Na última semana, Fortnite trouxe a voz de James Earl Jones com IA e o SAG-AFTRA emitiu uma nota de repúdio contra esse Darth Vader. Além disso, o Sindicato dos Atores também entrou com uma ação trabalhista contra a Epic Games. E afirma que eles optaram em não negociar nos termos apropriados.

James Earl Jones assinou um acordo com a startup IA Respeecher. Assim, dando à empresa direitos para recriar sua voz para a série Obi-Wan Kenobi. A família autorizou a utilização da IA pela Epic Games, pois via como um interesse do ator em compartilhar para a posteridade esse icônico vilão.

Entretanto, a SAG-AFTRA observou como uma forma de não utilizar atores humanos e substituí-los por tecnologia. Abaixo a nota divulgada pelo Sindicato.

“A empresa de Fortnite optou por substituir o trabalho de intérpretes humanos por tecnologia de inteligência artificial. Infelizmente, fizeram isso sem nos notificar previamente sobre essa intenção e sem negociar conosco os termos adequados. Por esse motivo, apresentamos uma denúncia por prática trabalhista desleal”.

Comunicado do Sindicato dos Atores dos EUA

Nesse sentido, ainda não há mais informações sobre a ação da SAG-AFTRA perante a utilização da Darth Vader. Bem como, Epic Games não se pronunciou até o momento sobre os desdobramentos, enquanto isso, ainda poderá ser utilizado o vilão dentro do Fortnite.

Sendo assim, a ideia de Fortnite é fazer uma homenagem a icônica voz do ator, e mostrar que não seria tão enigmático e sinistro se não fosse pela performance lendária dele. Assim, trazendo para os jogadores a experiência de ouvir um dos maiores vilões no jogo, e se aventurar nas batalhas de Fortnite.