Os novos episódios estreiam no dia 26 de novembro

O fim de Stranger Things está cada vez mais próximo. A primeira parte da 5ª e última temporada da série chega à Netflix em 26 de novembro, e já temos algumas pistas do que pode acontecer nesses episódios finais.

Na última quinta-feira (06), foi realizado o Stranger Things Day, evento que celebra a obra e revela novidades exclusivas sobre o universo criado pelos irmãos Duffer. A data marca o aniversário do desaparecimento de Will Byers (Noah Schnapp), em 06 de novembro de 1983.

Durante a celebração, a Netflix liberou os cinco primeiros minutos da última temporada, dando ao público um vislumbre do que está por vir.

A presença de Vecna desde o começo

A nova temporada de “Stranger Things” se passa em 1987. Porém, os primeiros minutos divulgados pela Netflix retornam a 12 de novembro de 1983, período em que Will estava desaparecido.

Na sequência, observamos o garoto no Mundo Invertido, fugindo de um Demogorgon. No entanto, a fuga dá errado, com o menino capturado pela criatura e levado até o Vecna (Jamie Campbell Bower). O vilão injeta substâncias estranhas no corpo inconsciente do jovem e diz: “Finalmente, podemos começar. Você e eu vamos fazer coisas tão lindas juntos, William”.

Assim, uma das principais teorias dos fãs é comprovada: o Vecna esteve presente desde a 1ª temporada e usou Will em suas manipulações. Os novos episódios devem explicar como o ser sobrenatural agiu secretamente durante todo esse tempo e qual é seu verdadeiro plano.

Ademais, a cena se conecta diretamente ao episódio 7 da 1ª temporada. No final do capítulo “A banheira”, vemos Will escondido dentro do “Castelo Byers” no Mundo Invertido, uma pequena construção de madeira no quintal da família, enquanto canta “Should I Stay or Should I Go”, da banda The Clash. Esse é o mesmo local onde o Demogorgon o encontra no trecho divulgado da 5ª temporada.

Retorno às origens

Cena de Stranger Things
Cena da 1ª temporada de “Stranger Things”. Crédito: Netflix/Divulgação

A cena também confirma as declarações feitas pelos criadores de “Stranger Things” desde o lançamento da 4ª temporada: o encerramento da série retorna às suas origens e recupera acontecimentos dos primeiros episódios.

Os irmãos Duffers e o elenco destacam em entrevistas as semelhanças entre o começo e o final da história, especialmente os relacionamentos formados no início da franquia.

“É como a 1º temporada com esteroides. Está maior do que nunca em termos de escala, mas tem sido muito divertido, porque todos estão juntos de volta em Hawkins. Os meninos e a Onze interagindo de maneira mais parecida com como era na 1ª temporada”, declarou Matt Duffer ao The Guardian.

Já tivemos uma prévia desses reencontros no trailer oficial da 5ª temporada. Além da reaproximação do núcleo mais jovem — Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin), Onze (Millie Bobby Brown) e Will — , também é possível ver o trio Nancy (Natalia Dyer), Jonathan (Charlie Heaton) e Steve (Joe Keery) juntos novamente.

Além disso, Will volta a ser o foco da série mais uma vez. O garoto, cujo desaparecimento impulsionou a trama original, terá um papel fundamental no desfecho da obra.

“Como a história realmente começou com Will e seu desaparecimento, sentimos que, para fechar o ciclo, precisava terminar com ele de várias maneiras. Nas últimas temporadas, não tínhamos focado muito na série em Will. Então, havia muito a explorar com ele, tanto do ponto de vista do personagem quanto do enredo”, afirmou Matt Duffer ao Entertainment Weekly.

O que é o Mundo Invertido

Cena de Stranger Things
Will (Noah Schnapp) na versão “invertida” do colégio de Hawkins. Crédito: Netflix/Divulgação

Além de resgatar conexões da 1ª temporada, os capítulos finais de “Stranger Things” prometem responder às perguntas deixadas em aberto ao longo da narrativa. Uma delas é: o que exatamente é o Mundo Invertido?

Em entrevista ao Entertainment Weekly, Matt Duffer confirmou que essa será uma das principais revelações da nova temporada:

“Grande parte da temporada se passa no Mundo Invertido. […] Revelamos absolutamente tudo sobre o Mundo Invertido, e tudo isso já estava planejado desde a 1ª temporada. Foi divertido finalmente revelar todos esses segredos.”

Os criadores também adiantaram que finalmente revelarão por que Will foi levado ao Mundo Invertido — e não outro personagem.

Passado de Vecna, Joyce e Hopper

A 5ª temporada também pode explorar o passado dos pais das crianças de “Stranger Things”. Já há indícios disso na peça teatral Stranger Things: The First Shadow, lançada em 2023, que apresenta a origem de Henry Creel, identidade humana de Vecna, e a adolescência de personagens como Hopper (David Harbour) e Joyce (Winona Ryder).

A trama mostra que Henry estudou com o casal no colégio de Hawkins. Após a chegada da família Creel à cidade, animais começam a aparecer mortos, despertando o interesse da dupla, que passa a investigar o caso.

Em entrevista para a Broadway.com, Burke Swanson, intérprete do jovem Hopper, contou que Kate Trefry, roteirista da série e da peça, recebia ligações secretas dos criadores de “Stranger Things” durante os ensaios. Após as conversas, alterações eram feitas no texto, indicando uma conexão direta entre a produção teatral e o seriado.

“Houve momentos durante o ensaio que tivemos que parar repentinamente porque os irmãos Duffer haviam acabado de ligar. Haviam sussurros e alguém dizia: ‘Ok, vamos mudar isso’, sem mais explicações.”

Vale ressaltar que a peça foi produzida ao mesmo tempo em que o roteiro da última temporada. Ademais, o perfil oficial da série reforçou que a narrativa “te levará para o início da história de ‘Stranger Things’ — e pode ter a chave do que virá a seguir”. Ou seja, os eventos da produção teatral devem se refletir diretamente na 5ª temporada.

Sinopse oficial da 5ª temporada de “Stranger Things”

A 4ª temporada terminou com o desaparecimento de Vecna e a abertura das fendas em Hawkins. Agora, os novos episódios exploram as consequências desses acontecimentos.

No outono de 1987, a cidade está em quarentena militar, com o governo à procura de Onze. Enquanto isso, os protagonistas procuram pistas o paradeiro de Vecna — e como derrotá-lo de uma vez por todas.

Imagem de capa: Netflix/Divulgação