Tivemos a oportunidade de testar Coromon o jogo que lembra muito Pokémon, mas com diferenças bem claras. Lançado em março de 2022, o game é um RPG que segue o clássico gênero de captura de monstros. Apesar de lembrar aquele jogo da Game Freak, Coromon tem sua própria história com monstrinhos originais. Contudo, será que mesmo depois de um ano de lançamento, o game ainda é bom?
Primeiramente, Coromon é um game independente em 2d desenvolvido pela TRAGsoft com a distribuição pela Freedom Games. Disponível para console, mobile e Pc, aqui o jogador deverá capturar Coromons, ao mesmo tempo em que explora um vasto mundo cheio de emocionantes batalhas, grandes desafios e uma ameaça misteriosa que coloca o mundo em cheque. Afinal, ninguém disse que ser um Pesquisador de Batalhas seria fácil, não é mesmo?
Além disso, como Pesquisador de Batalhas, o jogador inicia sua jornada escolhendo um entre três Coromons (do tipo fogo, água ou gelo), sendo que cada tipo permite um estilo de jogatina diferente. A partir desta primeira escolha, agora o jogador deverá encontrar os lendários Titãs ao mesmo tempo que enfrenta a tal misteriosa ameaça, como já dissemos.
Bem, logo com essa primeira introdução, você já pode ter se perguntado “é um pokémon?” ou então “mesmo após um ano do seu lançamento, ele ainda é bom?“. Bem, jogamos a versão para mobile para descobrir.
Coromon e a SUA aventura
Logo de início, Coromon já permite que o jogador faça suas próprias escolhas, sendo algumas reversíveis e outras não. Assim, o jogador monta o seu próprio personagem – escolhendo seu nome, suas características físicas – bem como poderá escolher também qual estilo de jogo irá adotar no começo e até mesmo o nível de dificuldade do game.
Dessa forma, o jogo possibilita 4 níveis de dificuldades predefinias, em que cada um possui suas próprias características, aumentando o grau de dificuldade. Ou então, se preferir, o gamer poderá “montar” e personalizar o quão difícil o jogo será para ele, podendo escolher opções isoladas, ao invés do nível predefinido.
E como se já não bastasse, o jogo, assim como o concorrente da Game Freak, também permite que o jogador monte o seu próprio time. Dessa forma, o jogador montará sua própria estratégia conforme os desafios que virão.
Portanto, Coromon deixa claro que essa aventura é uma jornada do próprio jogador e somente dele.
Jogabilidade: Coromon X Pokémon
Querendo ou não, é muito difícil falar de Coromon sem mencionar o clássico Pokémon, visto que este segundo é um ícone do gênero RPG e de captura de monstros. Por muitas vezes, acabamos comparando os jogos, e então concluímos o quão suas histórias são diferentes.
Isso mesmo: Coromon não é uma cópia de Pokémon. O estilo pode ser parecido, mas Coromon apresenta uma jogabilidade original, bem como estratégias e regras próprias. Por exemplo: se em Pokémon, os tipos fantasmas e psíquicos são mutuamente rivais. Agora, em Coromon, há outra estratégia, em que o maior opoente de fantasmas é o próprio tipo fantasma.
Parece pequeno, mas essas diferenças ecoam em níveis, criando novas formas estratégicas de jogabilidade, e até mesmo de habilidades.
Outra diferença importante está na própria trama. Isso é, em Coromon, você não é um mero jovem treinador, mas sim um recém formado em seu primeiro emprego como Pesquisador de Batalhas. Dessa forma, não há ginásios a serem conquistados, insígnias a serem coletadas. Aqui há Titãs para serem derrotados como oponentes de fase, ao mesmo tempo em que se busca pelas suas poderosas essências.
Por fim, Coromon apresenta uma jogabilidade simples e própria, apresentando habilidades que condizem com a narrativa, ao mesmo tempo que um controle simples e fluído. Enfim, uma jogabilidade bem intuitiva, com desafios estratégicos e outros puzzles que alimentam a experiência do jogador.
Sobre a trama de Coromon
Como já dito, a trama de Coromon se concentra no trabalho de Pesquisador de Batalha capturando e domando os coromons, enquanto busca as essencias dos Titãs. A jornada ainda apresenta mistérios e desafios envolvendo uma organização do mal que quer usar tais essências para seu plano secreto – alô, Equipe Rocket.
A história se desenvolve de forma linear e a sua maneira. Há interações com NPCs (de onde parte as side quests, tal qual um bom RPG) que enriquecem a narrativa e imersão do jogador.
Contudo, nem tudo são flores. Isso porque, por muitas vezes, principalmente no começo, a história força em alguns acontecimentos para que a mesma possa sair do lugar. É aquele famoso poder do roteiro e do protagonismo. Ou seja, a própria premissa da história se dá por uma “forçação” do roteiro em colocar o jogador em uma Força-Tarefa para uma missão especial.
Dessa forma, se o evento ocorresse de forma natural, como uma parte mais adiante da história, depois que o jogador mostrasse seu empenho, ai faria sentido. Contudo, como já disse lá em cima, você é um recém-contratado numa empresa, acabou de ganhar uma criaturinha de lvl. 05. Não há uma justificativa clara para ser inserido numa missão tão importante como salvar o mundo.
Mas claro, esse detalhe ou outros do gênero não estragam a experiência. Só causam uma sensação de artificialidade na história mesmo. Ainda assim, a narrativa se destaca pela sua originalidade e pela sua dinâmica, além da forma como se desenvolve.
Afinal, Coromon é bom?
Com a primeira demo lançada para mobile entre 2020 e 2021, e o jogo completo de fato lançado em 2022, Coromon chega em 2023 com a pergunta: o jogo envelheceu bem? A resposta é nada mais que um SIM.
Coromon é um jogo original, com trama e monstrinhos originais, criados através de um mapa aberto em 2d com gráficos originais. É importante ressaltar que o game é original e que não possui relação com o seu concorrente mais velho (Pokémon), senão pela mesma proposta advinda do gênero em si. Afinal, sim, ambos são jogos para você capturar monstrinhos. Mas a semelhança termina aí, ao levar em conta a história dos games.
Em Coromon, a história é cativante e interessante, com uma premissa original. Contudo, para alcançar tal premissa, a história força no protagonismo, quebrando um pouco a ideia de naturalidade e imersão que o jogo propõem. Fora isso, o game oferece ao jogador a chance de viver a sua própria aventura, com suas estratégias, seu personagem e o sua própria forma de jogar, podendo até escolher o quão difícil será a sua aventura.
Portanto, Coromon realmente é bom e vale a pena ser jogado sim! O game está disponível para mobile (tanto Android quanto iOS), bem como alguns consoles e também para PC. Confira abaixo o trailer desse lindo e empolgante jogo: