O roteirista e documentarista Igor Miguel Pereira lança romance “Uma Breve História do Eu Te Amo”. O livro publicado pela editora Patuá explora a declaração que tanto move e desestabiliza o mundo. Primeiramente, o autor desconstrói o sentimento em múltiplas camadas de sentido, sensação e silêncio em uma história ficcional.

A narrativa é feita de forma fluída, enquanto mistura relatos de paixão, crônicas, entrevistas e teoria amorosa. Para Igor, falar de amor também é falar de expectativa, ruído e desencontro: “Um eu te amo pode ser um pedido de desculpas, ser cotidiano como um bom dia ou dito para preencher um silêncio insuportável”.

O enigma da declaração de amor

O enredo de “Uma Breve História do Eu Te Amo” acontece em um encontro durante o carnaval no Rio de Janeiro, onde Pedro, o protagonista, conhece Iara. Após uma noite juntos, a garota se declara com um ‘eu te amo’ e desaparece. Porém, deixa para trás uma estranha tese que apresenta o ‘eu te amo’ como um enigma.

Assim, Pedro mergulha na leitura do trabalho, que carrega o mesmo título do livro. Entre leituras de entrevistas, relatos e reflexões sobre diferentes contextos em que a frase foi dita ou ouvida. Eventualmente, ele começa a ouvir a voz de Iara narrando os trechos da tese, como se ela ainda estivesse presente.​ O texto se torna corpo, e a leitura, uma presença física.

Ambientado nos bairros do Catete, Glória e Lapa, o livro transforma o Rio de Janeiro em personagem. Enquanto isso, navega pelas zonas ambíguas do amor contemporâneo, passando por temas como o desejo e o afastamento, o corpo e o texto, o afeto e a
performance.

Conheça o autor

Livro "Uma Breve História do Eu Te Amo", de Igor Miguel Pereira
Créditos: Divulgação

Igor Miguel Pereira é autor, roteirista e documentarista. Nasceu em Angra dos Reis (RJ), cresceu no interior fluminense e vive no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, desde 2011. Ele tem formação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Brasília. Tem especializações em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas e Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa.

Publicou seu primeiro livro aos 18 anos e, desde então, alterna entre contos, crônicas e roteiros. “Uma Breve História do Eu Te Amo” é seu quinto livro e considerado por ele seu trabalho mais maduro.