora simples. No entanto, algumas das artes presentes nos mapas poderiam ter melhor acabamento. Outro ponto negativo é a música repetitiva. Isso se torna um problema especialmente porque as batalhas costumam ser longas, o que significa que você ficará ouvindo o mesmo loop por períodos extensos, o que pode ser irritante (mas para isso existe o controle de volume, caso se torne um problema). No geral, a apresentação do jogo é ok! Destaque para as faces de personagens (provavelmente) criadas por meio de inteligência artificial.
Considerações finais
Violations Will be Punished é um bom jogo e entrega o que promete. Embora tenha ideias interessantes, como múltiplos caminhos na história e uma jogabilidade híbrida, alguns poucos aspectos acabam deixando a desejar, como o design dos mapas e as mecânicas de guerra. A história é rica, mas longa e cheia de desafios para completá-la, cabe a você chegar até o final e não ter suas violações punidas.