A streamer xoQueenScar publicou em suas redes sociais um vídeo onde é expulsa de uma partida de Counter-Strike Global Offensive após descobrirem que era uma mulher. O vídeo foi postado no TikTok no final de semana e já conta com mais de 2 milhões de visualizações.
No vídeo, é possível ouvir a streamer se comunicando com a equipe sobre o posicionamento do time inimigo, logo em seguida, é hostilizada e expulsa do jogo em uma votação de 4 votos contra 1.
— Eu acabei de ouvir uma mulher? Saia da porr* do meu jogo — diz um deles antes de abrir a votação para expulsar a jogadora.
Após a expulsão, xoQueenScar comenta que não entende por que isso sempre acontece. Com a repercussão, a streamer publicou o vídeo também em seu instagram e twitter, agradecendo todo apoio.
A publicação não rendeu somente visualizações, foram mais de 300 mil curtidas e cerca de 12 mil comentários. Entre eles, é possível identificar relatos semelhantes de usuários que afirmaram já terem sofrido machismo pelos players do jogo.
No universo dos jogos online esse tipo de agressão ainda é recorrente pois muitos jogadores inferiorizam e hostilizam jogadoras durante as partidas. No entanto, com o objetivo de melhorar o cenário machista da comunidade, o tema já virou pauta de projeto e objeto de estudo. A expectativa é que a persistência faça com que a participação feminina seja finalmente aceita e respeitada dentro dos games.
A Valve, proprietária do jogo, tem tido um comportamento de não se envolver nas questões de toxicidade da comunidade de CS:GO, até o momento a empresa não se manifestou sobre o assunto.