A editora e crítica literária Rita Palmeira acaba de ser anunciada como a curadora da edição de 2026 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ela substitui Ana Lima Cecílio, curadora desde 2024, que foi recém contratada como editora executiva do Grupo Record.

Rita Palmeira era curadora na Livraria Megafauna e do Festival Poesia no Centro. Ela deverá, portanto, deixar as duas funções em breve. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Teoria Literária pela Universidade de Campinas (Unicamp), Rita Palmeira tem uma carreira sólida no mercado editorial. 

Ela atua como mediadora em mesas do Programa Principal da Flip desde 2017. Também é autora de diversos artigos onde debate literatura, assim como temas atuais. Dessa forma, com uma atuação de anos na Festa Literária Internacional de Paraty, Rita Palmeira é conhecida por aliar jornalismo, literatura e pesquisa acadêmica. 

A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, realizada entre 30 e julho e 3 de agosto de 2025, recebeu cerca de 34 mil pessoas na cidade de Paraty (RJ), um aumento de 10% em relação aos últimos anos. Assim, a edição de 2026 deverá acontecer nesta mesma época tradicional, e a expectativa é de que o evento continue crescendo.