Os fãs já vinham a anos especulando que Velma de Scooby-Doo pudesse ser lésbica, e eles estavam certos! No filme especial de Halloween Trick or Treat Scooby-Doo! (“Travessuras ou Gostosuras Scooby-Doo!”, em tradução livre), lançado na Amazon dos Estados Unidos na ultima terça-feira (4), a personagem Velma Dinkley aparece assumidamente lésbica e com interesse na vilã da trama Coco Diablo.
A discussão sobre a sexualidade da Velma não é novidade. Dois anos atrás James Gunn, roteirista dos filmes live-action de Scooby-Doo falou abertamente que em seus roteiros, no inicio dos anos 2000, Velma era “explicitamente gay” e durante a produção dos filmes isso foi se diluindo até ser excluído da versão final dos filmes da franquia. Assim, a personagem acabou tendo um romance ‘água com açúcar’ com o Salsicha, e agora se sabe o motivo.
“Em 2001, Velma era explicitamente gay no meu roteiro inicial. Mas o estúdio foi diluindo e diluindo, tornando esse aspecto ambíguo (a versão filmada) até se tornar nada (a versão lançada) e finalmente tendo um namorado (a sequência)’.
Nesse sentido, não só James Gunn foi a público a falar sobre a tentativa de abordar Velma como lésbica abertamente, mas também Tony Cervone, produtor da série animada Scooby-Doo! Mystery Incorporated (2010-2013). Em 2020, ao celebrar o mês do orgulho, ele publicou em seu perfil do Instagram uma foto da Velma acompanhada de uma outra personagem feminina e uma bandeira LGBTQIA+ – ao fundo.
Repercussão
Aproveitando a repercussão positiva, o Google iniciou uma homenagem a personagem, quando o nome “Velma” ou “Velma Dinkley” é pesquisado surge um ‘easter egg’, uma chuva de bandeiras lgbtqia+, bandeira lésbica e confetes coloridos.
Além disso, na página também aparecem dois botões na parte inferior: um para repetir e outro para compartilhar via Twitter, Facebook, e-mail ou por link.
Assim como os fãs, a atriz Hayley Kiyoko, que interpretou Velma nos filmes live-action “Scooby-Doo! O Mistério Começa” e “Scooby-Doo e a Maldição do Monstro do Lago”, também comentou sobre a revelação em um tweet:
A animação, por enquanto, foi lançada apenas nos Estados Unidos, mas já tem data marcada para chegar no Brasil. Portanto, o filme estará disponível para compra ou aluguel no YouTube, e entrará no catálogo da HBO Max em 15 de outubro.
A personagem de Scooby-Doo ter aparecido homossexual foi muito bem recebida pelo público e deixou o gosto de quero mais. Por fim, além da animação, já sabemos que Velma também ganhará uma série solo, produzida por Mindy Kaling. Será que teremos mais da nossa nerd fora do armário?