Atualmente, com todo o avanço da ciência e tecnologia, é muito comum sermos impactados por notícias inovadoras. Mas em junho de 1993, Jurassic Park revolucionou não só a indústria do cinema, como também fomentou a imaginação acerca das possibilidades que a ciência e tecnologia podem oferecer.

O filme lançado em 11 de junho de 1993 é inspirado no livro Jurassic Park, do escritor Michael Crichton, e inovou ao dar vida aos dinossauros, criaturas que despertam até hoje o interesse no imaginário popular. A produção do longa conseguiu construir essa imagem de uma maneira fantástica, explorando muito bem os efeitos visuais disponíveis na época e oferecendo uma experiência única.

‘Jurassic Park’ é considerado um clássico do cinema, sendo um dos maiores sucessos da década de 90 e uma grande inovação quando falamos de efeitos especiais e computação gráfica.

O início de tudo

A história de ‘Jurassic Park’ começa quando a Universal Studios adquire os direitos de adaptação do romance de Michael Crichton. Um fato interessante é que a Universal obteve esses direitos antes da publicação do livro. Essa “aposta” da Universal na história, foi de fato bem assertiva, uma vez que a estreia do filme foi um verdadeiro sucesso. O filme teve a maior bilheteria da história do cinema na época e arrecadando US$ 914 milhões.

Jurassic-park-dinossauros-clonados
Reprodução IMDb

O longa, que apresenta um parque habitado por dinossauros que foram criados a partir de DNA pré-histórico, foi dirigido por Steven Spielberg, que já tinha na carreira os sucessos ‘Tubarão’ e ‘E.T.: O Extraterrestre’. O autor do romance, Michael Crichton, foi o responsável em adaptar a história para o cinema.

Houve uma certa pressão para que Crichton escrevesse uma sequência para o livro, entretanto, ele recusou todas as propostas. Quando Spielberg revela ao escritor que gostaria de dirigir uma continuação da história, Crichton enfim começa a escrever o romance que seria inspiração para o segundo filme da franquia. A publicação do livro foi em 1995, e a produção de ‘O Mundo Perdido: Jurassic Park’ começou em setembro de 1996.

A trilogia clássica – Jurassic Park

Fazem parte da trilogia clássica da franquia os filmes: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993), O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997) e Jurassic Park III (2001). A ordem cronológica dos filmes segue a ordem de lançamento, ou seja, todos eles funcionam como uma sequência. O que muda na história é a localização, enquanto o primeiro filme se passa na Ilha Nublar (ilha principal), o segundo e terceiro filme da saga se passam na Ilha Sorna (ilha auxiliar).

Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros

No primeiro filme, os paleontólogos Alan Grant, Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm recebem um convite para visitar uma ilha idealizada pelo bilionário John Hammond, onde vivem dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. O sucesso do longa foi tanto, que recebeu três indicações ao Oscar de 1994 e levou os prêmios de Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Aliás, o prêmio de Melhores Efeitos Visuais foi justíssimo, já que esse foi um dos motivos para a popularidade do filme na época. O excelente uso da computação gráfica, aliado a animatrônica, permitiu que a representação dos dinossauros fosse muito realista e convincente, oferecendo uma experiência impressionante.

O livro dos bastidores do filme (The Making of Jurassic Park: An Adventure 65 million Years in the Making) revelou um detalhe interessante sobre o assustador Tiranossauro Rex. O terrível rugido era uma mistura dos sons de cachorro, pinguim, rosnado de tigre, gorgolejo de jacaré e gritos de bebê elefante.

Jurassic-Park-tiranossauro-rex
Reprodução IMDb

O Mundo Perdido: Jurassic Park

O lançamento da sequência do primeiro filme veio 4 anos depois, com a direção de Steven Spielberg. Na trama, quatro anos após o fechamento do parque na Ilha Nublar, Hammond descobre que na Ilha Sorna havia algumas espécies de dinossauros vivas. Então ele resolve enviar uma equipe para verificar as possibilidades para a construção de um novo parque.

Assim como o primeiro, ‘O mundo perdido’ também recebeu indicação ao Oscar de melhores efeitos visuais na edição de 1998. Porém, quem levou a estatueta foi ‘Titanic’. 

Quanto ao som, nesse longa temos o filhote de tiranossauro e a base para o som do animal, foi o choro de um filhote de camelo.

Jurassic Park III

O filme que conclui a trilogia clássica teve seu lançamento em 2001, com a direção de Joe Johnston e Spielberg como produtor executivo. Diferente dos anteriores, o longa não se baseou em nenhum livro, mas teve o aproveitamento de alguns elementos dos livros publicados.

Como no segundo filme, a história se passa na Ilha Sorna e temos a participação dos personagens Dr. Alan Grant e Dra. Ellie Sattler. Na história, um rico empresário e sua mulher convencem o Dr. Grant a realizar uma excursão aérea pela Ilha Sorna. A ilha é um local de pesquisa, onde os dinossauros clonados vivem em liberdade no ambiente natural. Entretanto, um acidente com o avião faz com que o grupo de sete pessoas fique encalhado na perigosa ilha.

Dessa vez o antagonista da história foi o Espinosaurus que, aliás, foi o maior animatrônico construído para as filmagens. Com mais de 7,5 metros de altura, cerca de 12 metros de comprimento e pesando quase 11 toneladas, ele funcionava com um sistema hidráulico.

Segunda trilogia e série na Netflix

Em 2015 foi lançado ‘Jurassic World’, primeiro filme da segunda trilogia da franquia. A história se passa 20 anos após os acontecimentos do primeiro ‘Jurassic Park’, e voltamos à Ilha Nublar.

jurassic-world
Reprodução IMDb

Compondo essa trilogia atual temos os filmes Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015) Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) e Jurassic World: Domínio (2022). Assim como a clássica, ela também segue a sequência cronológica de acontecimentos.

O último filme lançado, mexeu muito com a nostalgia dos fãs ao trazer a participação dos personagens Alan Grant, Ellie Sattler e Ian Malcolm. Surpreendentemente, essa foi a primeira vez do trio junto desde o primeiro filme da franquia.

Além da trilogia recente, a franquia Jurassic Park também conta com a série Jurassic World: Acampamento Jurássico, produzida pela Netflix em conjunto com a DreamWorks Animation. A história se desenvolve na mesma linha do tempo de Jurassic World. Nela acompanhamos seis adolescentes que ficaram presos na Ilha Nublar depois que vários dinossauros escaparam de seus habitats.

Por fim, os filmes da trilogia clássica e os dois primeiros Jurassic World estão disponívels no Star+ para quem quiser assistir.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.