A Valve, dona da plataforma digital de jogos Steam e desenvolvedora de jogos famosos como Dota, CS:GO, Half-Life e outros, anunciou hoje no dia 15 de julho seu aparelho portátil intitulado “Steam Deck”.
Steam dock é uma versão portátil da steam com OS próprio voltada majoritariamente para Gaming. Embora o mercado de consoles portáteis tenha perdido muito espaço na última década para os smartphones, alguns como o Nintendo Switch conseguiram um sucesso estrondoso nesse segmento.
Segundo o próprio site do steam deck o qual pode-se acessar nesse link, o slogan do Steam Deck será “ O maior poder de jogo que você já segurou”. O preço inicial do aparelho está cotado para $399 dólares, porém, é possível comprar modelos com espaço ampliado de storage (chip SD para ampliação disponivel):
O anúncio aconteceu na tarde de hoje por um tweet:
Diferente do de costume para a maioria dos consoles, muitas informações foram passadas de uma vez, como hardware, software, preço, data de lançamento, assessórios e muitos outros.
Specs principais:
- Touchscreen de 7 polegadas
- 1280 x 800px (16:10 aspect ratio)
- Trackpads para aumentar precisão de usuários de mouse e teclado.
- Movimentação de câmera por movimentação do aparelho (Gyro)
- Bateria de até 8 horas de duração.
- AMD APU
- CPU: Zen 2 4c/8t, 2.4-3.5GHz (up to 448 GFlops FP32)
- GPU: 8 RDNA 2 CUs, 1.0-1.6GHz (up to 1.6 TFlops FP32)
- APU power: 4-15W
Capacidade de Plugar em controles externos, além de monitores e TV, funcionando em modo docked como um PC no sistema operacional Steam 3.0:
Todas as características esperadas da steam estão implementadas, como steam chat, remote play, loja, notificações, salvamento em nuvem e comunidade.
A simplicidade é um foco do steam deck. Como o próprio site informa, é ligar, logar e jogar.
Steam Deck estará disponível em dezembro para EUA, Canadá, União Europeia e Reino Unido. Outros países estarão disponíveis em 2022, porem não anunciou datas e nem países.
Fonte: SteamDeck