A UNESCO escolheu o Rio de Janeiro como “Capital Mundial do Livro” em 2025. Isso demonstra a importância do patrimônio literário da cidade. Essa é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa é escolhida. Além disso, a UNESCO reconheceu que o Rio de Janeiro investe nas causas sociais. Dessa forma, por meio da alfabetização da educação e erradicação da pobreza, a cidade está alinhada com os objetivos da ONU.
As cidades nomeadas Capital Mundial do Livro pela UNESCO se comprometem a promover o livro e a leitura. Isso para todas as faixas etárias e grupos sociais. Além disso, realizam uma série de atividades literárias naquele ano.
A escolha da cidade como Capital Mundial do Livro criou grande expectativa na comunidade literária local. A Bienal do Rio, que acontece em junho, deve ser a maior já realizada até agora. Além disso, a cidade contará com 20 projetos de leitura em comunidades e as Bibliotecas do Amanhã deverão ser revitalizadas.
O momento não poderia ser melhor. O filme “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles está sendo um sucesso em todo o mundo e despertou a curiosidade pelo livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva. Do mesmo modo, novos selos literários como a Bloom Books estão chegando ao Brasil, trazendo autores ainda inéditos.
Portanto, 2025, deverá ser um ótimo ano para o mercado literário no Brasil. É uma oportunidade para reverter o quadro mostrado na pesquisa Retratos da Leitura, que revelou a queda no número de leitores e na compra de livros.
Leia também: Agenda 2025: descubra os principais festivais literários do ano
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram