Não é tão comum, mas existem alguns filmes de terror que conseguiram ganhar o Oscar. Se você é fã do gênero mais assustador do cinema, deve ter notado que, de forma geral, obras de horror costumam ficar de fora da premiação. Mas, afinal, quais foram os filmes de terror que conseguiram quebrar o ciclo e vencer na premiação? Confira sete histórias na lista abaixo. 

O Médico e o Monstro – 1931

Em primeiro lugar, o filme de terror “O Médico e o Monstro”, dirigido por Rouben Mamoulian, em 1931. Baseado no romance homônimo de Robert Louis Stevenson, publicado em 1885, o filme aborda os conflitos emocionais do protagonista, Dr. Jekyll, interpretado por Frederic March. No enredo, um médico excêntrico acredita ser capaz de separar o lado bom e o lado ruim das pessoas. No entanto, durante uma de suas experiências, o lado sombrio prevalece, desencadeando uma série de péssimas consequências. A atuação de March lhe rendeu uma estatueta, além disso, garantiu a primeira estatueta para o gênero de terror no Oscar. 

Filmes de Terror premiados | O Médico e o Mostro
Filme O Médico e o Mostro foi o primeiro filme de terror a ganhar um Oscar| Foto: Reprodução

O Exorcista- 1973

Dirigido por William Friedkin e baseado no romance homônimo de William Peter Blatty, O Exorcista se tornou um verdadeiro fenômeno cultural. Após seu enorme sucesso, os estúdios lançaram outras produções derivadas e remakes. No filme, um espírito maligno possui uma adolescente, e sua mãe busca desesperadamente a ajuda de dois sacerdotes. O longa de 1973 foi vencedor nas categorias: Melhor Roteiro adaptado e Melhor Som.

O Exorcista 1973
O filme Exorcista de 1973 ganhou duas estatuetas no Oscar | Foto: Reprodução

Drácula de Bram Stoker- 1992

Uma das adaptações mais conhecidas e elogiadas de sua história é o clássico longa-metragem Drácula de Bram Stoker. Na trama, o jovem advogado inglês Jonathan Harker aceita um trabalho em uma vila sombria nas brumas da Transilvânia, na Romênia. Ele é capturado e aprisionado pelo vampiro, que viaja para Londres buscando tentar seduzir a noiva de seu advogado. Na Grã-Bretanha, Drácula começa um reinado de horror. O filme conquistou três estatuetas do Oscar: Melhor Figurino, Melhor Efeitos Sonoros e Melhor Maquiagem.

Leia mais: Clássicos do Terror – O Monstro da Lagoa Negra

O silêncio dos inocentes – 1991

Uma jovem e talentosa agente do FBI Clarice Starling recebe ajuda do encarcerado Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, para tentar encontrar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill., descreve a sinopse do longa, que é um dos maiores sucessos do Oscar no gênero de terror. Ou seja, a história de 1991 levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Atriz (Jodie Foster) e Melhor Roteiro Adaptado.

Aliens, O Resgate – 1986

Depois de um sono de cinquenta e sete anos, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a única sobrevivente da tragédia espacial, descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado.  E, apesar das pressões, decide retornar para salvar as 70 famílias lá existentes. Mas mesmo com todo o armamento, eles ainda têm dificuldades para enfrentar as centenas de alienígenas que invadiram a colônia.

Vencedor nas categorias: Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Cisne Negro-2010

Em 2011, o thriller psicológico, dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Natalie Portman, conquistou cinco indicações ao Oscar. No entanto, foi a interpretação de Portman como Nina, uma bailarina lutando para personificar os papéis do Cisne Branco e do Cisne Negro em uma produção de “O Lago dos Cisnes”, que se destacou. Sua atuação foi elogiada como uma das melhores de sua carreira, culminando na vitória de Melhor Atriz.


Corra –  2017

Por fim, o filme “Corra!”, de Jordan Peele, foi indicado nas principais categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, porém, foi vencedor somente na categoria de Melhor Roteiro Original. Na história, um jovem negro visita os pais de sua namorada branca durante o fim de semana. Com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo perturbador.

O filme também foi destaque entre o público por sua abordagem inteligente sobre questões sociais e raciais, usando o gênero de terror como uma lente para explorar temas como racismo, apropriação cultural e privilégio. Assim, com esta fórmula, conseguiu faturar 255 milhões de dólares nas bilheterias.