Para quem gosta de séries de animação curtas e leves para relaxar, hoje vamos indicar algumas muito boas que talvez você ainda não conheça. As animações existem desde o século XX, quando começaram a surgir ao redor do mundo. Desde então, se perpetuaram como uma área de produção de conteúdos diversos e amplos, já que o campo propicia um uso mais livre da imaginação.

Por esta razão, vale a pena conhecer as que trazem, para além de um momento divertido, boas mensagens de um jeito único e inovador.

Dos anos 90 até os dias atuais: séries de animação curtas e viciantes

Primordialmente, dos anos 90 aos 2000, a TV trouxe as primeiras séries de animação, que são hoje a base inicial para tudo o que existe na área. Nesse sentido, um dos canais cuja produção tinha transmissão no Brasil é a MTV, que investiu muito em animações nesse período, com um aspecto sempre presente: a liberdade criativa. Sendo assim, em suas animações existia uma retratação verdadeira e ousada dos percalços da juventude da época, a qual era amplamente representada em questões estilo, mentalidade e valores.

downtown animação

Um exemplo disso é Downtown, que apresenta o cenário da vida urbana nos anos 90. O sitcom aborda a vida de jovens e adultos que cresceram com uma sociedade em pleno desenvolvimento, uma vez que o mundo começava ainda com a globalização. Além de se basear em entrevistas de pessoas reais, possui também representatividade diversa e multiracial, o que era raro de ver na mídia da época.

A animação, criada por Chris Prynosk, foi ao ar em 1999, e teve apenas uma temporada de 13 episódios.

  • Disponível em: a série não está disponível em nenhum streaming atualmente.

Trazendo para os dias mais atuais, temos um desenho que também se passa na zona urbana, mas com uma pegada totalmente diferente e voltada ao público infantojuvenil. Kipo e os Animonstros (2018) é uma produção da DreamWorks Animation Television juntamente com a Netflix, e possui três temporadas de 10 episódios. Com Bill Wolkoff (Star Trek: Strange New Worlds) na produção, a série é do criador Radford Sechrist, conhecido por Megamente (2010) e Os Pinguins de Madagascar (2014).

Antes de mais nada, confira a sinopse abaixo:

kipo e os animonstros animações leves e curtas
Imagem: Divulgação

Kipo, uma menina de 13 anos, está procurando por seu pai depois de ser forçada a fugir de sua cidade subterrânea. Para fazer isso, ele viaja por um deserto urbano pós-apocalíptico coberto de animais mutantes, junto com seus novos amigos Mandu, Benson e Dave.

Em meio à uma epidemia mutante que fez com que criaturas desenvolvessem inteligência, Kipo irá lidar com incertezas, perigos e escolhas em um mundo hostil. Sendo assim, a série aborda muito sobre humanidade, meio ambiente, amizade, companheirismo, autoconhecimento e sustentabilidade, trazendo reflexões fundamentais para o mundo atual.

  • Disponível em: Netflix.

Séries de animação leves e curtas com vibe de conforto

hilda séries de animação leves e curtas
Imagem: Divulgação

Quando a palavra conforto entra em cena, uma animação que não pode faltar na discussão é Hilda. A animação britânica-canadense é produzida pela Netflix, e foi criada a partir da graphic novel homônima, original do escritor e ilustrador Luke Pearson.

A série possui três temporadas (duas de 13 episódios e a última com 8). Na narrativa, conhecemos Hilda, uma menina que vive com a mãe, Johanna, em uma casa de madeira na floresta. Dessa forma, a garota cresce rodeada de natureza e criaturas mágicas, até precisar se mudar para a cidade e deixar para trás as aventuras que tanto ama.

De animais fofos a homens de madeira, o universo de Hilda é altamente criativo e cozy, com ambientação e estética que agradam o olhar e aquecem o coração. Além disso, questões importantes como sustentabilidade e relações familiares são abordados com maestria e responsabilidade.

  • Disponível em: Netflix.
gravity falls séries de animação leves e curtas
Imagem: Reprodução

Ainda na vibe cozy, temos Gravity Falls, série de animação da Disney criada por Alex Hirsch, que foi ao ar de 2012 a 2016. Ao mesmo tempo em que ilustra acontecimentos do cotidiano, a história parte também para o lado científico e fantástico ao mostrar as aventuras dos irmãos gêmeos Dipper e Mabel. Segue a premissa:

Os gêmeos Dipper e Mabel Pines são enviados para passar o verão com seu tio-avô, Grunkle Stan, na misteriosa cidade de Gravity Falls, Oregon. Grunkle Stan faz com que as crianças o ajudem no Mystery Shack, a armadilha para turistas que ele possui. Os gêmeos tentam se adaptar ao ambiente diferente, mas sentem que há algo estranho em Gravity Falls e começam a descobrir seus segredos.

