A Sony registrou nova patente de controle que utiliza a Inteligência Artificial a executar ações e tornar a experiência de gameplay mais responsiva e inovadora. Com isso, a empresa japonesa busca por um fim a movimentos excessivos e cansativos aos consumidores de game.

Novas patentes da Sony

A patente, identificada como “Timed Input/Action Release“, apresenta um sistema que prevê comandos do jogador. O objetivo é reduzir ações repetitivas e atrasos, algo que geralmente ocorrem em jogos online e RPG. Através de uma câmera com sensores, ela consegue monitorar comportamentos do usuário e registrá-las, assim a IA pode antecipar quais botões seriam pressionadas em seguida.

A Sony afirma que isso pode ajudar a diminuir o input lag em jogos, melhorando a jogabilidade oferecendo uma vantagem em campeonatos de games. Em jogos online, onde a rapidez é essencial, um pequeno atraso pode afetar todo desempenho do usuário e a tecnologia seria usado para ajudar no avanço do gameplay. Ainda mais, a IA também será capaz de identificar quando o jogador estiver frustrado e oferecer dicas de como passar de trechos mais complicados.

Sony_Patente 1 -Método para lidar com latência

LEIA TAMBÉM: Winged chega para mobile com toques de literatura e games

Anteriormente, a Sony havia registrado uma patente de “auto play” ou “treinador virtual“, que permite que a IA identifique momentos onde o jogador sente dificuldade. Quando ativada pelo usuário, a Inteligência Artificial consegue aprender e simular o estilo do jogador de modo que continue progredindo no game.

Além disso, a empresa também registrou um novo sistema que sugere transformar o controle DualSense do PS5 (Playstation 5) em um tipo de “arma” com um acessório de gatilho, adicionando realismo aos jogos de tiro. Os jogadores segurariam o controle de lado e usariam os botões R1 e R2 como um tipo de guia para mirar.

Sony_DualSense controller gun attachment accessory

A IA e futuro dos Games

A Sony vem investindo em inovações tecnológicas para melhorar experiências de seus consumidores. A utilização da Inteligência Artificial pode melhorar a jogabilidade, diminuir a latência e ainda ajudar pessoas que possuem alguma deficiência físico-motora. Também podem diminuir as atividades excessivas ou cansativas.

Entretanto, a ideia de utilizar a câmera com sensores pode ser considerada invasiva, uma vez que ela registra os movimentos do usuário. Uma alternativa seria colocar os sensores nos próprios botões do controle, evitando uma câmera externa e melhorando a experiência do jogador. Sobre o “auto play“, ela pode prejudicar a experiência do jogador, pois a diversão está justamente no gameplay e deixar automatizado estaria tirando a diversão de jogar. Além disso, a tecnologia também pode prejudicar a graça das competições de games, já que o usuário estaria ativando a função da IA para passar pelas mecânicas e de fases mais complicadas do jogo.

Enfim, o registro de uma patente não significa que irá acontecer algum dia. Muitas empresas registram suas ideias para evitar que suas concorrentes possam vim a atualizar futuramente e para fins burocráticos.

Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.