A série, que é uma adaptação da trilogia Grisha de Leigh Bardugo, teve a sua produção cancelada após 2 temporadas. Como divulgado pelo Deadline, a Netflix tomou essa decisão após o fim da greve dos atores de Hollywood. Sombra e Ossos não foi a única cancelada: Glamorous, Agente Elvis, Farzar e Capitão Fall também foram afetadas.

Relembre “Sombra e Ossos”

A série Sombra e Ossos (2021) é construída por histórias da trilogia composta por Sombra e Ossos (2012), Sol e Tormenta (2014) e Ruína e Ascensão (2015). A trama acompanha a jovem Alina Starkov (Annie Mei Li), que usa seus poderes extraordinários para acompanhar o exército dos Grishas. Dessa maneira, sua missão é proteger a barreira do Reino de Ravka de forças malignas. No entanto, a cronologia da série não acompanha a sequência dos livros.

Na série, o elenco é composto por Ben Barnes (As Crônicas de Nárnia), que interpreta o General Kirigan, Archie Renaux como Malyen, Freddy Carter como Kaz Brekker, Daisy Head (Dungeons & Dragons) como Genya Safin e Amita Suman (The Outpost) interpretando Inej Ghafa. Além destes, Lewis Tan (Mortal Kombat), Patrick Gibson (The OA) e Jack Wolfe (The Witcher) também são nomes que estão presentes na segunda e última temporada de Sombra e Ossos.

Sombra e Ossos | Reprodução: Netflix

A autora dos livros se diz de “coração partido”

Leigh Bardugo, autora da obra, foi às redes sociais desabafar sobre o cancelamento. “A notícia bateu forte em mim”, ela diz. E completa: “Estou com o coração partido e profundamente desapontada, mas também estou tentando focar na minha verdadeira gratidão”.

Na postagem, a autora também fez um agradecimento à toda produção – escritores, elenco e equipe técnica – que, “não somente são extremamente talentosos, mas também são boas pessoas”. Ainda, ela diz que o Universo dos Grishas (Grishaverse) é um lugar melhor graças aos fãs que acompanharam a saga e se expressaram pelas redes sociais.

Ao mesmo tempo, Badurgo ainda planejava o spin-off Six of Crows: Sangue e Mentiras. Nesse sentido, a produção seria uma adaptação do livro homônimo de 2015, que acompanha um grupo de ladrões no mesmo universo de Sangue e Ossos.

Impacto da greve

De acordo com a produtora, o cancelamento de séries como Sombra e Ossos se deve aos altos custos de audiência versus produção. Além disso, há uma série de conflitos de agendamento causados pela greve que impedem a continuação das produções.

Na última semana, a greve do SAG-AFTRA (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists) chegou ao fim após duração de 118 dias. Após muitas negociações, o Comitê de TV/Teatro aceitou um acordo provisório de três anos que garante melhores salários, bônus e proteção contra IA.