A Semana do Cinema é uma campanha que busca reforçar a importância do cinema como um espaço de cultura, lazer e encontro coletivo.
Neste ano, os cinemas brasileiros têm vivido um período de grande procura pelo público. As sessões estão cada mais disputadas e a cada dias as grandes exibidoras surgem com novas experiências para seus consumidores. A Ingresso.com já observa esse reflexo há algum tempo.
Entre maio de 2024 e maio 2025, a plataforma de bilhetagem eletrônica observou que as vendas de ingressos para filmes nacionais aumentaram 197%. A comparação foi feita em relação ao mesmo período do ano anterior. Dessa forma, não é clichê algum dizer que ‘Ainda Estou Aqui‘ teve influência nesse resultado. O filme ficou em cartaz por mais de 20 semanas até abril de 2025.
Além disso, em dezembro do ano passado O Auto da Compadecida 2 chegou para reforçar esse time. Em seguida, em janeiro de 2025, estreou Chico Bento e Goiabeira Maraviósa; em março, Vitória; em maio, Homem com H e Ritas.
O aumento da demanda do público é visto de forma muito positiva. Visto que, com o crescimento da quantidade de plataformas de streaming e on demand, as pessoas passaram a esperar os lançamentos estarem disponíveis para ver em casa. A justificativa para esse hábito até pode ser a pandemia de Covid-19, mas é preciso refletir um pouco mais para entender essa questão.
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A realidade econômica nacional
Em 2023, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou uma pesquisa chamada Síntese de Indicadores Sociais, onde os dados refletiam a realidade do ano anterior. Naquele momento, o salário mínimo era R$ 1.212,00 e a conclusão dos indicadores era de que 60% da população vivia com até um salário mínimo por mês.
Portanto, considerando que o tamanho médio das famílias brasileiras é de três pessoas e os ingressos em sessões 2D custam em média R$ 30 (inteira), qual é a chance dessas pessoas frequentarem o cinema com assiduidade? Sendo assim, o custo dessas três pessoas, sem contar com alimentação e transporte, já alcançaria os R$ 100. Ademais, em algumas regiões, os ingressos chegam a custar R$ 60 (cada).
Um valor considerável e, para muitas famílias, até vital para o orçamento. Assim, a “Semana do Cinema” é uma possibilidade de aproximar esses cidadãos que não tem acesso a esse tipo de lazer e reforçar aqueles que já são clientes fiéis. E para o cinema nacional essa é mais uma chance de reencontrar seus personagens.
Afinal, o cinema brasileiro é feito para o povo. Porém, muitas vezes, seu personagem principal é deixado de fora das salas. Agora, por fim, o público tem a chance de se reconectar com a sétima arte por um valor um pouco mais justo e condizente com a sua realidade.
Sobre a Semana do Cinema
A Semana do Cinema é uma iniciativa organizada pela FENEEC em parceria com a ABRAPLEX, duas instituições que representam as grandes exibidoras cinematográficas e os complexos de cinemas do país, conhecidos como Multiplex. Entre 28 de agosto e 3 de setembro, os ingressos custarão apenas R$ 10, com combos de pipoca e refrigerante também em valores promocionais.
Imagem de capa: Luis Quintero / Pexels
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Excelente reportagem! Cinema ainda é a maior diversão!