Spy x Family chegou ao final de sua temporada, o anime se consolidou com uma boa história e uma discussão filosófica sobre o distanciamento do “Ser” e “Parecer“.

Spy x Family | Análise completa da primeira temporada
Imagem: Tv Tokyo

O mangá de Spy x Family é um sucesso, ganhando um prêmio de melhor do ano. Bem como o anime se mostrou um sucesso, a mistura de comédia e espionagem foi algo que agradou a todos que acompanharam a obra. Ocorrendo em um mundo fictício, ou nem tão fictício, onde as nações de Westalis, a região oeste, e Ostania, a região leste, seguem em uma guerra fria e dividas por uma cortina de ferro. Nesse sentido encontramos a semelhança com alguns eventos que ocorreram no mundo, a guerra fria entre EUA e a URSS, no qual estavam em uma terrível tensão política. E as Alemanha Oriental e Ocidental, que viviam separadas devido as consequências da 2ª Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Então neste contexto vemos muito do ocorreu neste período, uma corrida por informações se iniciou e para conseguir estas informações foram necessários os espiões. Assim como a evolução e o surgimento de novas técnicas de espionagem, o autor usou este eventos históricos para criar a base do mangá. Mas Tatsuya Endo resolveu inovar, além da trama de espiões, conflitos entre nações e a tão almejada paz mundial, o elemento comédia é acrescentado na conta. Este elemento foi um diferencial, que ajudou a estabelecer e consolidar a obra como uma das mais populares. E é exatamente esse lado cômico da obra que proporciona a discussão sobre o “ser” e “parecer“.

A história

Na história acompanhamos o espião Twilight, um especialista em disfarces, que recebe a função de realizar a Operação Strix. Mas para realizar esta missão é deve alcançar o líder do partido da União Nacional, Donovan Desmond e ficar por dentro de todas a informações, que possam indicar o início de uma guerra. Sendo ele uma pessoa reservada, tende a aparecer apenas em eventos do Colégio Éden, no qual todas as figuras importantes do país comparecem. Tendo isso em mente, é informado que será necessário matricular seu filho neste colégio.

Nesse ponto Anya chega na história, Twilight agora como Loid Forger decide adotar uma criança para prosseguir a missão. Anya é uma garota de 6 anos que fora abandonada no orfanato e devolvida por diversas vezes. O motivo para isso é devido o fato que a garota tem telapatia, conseguindo ler a mentes das pessoas e não sabendo como controlar isso. Após adotar Anya, surge um problema, para ser matriculado no colégio o pai e a mãe do aluno deve comparecer na entrevista de admissão. Então, um novo obstáculo surge, Twilight precisa de uma esposa e Anya de uma mãe.

Spy x Family | Análise completa da primeira temporada
Imagem: Tv Tokyo

Agora Yor chega na história, a recepcionista da prefeitura de Berlint que tem um segredo, trabalha como assassina sob o codinome “Thorn Princess“. E que por estar solteira na sua idade, causa uma certa desconfiança nas suas colegas de trabalho. Depois de um breve encontro e alguns acontecimentos explosivos, fica decidido que Loid e Yor serão marido e mulher, para que Anya possa entrar na escola.

Ao decorrer da trama, acompanhamos como os membros dessa família tentam manter seus papéis e equilibrar os seus segredos com esta nova rotina. E o desenvolvimento é feito a partir destas bases, conduzido num ritmo linear para que nos aprofundemos neste universo.

Spy x Family | Análise completa da primeira temporada
Imagem: Tv Tokyo

Ser e parecer, vida material e ideológica

Durante a trama percebemos o quão complicado é para Loid e Yor manter sua vida familiar estável, enquanto mantém seus trabalhos secretos. E nesse momento é que Anya se torna a peça principal do enredo. Com a sua habilidade de acessar os pensamentos de todos, o que deveria ser segredo acaba não sendo, no caso para ela. Guardando tudo para si e assim manter os papéis de família feliz e completar a missão. E com isso surge o ponto do que os personagens realmente são e o que eles parecem ser. Exemplo Twilight contra o falso papel de pai, Loid Forger, sua vida de espionagem é a realidade do personagem, enquanto ser um pai e médico é que ele tenta parecer para os outros a sua volta, pelo bem da missão.

Contudo esse estigma não recai apenas a ele, alguns personagens no decorrer da obra surgem com este mesmo dilema. Por isso, o papel de Anya na obra é tão importante, ela descobre toda a farsa quem tanto lutam para manter escondida. E é justamente isso, que auxilia na construção do humor na obra. Diversas vezes os personagens com que a garota interagem, chegam se questionar se ela sabe ler pensamentos, por conta de suas ações e repostas.

Spy x Family | Análise completa da primeira temporada
Imagem: Tv Tokyo

Toda a história principal é calcada num dilema de dupla face da realidade. Sendo reduzido em um conflito de espião x pai de família, mas também sendo expressado no conflito de uma vida material, com uma vida ideológica. Uma vida sendo construída através de relações materiais, em vista da realidade vigente e a outra através das aparências que deve manter.

Tatsuya Endo merece todos os elogios possíveis já que em Spy x Family, seja mangá ou no anime, é visível ver que todo o enredo está alicerçado a este embate de “Ser x Parecer” e “Vida Material x Vida Ideológica“. Toda a narrativa está sendo construída tem essas bases e a forma com a qual o autor trabalha é realmente admirável.

Spy x Family | Análise completa da primeira temporada
Imagem: Tv Tokyo

Vale a pena?

Spy x Family é uma história bem divertida e muito boa de se acompanhar. Tem como um pano de fundo uma trama política, que não é nada despretensiosa e não tem medo de assumir a frente da história quando precisa. Mas, em sua grande maioria é uma história de comédia e drama familiar, que é incrível. Bem como, possui diversos personagens únicos e cheios de personalidades. Mais para frente na história surge Bond, que é o cachorro da família e que tem a habilidade de prever o futuro. Ele e Anya, tem uma ótima sinergia juntos, além de que, não confirmado ainda, possam ter a mesma origem.

O anime adapta os 38 capítulos iniciais da obra, passando pelos arcos de Introdução, Entrevista de Admissão, Início no Éden, Polícia Secreta, Estrela Stella, Crises dos Cachorros, Exames Semestrais, Campeonato de Tênis em Campbelldon e o Festival dos Discípulos Imperiais. Claro que em alguns momentos, parece que a história não está encaminhando para lugar nenhum, mas entendo que isso é só um artifício do autor para nos aprofundarmos mais no cotidiano dos personagens.

Atualmente, sua primeira temporada se encontra completa na Crunchyroll e possui 25 episódios. E está confirmado que em 2023, a série retornará para sua 2ª temporada e que ganhará um filme.

Spy x Family | Análise completa da primeira temporada
Imagem: Tv Tokyo

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram.