Na última semana, Fortnite trouxe a voz de James Earl Jones com IA e o SAG-AFTRA emitiu uma nota de repúdio contra esse Darth Vader. Além disso, o Sindicato dos Atores também entrou com uma ação trabalhista contra a Epic Games. E afirma que eles optaram em não negociar nos termos apropriados.
James Earl Jones assinou um acordo com a startup IA Respeecher. Assim, dando à empresa direitos para recriar sua voz para a série Obi-Wan Kenobi. A família autorizou a utilização da IA pela Epic Games, pois via como um interesse do ator em compartilhar para a posteridade esse icônico vilão.
Entretanto, a SAG-AFTRA observou como uma forma de não utilizar atores humanos e substituí-los por tecnologia. Abaixo a nota divulgada pelo Sindicato.
“A empresa de Fortnite optou por substituir o trabalho de intérpretes humanos por tecnologia de inteligência artificial. Infelizmente, fizeram isso sem nos notificar previamente sobre essa intenção e sem negociar conosco os termos adequados. Por esse motivo, apresentamos uma denúncia por prática trabalhista desleal”.
Comunicado do Sindicato dos Atores dos EUA
LEIA TAMBÉM: Fortnite utiliza IA para ter voz original de Darth Vader
Nesse sentido, ainda não há mais informações sobre a ação da SAG-AFTRA perante a utilização da Darth Vader. Bem como, Epic Games não se pronunciou até o momento sobre os desdobramentos, enquanto isso, ainda poderá ser utilizado o vilão dentro do Fortnite.
Sendo assim, a ideia de Fortnite é fazer uma homenagem a icônica voz do ator, e mostrar que não seria tão enigmático e sinistro se não fosse pela performance lendária dele. Assim, trazendo para os jogadores a experiência de ouvir um dos maiores vilões no jogo, e se aventurar nas batalhas de Fortnite.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.