Setembro Amarelo é uma campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio e a depressão. Dessa forma, uma das formas de tratar a importância do combate é através dos animes, os quais podem se falar sobre temas como depressão e bullying e situações que podem afetar a saúde mental de uma pessoa. Por fim, vale lembrar que a indústria de animes já produziu obras que abordam esses temas de forma sensível.

Aviso! É importante salientar que a partir deste ponto iremos tratar de alguns assuntos que podem ser gatilhos para algumas pessoas, sobre o tema suicídio e depressão. Devido à natureza delicada do conteúdo, é importante estar ciente de que ele pode trazer à tona lembranças ou sentimentos negativos. Se isso acontecer, pare de ler imediatamente e procure um profissional especializado.

Agora, confira quatro animes que abordem o combate a depressão e suicídio:

A Voz do Silêncio

A Voz do Silêncio, é um dos animes que retrata a vida de uma personagem que sofria bullying
Fonte: Crunchyroll

Sinopse: Shouko Nishimiya é uma garota surda que sofre bullying na escola, sendoé humilhada e intimidada por seus colegas, até que um dia decide se defender. Asssim, anos se passam, e Shouko e seu ex-bully, Shoya Ishida, se reencontram. Agora, eles precisam lidar com o passado.

Orange

Orange, é um dos animes que aborda uma história sobre amor, amizades e depressão
Fonte: Crunchyroll

Sinopse: Naho Takamiya, uma estudante do ensino médio tímida e introspectiva, recebeu uma carta de si mesma do futuro. Contudo, ao contrário do que ela poderia esperar, a carta trazia más notícias: Kakeru Naruse, um de seus melhores amigos, iria morrer no futuro. Ao saber da notícia, Naho ficou profundamente preocupada. Agora, ela está determinada a salvar seu amigo, mesmo que isso significasse se envolver em uma complexa teia de relacionamentos.

Colorful

Colorful é um dos animes que conta sobre a depressão e o ato de suicídio
Fonte: Pinterest/ᴋᴀɴᴢᴢᴀᴋɪ ʕ ˵ ̿–ᴥ ̿– ˵ ʔ

Sinopse: Um jovem que cometeu suicídio acorda em um mundo estranho. Nesse novo mundo, ele é informado de que é uma alma que precisa ser purificada antes de poder renascer. Dessa forma, ele precisa ajudar outras pessoas que estão sofrendo.

Given

Given é um dos animes que trata sobre dois tipos de depressão, além do apoio dos amigos para uma boa vida
Fonte: Crunchyroll

Em Given, acompanhaamos Uenoyama Ritsuka é um estudante do ensino médio que toca guitarra. Quando menos espera, ele conhece Mafuyu Sato, um garoto quieto, que toca violão e canta músicas tristes. Apesar de Mafuyu não falar muito, ele consegue se abrir para Uenoyama através da música. Assim, juntos na múcica, eles começam a se conhecer, ao mesmo tempo em que ajuda a Mafuyu a se abrir com seu passado.

Animes e o Setembro Amarelo

O mundo dos animes reflete, por muitas vezes, a própria sociedade em si. Dessa forma, ao tratarem de temas do gênero, bem como esses animes citados, podem ajudar a aumentar a conscientização sobre depressão, bullying e suas consequencias. Assim, tais animes ainda mostram que essas são questões reais que podem afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo ou classe social.

Portanto, ao mostrar como essas questões podem afetar a vida das pessoas, eles podem estimular as pessoas a se tornarem aliadas e a trabalhar para criar um mundo mais tolerante e compassivo. Afinal, como visto nos animes, uma das formas de melhor lidar com a situação é através de uma ajuda especializada, juntamente a uma rede de apoio que possam fortalecer.

Por fim, animes que abordam depressão e bullying podem ajudar a conscientizar as pessoas sobre esses problemas e estimular a ação durante e além do Setembro Amarelo.

Para concluir, caso você ou alguém próximo esteja precisando conversar sobre o assunto, não hesite: ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida) no número 188. O serviço é gratuito e confidencial.

setembro amarelo
Imagem: ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.