Ikechukwu Sunday Nkeechi ou Sunny como é conhecido, nasceu na Nigéria, mas vive no Brasil há 18 anos. Desde criança, ao explorar os livros lidos por sua mãe, Sunny encontrou uma forma de conhecer novos lugares e novas culturas, assim como refletir sobre a vida e o que ela nos ensina. 

Esse aprendizado reflete hoje na sua carreira como escritor. Autor da obra infantil “O Natal de Nkem” (2019) e da coletânea de contos africanos: “Ulomma: A Casa da Beleza e Outros Contos” (2006), ambas têm em comum a essência de trazerem ricas lições de vida, dessa forma unindo a sabedoria e a diversão. Os dois livros estão disponíveis para os leitores pela Paulinas Editora. 

O estilo literário de Sunny é marcado pela utilização de contos populares para, dessa forma, transmitir ensinamentos morais e culturais. Além disso, o autor busca lembrar a tradição africana, ao reproduzir canções tradicionais e histórias locais.

Capas dos livros do autor Sunny.
Crédito: Paulinas

Na coletânea “Ulloma”, Sunny faz uma homenagem à mãe África, berço da humanidade. Além disso, busca resgatar elementos importantes da história e cultura africanas. 

Já em “O Natal de Nkem“, ele narra a história do príncipe Nkem, coroado rei ainda menino. Muito apegado ao avô e diante das responsabilidades que agora carrega, o jovem rei conhece Amén, um velho amigo de seu avô, que o visitou uma vez no Natal. 

Curioso sobre o que é o Natal, Amén conta ao menino a história de Jesus Cristo e do Natal. Nkem fica fascinado com a trajetória do homem que veio ao mundo para salvar a humanidade. Aos poucos, as passagens bíblicas passam a esclarecer as dúvidas de Nkem que abraça Jesus Cristo e sua Fé.

A arte de contar histórias

Sunny se considera um bom contador de histórias. A cultura e a história africana estão repletas de histórias milenares com tantos ensinamentos valiosos hoje em dia. Do mesmo modo, a literatura brasileira guarda histórias e marcas da identidade do Brasil, que encantam o escritor. 

O amor de Sunny pelo Brasil nasceu da admiração pelo Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Após se mudar para o Brasil, Sunny estudou Letras e passou a registrar suas lembranças em forma de escrita, para, dessa forma, transmitir suas memórias às pessoas.

Atualmente, Sunny é convidado para palestras em escolas brasileiras para falar sobre literatura e cultura africana. Desse modo, ele compartilha as memórias de seu país e interage com professores e estudantes sobre essa tradição.