Rúbeo Hagrid, interpretado por Robbie Coltrane, foi o primeiro bruxo que Harry Potter conheceu. Além de ser a porta de entrada do personagem – e nossa – do mundo mágico, o bruxo ocupa uma posição ainda mais importante do que entregar a carta de Hogwarts: ele significa voltar para casa. Não só isso, mas Hagrid também serve como amigo e como um espécie de figura paterna. Assim como o protagonista, o personagem não teve uma vida tão fácil, muitas vezes se sentindo excluído por seu tamanho e por sua varinha.

Rúbeo Hagrid é um meio-gigante, por parte de mãe. Seu pai, um bruxo, cuidou dele após abandono materno, até a sua morte precoce enquanto o menino ainda era jovem. Apaixonado por criaturas mágicas, chás e bolos de aniversário, o personagem é reconhecido pela sua bondade e personalidade cativante. Entretanto, pouco se conhece da sua história através dos filmes. Afinal, quem é Rúbeo Hagrid?

A varinha gurda-chuva de Hagrid faz parte da personalidade do personagem.
Hagrid e Harry Potter em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” | Foto: Divulgação/Warner

Expulsão de Hogwarts e varinha mágica

Em um universo onde as criaturas mágicas não são bem recebidas por todas, Hagrid tenta acolher até os mais perigosos. Quando, em seu terceiro ano, Tom Riddle (futuramente, Lord Voldemort), descobre sua descendência de Salazar Sonserina, o mesmo fica obcecado por abrir a Câmara Secreta. Após a morte de uma estudante, por conta de uma criatura não identificada, o colégio volta seus olhos para o meio-gigante. Hagrid é expulso oficialmente de Hogwarts, incriminado pelos ataques, e tem sua varinha quebrada em dois pedaços.

No entanto, esse não foi o fim da magia para o personagem. Dumbledore, na época professor de transfiguração, o mantém no terreno como caseiro e o treina para cuidar dos terrenos da escola. O guarda guardou os fragmentos de sua varinha e os instalou em um guarda-chuva (icônico) rosa, assim continuando a usar magia.

Por fim, Hagrid se tornou um dos favoritos dos fãs da saga porque ele não apenas representava um grande bruxo, mas também por ter um coração gentil. Responsável pelas duas cenas mais importantes da saga, a entrada e saída de Harry Potter, Rúbeo é mais do que um amigo. Mesmo não sendo o mais convencional – ou poderoso – dos bruxos, sua figura marcou uma geração e grande parte disso é a atuação de Robbie. Descanse em paz, grande bruxo.