Na semana passada falamos de um terror sobrenatural, hoje falaremos de um terror mais voltado para o suspense psicológico. Imagine ser prisioneiro não de uma pessoa, mas de várias, todas habitando o mesmo corpo. Essa é a premissa de Fragmentado (Split).
A direção e roteiro é do brilhante M. Night Shyamalan. James McAvoy estrela o filme. Além de McAvoy, estrelam o filme Anya Taylor-Joy e Betty Buckley.
A produção mistura suspense psicológico, drama e até elementos de super-humanidade, enquanto desafia os limites entre sanidade, trauma e identidade. Mais do que um thriller perturbador, Fragmentado é uma jornada pelos cantos mais sombrios da psique e uma peça-chave em um universo cinematográfico surpreendente.
A história de Fragmentado
Fragmentado gira em torno de Kevin Wendell Crumb (James McAvoy). Ele possui Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), e abriga 23 personalidades distintas em seu corpo. Cada uma dessas identidades tem características, trejeitos, sotaques e até habilidades físicas diferentes. Entre elas estão Barry (um estilista carismático), Dennis (um obsessivo por limpeza e controle), Patricia (uma figura maternal rígida e controladora), Hedwig (uma criança de 9 anos), entre outros. No entanto, o filme se constrói em torno da ameaça do surgimento de uma 24ª personalidade extremamente perigosa e violenta: A Fera.
A história começa com Kevin sequestrando três adolescentes,Casey Cooke, uma jovem introspectiva e com um passado traumático, e suas colegas de escola Claire e Marcia logo após uma festa de aniversário. Elas acordam trancadas em um porão. Com o passar dos dias, percebem que estão lidando não com um único sequestrador, mas com várias pessoas dentro de um mesmo corpo, cada uma assumindo o controle da “luz” (a consciência ativa do corpo).

Enquanto isso, Kevin está sob acompanhamento da Dra. Karen Fletcher, uma terapeuta que estuda o TDI profundamente. Ela começa a suspeitar de comportamentos incomuns em seus pacientes e percebe que algo terrível está prestes a acontecer. Ela defende a teoria de que indivíduos com TDI podem manifestar habilidades físicas únicas, dependendo da personalidade dominante — algo que Kevin começa a provar de maneira assustadora.
Curiosidades
- James McAvoy interpreta cerca de 9 delas no filme, como Dennis, Patricia, Hedwig, Barry, Orwell e Jade. A atuação foi tão intensa que McAvoy gravou cenas trocando de personalidade sem cortes, apenas com mudanças físicas e vocais.
- O filme aborda temas como transtornos mentais e sua representação na mídia, o trauma e como ele molda o comportamento humano. Além disso, assuntos como a dualidade entre fragilidade e força e a ideia de que o sofrimento pode “purificar” ou “elevar” uma pessoa estão presentes na produção.
- Fragmentado é o segundo filme da trilogia de M. Night Shyamalan, iniciada com “Corpo Fechado” (2000) e concluída com “Vidro” (2019).
- Há uma cena surpresa pós-créditos, onde vemos David Dunn (Bruce Willis), protagonista do filme Corpo Fechado (2000), assistindo a uma reportagem sobre Kevin. Essa cena revela que Fragmentado se passa no mesmo universo de Corpo Fechado, estabelecendo a conexão para o terceiro filme da trilogia: Vidro (Glass, 2019).
- M. Night Shyamalan se baseou em estudos reais sobre TDI para criar Kevin, especialmente em casos onde diferentes personalidades demonstravam mudanças físicas reais, como alergias, força muscular e até alterações visuais.
- O filme teve um orçamento estimado de US$ 9 milhões, e arrecadou mais de US$ 278 milhões mundialmente, sendo um dos maiores sucessos comerciais da carreira de Shyamalan.
- Cada personalidade usa roupas, entonações e até iluminação diferentes para ajudar o espectador a identificá-las, mesmo que não sejam nomeadas em todas as cenas.

Agora que sabe um pouco mais sobre o filme, bora assistir?
Por fim, Fragmentado está disponível no Prime Video, e para aluguel ou compra no Youtube.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.