Com um total de duas temporadas de 20 episódios cada, a história entrete e proporciona uma sensação de nostalgia no telespectador, além de mesclar assuntos misteriosos e corriqueiros na vida de crianças que, conforme vão crescendo, buscam por respostas, aventuras e pertencimento.

  • Disponível em: Disney+.

Clássicos atemporais: She-Ra e Daria

she-ra série de animação

She-Ra: A princesa do Poder é uma série animada de 1985, produzida pela Filmation e originada de He-Man e os Defensores do Universo. Em 2018, estreou um reboot intitulado She-Ra e as Princesas do Poder, com produção da Netflix com a DreamWorks Animation.

Sobretudo, ambas as versões contam a história de Adora, uma soldado que encontra uma espada mágica e se torna She-Ra, a heroína de Etéria. Então, com a responsabilidade de lutar junto à Rebelião pelo fim dos planos da Horda, as princesas desse mundo mágico irão unir forças e embarcar em aventuras pelo bem do planeta.

A série de 85, apesar de ter duas temporadas, é grande. Contudo, a versão mais recente de 2018 possui cinco temporadas, que variam de 6 a 13 episódios. Ainda mais, o reboot incluiu diversidade e representatividade, aspectos que enriqueceram a narrativa e conquistaram ainda mais público.

  • Disponível em: Netflix.
daria série de animação
Imagem: MTV

Agora, vamos falar de um dos maiores clássicos da MTV: Daria. A animação americana foi criada por Glenn Eichler e Susie Lewis, e teve transmissão entre 1997 e 2002. Com um total de cinco temporadas de 13 episódios, a história se passa em Lawndale, uma cidade fictícia onde Daria mora com os pais e sua irmã Quinn.

O enredo contém diversos momentos de críticas e alusões protagonizados por Daria, uma adolescente com inteligência acima da média e altamente introvertida que usa sarcasmo e ironia para lidar com tudo e todos. Sobretudo, o sitcom engloba sátira e humor ácido em uma comédia dramática, que consegue trazer identificação e veracidade quanto aos desafios da vida comum.

  • Disponível em: a série não está disponível em nenhum streaming atualmente.

Animação leves com traços e estilo diferentes do comum

o vazio the hollow
Imagem: Divulgação

Agora, uma animação que sem dúvida chama atenção pelo seu traço e estilo é O Vazio (ou The Hollow, no original em inglês). A série animada canadense é dos gêneros mistério e fantasia científica, e foi criada por Vito Viscomi (Nerds and Monsters) para a Netflix. Entenda a premissa:

Após despertarem em um mundo estranho, repleto de portais mágicos, enigmas e monstros cruéis, três adolescentes unem forças para tentar voltar para casa.

Acima de tudo, esta é uma série que deixará você de olhos grudados na TV. Isso porque, os episódios são curtos e envolventes, com plot twists sempre no final de cada um deles. Ao mesmo tempo em que é ambientado enquanto um cenário de jogo/outra dimensão, o desenho traz também um pouco de mitologia grega no enredo, e assim os personagens vão de um desafio para outro com muita ação e despertando bastante curiosidade. Aos poucos, a energia criada é tão atrativa que o telespectador se pega criando teorias e ansioso por respostas.

A história foi ao ar de 2018 a 2020, e contém 2 temporadas de 10 episódios.

  • Disponível em: Netflix.
over the garden wall o segredo além do jardim
Imagem: Divulgação

Para fechar com chave de ouro, vamos trazer uma indicação de animação creepy. O Segredo Além do Jardim (ou Over the Garden Wall, no original em inglês), de 2014, é uma série estadunidense criada por Patrick McHale e produzida pela Cartoon Network. Nela, acompanhamos a história dos irmãos Wirt e Gregory, que viajam através de uma estranha floresta para encontrar o caminho de volta para casa.

Logo, nessa trajetória eles têm a chance de se aproximar e amadurecer, mas também são submetidos a perigos inimagináveis. É uma animação curiosa, suave e ao mesmo tempo sombria. Se você quer uma opção de animação desafiadora, esta é uma série de animação curta (e definitivamente não muito leve) e diferenciada para experimentar. A história possui apenas uma temporada com 10 episódios.

  • Disponível em: Max.

Ao infinito e além

Em suma, animações são diversas e possibilitam criar mundos e universos onde tudo é possível. Desde que exista uma lógica por trás, a imaginação corre solta e o único desafio é criar um bom conteúdo em meio à tanta criatividade presente nesse meio. Por isso, trouxemos nessa matéria um respaldo para algumas produções que, conhecidas ou não, trazem em sua essência debates, questionamentos e ideais com o objetivo de conscientizar, divertir e aproximar pessoas.

Fique ligado no nosso Instagram para mais novidades e para estar sempre por dentro de tudo que acontece no mundo geek!