A coprodução brasileira “Save the Tree”, da Tortuga Studios, foi indicada ao prêmio de melhor animação do Goya, considerado o Oscar espanhol. A premiação acontece neste sábado (12).

A trama aborda um mundo cada vez mais afastado da natureza e uma sociedade distante do meio natural, mas nem sempre foi assim. De acordo com lendas, os duendes acompanham e protegem as árvores, desde sua floração até a morte. No entanto, agora que as cidades estão ficando cada vez maiores, as árvores estão se perdendo, e, com elas, seus goblins. Assim, para recuperar a magia, só existe uma maneira: salvar as árvores.

Cena da animação "Save the Tree".
Imagem: Divulgação / Tortuga Studios

O produtor da Tortuga Studios, Fernando Alonso, revela que foi uma experiência muito importante para o estúdio participar de uma produção considerada de grande porte para os padrões brasileiros, com um orçamento total de R$ 12 milhões. “A indicação para os prêmios Goya veio em excelente momento, e esperamos que ajude a alavancar o lançamento da produção pelas Américas, principalmente o Brasil”, disse ele.

Há 15 anos no mercado audiovisual, a Tortuga Studios é uma produtora de conteúdo especializada em séries e filmes animados e live action. Entre eles, estão “O Pergaminho Vermelho”, primeira animação brasileira inédita no catálogo da Disney+, e “Os Under-Undergrounds, O Começo”, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como melhor longa-metragem de animação.

Além disso, algumas das produções do estúdio participaram de premiações internacionais, como Prêmios Platino, Pitch it! Contest Kidscreen, Prix Jeunesse Ibero-american, Prix Jeunesse International, Nickelodeon Kids Choice Awards e Animamundi.

Lançada na Espanha em outubro de 2021, a animação “Save the Tree” deve chegar aos cinemas brasileiros ainda este ano. Confira o trailer abaixo: