Morreu hoje, (17 de agosto) o apresentador Silvio Santos. O apresentador tinha sido internado devido a complicações causadas pelo vírus H1N1 no Hospital Albert Einstein, localizado na Zona Sul de São Paulo. De acordo com nota oficial do Hospital Albert Einstein, a causa da morte foi uma Broncopneumonia agravada pela H1N1. O Presidente Lula decretou luto oficial de três dias.

Conforme a nota, Senor Abravanel, morreu às 4h50m no hospital que fica no bairro do Morumbi, na capital paulista. Silvio foi internado pela primeira vez na terça-feira, dia 16 de julho, após isso, o apresentador recebeu alta médica. No entanto, retornou ao hospital no dia 1º de agosto.

A família Abravanel divulgou uma nota afirmando que não haverá um velório aberto ao público, conforme a vontade do próprio Silvio Santos: “Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo dele com relação a sua partida: ele pediu para que assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica”.

Ainda segundo a nota, o apresentador queria ser celebrado em vida, relembrando sua alegria de viver. A despedida deve acontecer no Cemitério Israelita do Butantã.

Repercussão da morte de Sílvio Santos

Silvio Santos foi uma figura central na história da televisão brasileira, fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e conhecido por comandar programas de grande sucesso ao longo das décadas. Sua partida deixa um vazio não só na mídia, mas no coração de milhões de brasileiros que acompanharam sua trajetória e se acostumaram com sua presença cativante nas telas.

Foto: Sistema Brasileiro de Televisão

A notícia do falecimento de Silvio Santos, um dos mais icônicos apresentadores da televisão brasileira, deixou o país em choque. Conhecido por sua carisma único e irreverência, Silvio Santos era uma figura querida não apenas pelo público, mas também pelos seus colegas de trabalho e pela indústria do entretenimento como um todo.

Quem foi Silvio Santos

Senor Abravannel, mais conhecido pelo nome artístico Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Foi um dos maiores apresentadores brasileiro e empresário, além disso, ele também teve um importante papel na música e política. No entanto, Silvio estreou na televisão apenas em 1960 pela TV Paulista com o programa “Vamos Brincar de Forca”. Posteriormente recebeu o nome de “Programa Silvio Santos”.

Mas foi apenas em 1981 que o apresentador fundou o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, uma das maiores emissoras do Brasil, que antes assumia o nome de TV Tupi e depois houve a mudança que permanece até hoje. Silvio também é proprietário do Grupo Silvio Santos, conglomerado das empresas: SBT, Liderança Capitalização (Tele Sena), Jequiti e TV Alphaville.

Foto: Sistema Brasileiro de Televisão

Silvio era casado com Íris Abravannel e tem 6 filhas: Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Cinco de suas filhas trabalham no meio artístico, sendo que Silvia, Patrícia e Rebeca assumem o papel de apresentadoras no SBT. Patrícia Abravannel comanda o programa atualmente. Outra filha Renata Abravanel assumiu o controle do Grupo Sílvio Santos em 2023, assim como a irmã Daniela Abravanel Beyruti, que se tornou diretora do SBT.

No ano de 2022, o Star+ lançou uma série sobre a carreira do ícone brasileiro, porém sem muito sucesso ou aprovação da família do apresentador. O Rei da TV possui duas temporadas e teve o ator José Rubens Chachá (Bom Dia, Verônica) interpretando o Senor Abravannel. Vale ressaltar que a série é fictícia e não é totalmente fiel à vida do apresentador.

Matéria em atualização – Última atualização as 16:44