Que muita gente ama fazer compras em aplicativos para adquirir diferentes itens de forma mais barata, não é segredo pra ninguém. Por isso, hoje o assunto é sobre “Shopee”, que é uma das plataformas de e-commerce que opera como um marketplace, vendendo uma variedade de produtos, de diversos nichos, com diferentes condições para pragamento e benefícios aos usuários. Dentro das categorias existe a parte de “livros”, que vem se destacando e crescendo cada vez mais nas buscas dos usuários.

Sobre a Shopee

Lançada em 2015, a plataforma de compras online ganhou popularidade pelo mundo pela vasta possibilidade de compras que o site proporciona. Atualmente, muitos vendedores optam em criar uma conta para trazer os produtos que ofertam ao ambiante, visando maior contato e reconhecimento dos consumidores. Fundada no Sudeste Asiático e Taiwan, a Shopee é a maior plataforma de comércio eletrônico nessa região, acreditando no poder da tecnologia para transformar o mundo.

Shopee: plataforma de e-commerce
Shopee: plataforma de e-commerce

Shopee e a venda de livros:

Uma das categorias presentes na plataforma é a de literatura, que inclusive tem os gêneros também separados entre: Romance & Drama; Ação & Drama; fantasias e clássicos; mangás & HQs, infantil, biografia, religião & filosofia; diversidade; negócios e acadêmicos; autoajuda e concursos & vestibulares.

Pela popularidade da plataforma, os leitores estão recorrendo para muitas possibilidades e a Shopee, tendo esse recurso, possibilita aos compradores cada vez melhores formas de navegar e absorver os conteúdos.

Felipe Lima, responsável por desenvolvimento de negócios na Shopee, esclarece que o ponto abordado de fato apresente resultados reais: “Notamos que, nos últimos 60 dias, houve aumento de mais de 40% na busca pelo termo “livro” na plataforma. Em janeiro deste ano, comparado com 2023, percebemos um aumento de mais 115% nas vendas de livros.”.

Com todos os mecanismos tecnológicos atualmente, é possível detectar o perfil de cada consumidor, além das formas de pesquisas de cada um. Portanto, as plataformas vão se adaptando no modo de oferecer os serviços. Em livros não seria diferente. Sobre isso, Lima destaca:

“Temos um time dedicado à categoria de Livros que faz o gerenciamento dos principais vendedores e editoras que vendem na Shopee. Esse time é responsável pelo desenvolvimento das lojas dentro da plataforma, com o o bjetivo de engajamento e aumento das vendas. Ao longo dos meses, temos diversas comunicações no app da Shopee, como a ‘Semana de Tecnologia” e também a “Semana de Lifestyle’, que tem foco em produtos de estilo de vida, o que inclui a categoria de livros. Contudo, a época mais forte na exposição e venda de livros é durante a “Volta às Aulas”, seja no começo ou no meio do ano. Além disso, todos os meses realizamos os Dias Shopee, geralmente em datas duplas, em que concentramos muitos benefícios aos consumidores, como cupom de frete grátis, vouchers de descontos e muitas ofertas. Também trabalhamos com grandes datas já conhecidas do varejo local, como Dia dos Pais, Dias das Mães, Dia dos Namorados, por exemplo.”

Consumo de livros físicos

Há quem diga que o consumo de livro físicos tem diminuído, mas isso também se revela nos novos meios de consumo em que as obras estão presentes, como as pessoas começarem a adquirir mais do aparelho “Kindle”, que possibilita ao usuário uma experiência de ter muitos livros, mas sem ocupar espaço demais nas estantes e também sem precisar carregar peso demais na bolsa. Mas ainda hoje, pode-se dizer que existem os “colecionadores de livros”. São pessoas que têm o prazer e a paixão em guardar os livros físicos nas estantes, para além de uma decoração, existe o sonho de uma biblioteca em casa.

Diante disso, percebe-se o motivo de tantas pessoas ainda optarem por site que oferecem esse modelo de consumo literário.

Assim, podemos questionar: o que me motiva a querer ler mais? Em quais plataformas encontramos melhores opções de livros físicos?

Literatura nas redes sociais:

Muitos influencers também acabam despertando o interesse de leitura de quem acompanha os conteúdos que produzem. Muitas vezes de forma descontraída, a tag #booktok ganha espaço e chama a atenção para livros que ficam em alta pela popularização do conteúdo, e claro, as adaptações que chegam para os filmes.

Portanto, com esse movimento, mais pessoas conhecem detalhes das obras, o que pode despertar o desejo e a curiosidade pelas narrativas literárias.