A livraria Saraiva encerrou seu funcionamento físico completo no Brasil. A rede, que já foi uma das maiores livrarias do país, vinha desde 2018 enfrentando crises. Desde então, as lojas Saraiva passaram a ser fechadas gradualmente até encerrar de vez seu comércio físico, estando agora apenas com a loja virtual.

Até o momento, a rede possuía apenas 5 lojas físicas, sendo 4 delas em São Paulo e 1 em Campo Grande (MS). Além disso, a empresa não divulgou a quantidade de funcionários demitidos, apenas que estão em recuperação judicial. Segundo o PublishNews a empresa realizará assembleia na sexta-feira para definir rumos, “Uma das discussões programadas para essa ocasião é a transformação das ações preferenciais em ações ordinárias – o que faria com que o controle da empresa, atualmente com a família Saraiva, seja transferido para os principais acionistas preferenciais – entre eles, algumas editoras.”

Demissão dos funcionários

Em outra informação divulgada pelo PublishNews, ocorreram diversos relatos afirmando que a companhia demitiu os funcionários sem arcar com verbas rescisórias, o que já vinha acontecendo em dezenas das lojas fechadas nos últimos meses em alguns estados. Dessa forma, com cenário atual da livraria, não há pretensão de volta.

Saraiva
Foto: Reprodução/Livraria Saraiva

Por fim, para os leitores e colecionadores, a Saraiva era mais que uma loja, se tornou um símbolo e por muitos anos a casa dos leitores. Muitas livrarias físicas não conseguem se manter atualmente, principalmente após a pandemia, quando o comércio online cresceu de maneira exponencial. A empresa deve emitir nos próximos dias comunicado oficiais ao mercado e aos consumidores com essas e outras informações.

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.