Estávamos na pré-estreia do filme “Spy x Family Código: Branco”, onde acompanhamos o mais novo filme do anime Spy x Family e aqui está o que achamos do longa.
Oficialmente, o filme chega aos cinemas brasileiros no dia 25 de abril, quinta-feira, sendo um dos filmes mais aguardados do ano pelos fãs. Com uma aventura inédita, que pode ser a porta de entrada para novos fãs para a obra, “Spy x Family Código: Branco” chega como uma excelente opção para se divertir com a família ou amigos.
Sendo assim, o longa opta por seguir um caminho diferente dos filmes “Demon Slayer – Mugen Train: O Filme” ou “Jujutsu Kaisen 0“. Onde, no qual, estes filmes adaptam arcos inéditos do mangá/anime, em um formato de filme e que futuramente se conectam ao anime que já está em exibição.
Então, “Spy x Family Código: Branco” segue um caminho diferente e assim apresenta uma história totalmente original. E com isso, o público médio não precisa de um conhecimento prévio da obra, podendo se divertir com o filme como algo a parte do anime. Uma abordagem interessante, já que o anime conta com arcos fechados e bem anexados ao seu cânone.
A história
Na trama de “Spy x Family Código: Branco“, Anya Forger é surpreendida com a tarefa de criar uma sobremesa na aula de culinária. Enquanto isso, Loid Forger/Twilight decide levar à família em uma viagem para desvendar os segredos por trás do prato favorito do diretor da escola. Tudo isso, para o bem da Operação Strix, que pode sair do comando Twilight e, com isso, o fim da família Forger.
O enredo inicialmente simples se revela profundamente complexo ao longo do filme. A trama se intensifica quando Anya acidentalmente ingere um microfilme contendo informações sigilosas, levando a família a ser arrastada para uma trama de conspiração militar. Uma emocionante perseguição é desencadeada, envolvendo até mesmo os misteriosos “ladrões de chocolate“, conforme a própria Anya.
O filme consegue misturar todos os elementos que fizeram “Spy x Family” ser o que é e ser amado pelos seus fãs. Assim como, vemos o quanto da supervisão do criador, Tatsuya Endo, afetou no produto final. O longa consegue se aprofundar em diversas camadas e, ao mesmo tempo, mantém aquela essência que o anime construiu, com uma ambientação leve e que esconde uma tensão prestes a estourar.
Assim como, a história consegue dar espaço para com que todos os personagens tenham seu momento de brilhar e dar o ar da graça. Vão desde a Yor Forger, que consegue roubar a cena em diversos momentos, seja em seu papel de mãe preocupada e sem noção, até em seus momentos de ação frenéticos. Ao seu irmão complexado, Yuri Briar, mesmo com pouco tempo de tela consegue ser muito engraçado. Nightfall, a espiã apaixonada por Loid Forger/Twilight, que diferente do anime consegue ser suportável no longa. E assim, roubando a cena nos momentos em que aparece. E por fim, os amigos de escola da Anya e Franky, que mesmo com pouco tempo de tela para eles, conseguem deixar suas marcas em “Spy x Family Código: Branco“.
Parafraseando o dublador de Loid Forger/Twilight, Guilherme Marques, que estava presente na pré-estreia:
“‘Spy x Family’ é uma obra fantástica e incrível, que consegue se adaptar com diversos gêneros e ainda, sim, se manter como uma brilhante história. ‘Spy x Family’ é aventura, comédia, romance, mistério, é arte. Com certeza, é uma obra completa.”
A dublagem
Esse é um ponto interessante, já que a pré-estreia foi com o filme dublado. Sinceramente, um ponto positivo da pré-estreia, já que a dublagem e localização de “Spy x Family” são uma das coisas mais incríveis dos animes. Sendo assim, a dublagem de “Spy x Family Código: Branco” aconteceu em parceria dos estúdios DuBrasil e Delart, esse último responsável pela mixagem do longa.
A direção ficou a cargo de Guilherme Marques, o mesmo diretor da dublagem do anime e o dublador de Loid Forger/Twilight. E com Bianca Daher, responsável pela tradução. O restante do elenco do anime retorna ao longa, Maíra Paris como Yor, Nina Carvalho como Anya e Victor Moreno como Bond. Assim como os outros personagens que contam com seus dubladores originais do anime.
A grande surpresa do filme é o vilão, Snidel que conta com a dublagem do lendário Luiz Antônio Lobue. O nosso lendário Aiolia de Leão (Os Cavaleiros do Zodíaco) e Piccolo (Dragon Ball). Bem como Tatá Guarnieri, o magnífico Afrodite de Peixes (Os Cavaleiros do Zodíaco), como Type F, uma versão de super soldado dos vilões.
Com esse elenco de peso, não tem como a dublagem do longa ser ruim. E assim, esse é o ponto mais positivo e forte que o longa “Spy x Family Código: Branco“. Então, a dica aqui é, quando for assistir ao filme, escolham a opção dublada, pois não haverá arrependimentos.
O que esperar de “Spy x Family Código: Branco”?
“Spy x Family Código: Branco” é um deleite para os fãs da obra e uma experiência incrível para aqueles que nunca assistiram animes. Experimentando novas sensações com momentos de humor surrealista, como a cena hilária de Anya interagindo com os vilões na metade final do filme, apresentando um estilo visual único e um tom humorístico peculiar.
Mesmo para aqueles que não estão familiarizados com o anime, o filme oferece uma introdução compreensível, explicando a premissa da família falsa e da missão do espião Twilight nos primeiros minutos. Para os fãs da série, “Spy x Family Código: Branco” é uma experiência gratificante, repleta de interações cativantes que evocam risos e suspiros.
Como uma ode reconfortante aos admiradores da série, o filme também funciona como uma porta de entrada para novos espectadores. Apesar de apresentar situações familiares, “Spy x Family Código: Branco” as executa com maestria, garantindo que o público acolha essas repetições e anseie por mais.