Uma das franquias mais exploradas do cinema, Sexta-Feira 13 e seu vilão Jason Voorhees podem estar com os dias contados para voltar ao cinema. O que acontece é que nos últimos dias vários sites internacionais e perfis das redes sociais têm falado sobre um possível filme da franquia para 2023. Tudo isso baseado em um achado no site americano bloody-disgusting.com, que publicou uma postagem do diretor Sean Cunningham no site Cameo. O cameo é um site onde celebridades podem vender vídeos para pessoas comuns, mandando recados ou até mesmo dando felicitações por ocasiões especiais.

Em seu perfil ele disse: “Sean S. Cunningham dirigiu e produziu o filme de terror seminal Sexta-feira 13, criando o icônico vilão Jason Voorhees. O filme gerou 12 capítulos com uma 13ª agendado para o próximo ano.” Essa informação dava sinais claros de que um filme já estaria em produção ou a ser produzido e que teria no mínimo ano de lançamento.

print do site cameo sobre futuro do da franquia sexta-feira 13
Imagem de 26 de Agosto de 2022 através do site web.archive.org

Entretanto, mesmo após vários sites reverberarem a informação, na data de hoje, 29/08 o perfil de Sean no Cameo foi alterado, e a frase se referindo ao novo filme foi apagada, como mostra o print abaixo.

print do site cameo sobre futuro do da franquia sexta-feira 13
Imagem de 29 de Agosto de 2022 : Reprodução

Agora o diretor se limita a dizer que o filme tem 12 capítulos, deixando de fora o trecho citando um possível novo filme. Além disso, nenhum grande portal ou estúdio se manifestou a respeito do assunto.

Disputa Judicial e futuro da franquia

Vale lembrar que a franquia Sexta-Feira 13 foi alvo de uma disputa judicial entre o diretor Sean Cunningham e o roteirista Victor Miller. Somente em 2022 a disputa foi apaziguada após o juiz dar uma espécie de guarda dividida entre os dois. De acordo com a sentença, Miller ficaria com os direitos sobre os roteiros originais de Sexta-Feira 13. Do outro lado, Cunningham ficaria com os direitos sobre o personagem.

Ainda de acordo com os advogados do caso, Miller possui os direitos do primeiro roteiro, o que apresenta Jason para o mundo, e somente nos Estados Unidos. Entretanto, mesmo que Cunningham possua o direito do Jason adulto e sua caracterização, para poder usar ele em uma história, Miller precisa dar uma espécie de permissão. Inclusive, ele alega ter participação nos direitos fora dos limites dos Estados Unidos. De qualquer forma ambos precisam chegar a alguns acordos para que futuras produções possam sair do papel e serem executadas.

Reprodução: Sexta-Feira 13 Paramount Pictures

Jason Voorhees já esteve presente em 12 filmes, sendo oito em títulos relacionados a franquia “Friday the 13th”, sendo o primeiro de 1980. Outros quatro em filmes com histórias paralelas ou participações em colaboração, como em Jason x Freddy.

Dessa forma, ele se manteve ao longo dos anos no imaginário do gênero terror. O último filme da franquia é de 2009 e foi estrelado por Jared Padalecki , mas acabou se tornando um fracasso de bilheteria.

Por fim, o diretor Sean Cunningham ainda não se manifestou novamente sobre o assunto.

Gosta de terror? Então leia nossa crítica de Halloween Kills