Entre os dias 12 e 13 de outubro aconteceu mais uma edição do Shinobi Festival, o maior evento geek de Petrolina (PE). Com diversas programações, o Shinobi proporcionou aos fãs do universo geek concursos de cosplay, com apresentações livre e tradicional, campeonatos de jogos e Yu-Gi-Oh! e mesas de RPG. Além disso, o evento também teve sala de jogos, com a nostalgia dos jogos antigos e áreas livres para jogos de computador.  

Em sua programação, o Shinobi Festival também criou um espaço de bate-papo do público com o cosplayer Fred Stan e Deenderson Oda. Neste ano, o eventou também proporcionou aos fãs uma conversa com a dubladora Tati Keplmair.

Bate-papo com os cosplayers Fred Stan e Deenderson Oda

Nos dois dias de evento, o Shinobi promoveu um bate-papo com os cosplayers Fred Stan e Deenderson Oda. No sábado (12), a conversa ficou com Fred Stan. Ele que encantou o público com a tecnologia a seu favor, com o cosplay de Raiden, do Mortal Kombat 2. Fred Stan é cosplayer desde 2007, ele já foi tri campeão da CCXP, em 2017, 2019 e 2022, como também já foi finalista do Master Cosplay CCXP em 2020.

Durante a conversa, Fred Stan explicou que sempre teve curiosidades para aprender mais sobre o universo do cosplay e que sempre buscou evoluir em seus personagens. “Eu sempre quis aprender um pouquinho. Eu ia na internert ver como é que trabalha com EVA, e você bota um pano e passa o ferro, que amolece e você consegue modificar. Então você começa assim e vai evoluindo.”, afirma Fred Stan.

Fed Stann
Cosplayer Fred Stan no Shinobi Festival / Foto: Julia Gabriela

Já no domingo (13), o palco foi dominado pelo cosplayer Deenderson Oda, que estava representando Crocodile, de One Piece. O cosplayer já vivenciou vários eventos geeks pelo Brasil e também no Japão, levantando a curiosidade do público em como que era essa experiência de participar em um evento fora do país. Além disso, ele ressaltou como as brincadeiras brasileira deixa os eventos mais a cara do Brasil.

A única diferença de lá fora, é que o brasileiro é muito carismático. Então aqui vai ter aquelas brincadeiras e piadas ao longo do evento, coisa que no Japão não vai ter tanto. No Japão eles não tem esses eventos de cidades, eles só tem eventos grandes, por isso que geralmente só tem dois ou três por ano.

Deenderson Oda
Cosplayer Deenderson Oda
Cosplayer Deenderson Oda no Shinobi Festival / Foto: Julia Gabriela

Bate-papo com a dubladora Tati Keplmair no Shinobi Festival

Ainda no domingo (13), o evento geek trouxe a dubladora e atriz Tati Keplmair. Ela é conhecida por dar a voz a personagens icônicas do universo geek, como a Nami de One Piece, a Sakura de Naturo, Rukia em Bleach ou até mesmo a Vi do League of Legends. Keplmair começou a sua carreira aos 15 anos, como estagiária para a dubladora Nair Silva, que a incentivou a continuar na carreira.

A minha tia, que é dubladora, Rosa Baronia, falou ‘olha, tem um estudio que está fazendo estágio, eles abriram para algumas pessoas e como você gosta e já estuda música e teatro, vai lá ver, conversa com a Nair, quem sabe’. E quando eu cheguei lá, eu conversei com a Nair Silva, que é a minha madrinha da dublagem, foi quem me cutucou para dublar, porque eu era tímida, ainda sou, e quando eu ia gravar ninguém entendia nada do que eu falava e ela me cutucava ‘tem que falar, solta a voz’. Ela que percebeu nos meus ensaios que eu falava gritando, fazendo a cena, então ela começou a gravar os ensaios para me mostrar que eu sabia dublar. Ela me ensinou muito e eu só tô aqui graças a ela.

Tati Keplmair
Tati Kelpmair
Tati Keplmair no Shinobi Festival / Foto: Julia Gabriela

Durante o bate-papo, Tati relembrou qual personagem foi o mais marcante em sua carreira. “Meu primeiro trabalho marcante se chamava ‘Mecânica Popular para Jovens’, que passava no Discovery Kids e era um programa sobre como as máquinas funcionam. Eu fazia uma repórter que entrevistada todo mundo.”, afirma Tati. Ainda seguindo na linha de trabalhos marcantes, a dubladora completou que Pokemon marcou a sua vida no mundo dos animes. “Foi Pokémon, eu acho que foi o primeiro grande que eu ganhei. Quando saí a Misty entra a May e o Max, que era dublado pelo meu irmão, Thiago Keplmair.”, completa Keplmair.

One Piece anuncia hiato do anime até 2025
Guia de Animes Outubro: Outono 2024
Primeiras Impressões | Dragon Ball Daima

Tati Keplmair também dublou personagens da Disney

A dubladora já foi indicada diversos prêmios em sua carreira, como o Prêmio Yamato, criado para prestigiar os dubladores brasileiros, Anime Awards Brasil e Prêmio Cubo de Ouro. No ano de 2009, Tati ganhou na categoria de Melhor Dubladora Protagonista no Prêmio Yamato, no papel de Hannah Montana. Já em 2023, ela ganhou o Anime Awards Brasil com a sua dublagem de Nami, personagem de One Piece.

Tati Keplmair dublou grandes personagens em sua carreira, além da Nami, Sakura, Rukia e Vi, ela também dublou a Gabriela de High School Musical e Hannah Montana no universo Disney. Em sua passagem pelo palco do Shinobi Festival, Tati brincou que existe um “TatiVerso”, onde estão todos os seus personagens, que ela guarda com carinho. Hoje a dubladora é uma grande inspiração para a nova geração que está vindo no mundo da dublagem e em resposta ao GeekPop News, ela enfatiza como se sente em inspirar os jovens.

Para mim é muito legal, porque eu também tive essa relação com os dubladores que eu conheci. Por exemplo, eu chegava perto as vezes da Cecília, que é a Chiquinha, e eu ficava intimidada porque ela já era uma super dubladora. Essa geração também está chegando e a gente vai se conhecendo e aprendendo e é muito bom ouvir isso. Então é importante, é construir um trabalho que a gente pode olhar e falar ‘hoje a gente está igual’.

Tati Keplmair

Confira os melhores cliques do Shinobi Festival

  • Shinobi Festival / Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela
  • Foto: Julia Gabriela