Em 1938 acontecia o lançamento da Action & Comics #1 e com esse lançamento surgia um herói que mudaria tudo, aqui surgia o Superman.
Jerry Siegel e Joe Shuster foram os responsáveis por introduzir o Superman pro mundo e com isso, inspirar e tocar o coração de diversas pessoas. Então, em comemoração a este dia especial do Superman, nós do portal vamos postar uma lista com as histórias mais marcantes do personagem.
Mas, antes de começarmos a lista vamos esclarecer alguns pontos, já que esta comemoração causa estranhamento e confunsões até nos fãs mais antigos. Afinal, as comemorações oficiais do Superman acontecem no mês de junho, para ser exato no dia 12 de junho, por conta que sua primeira edição consta com a data de capa no mês de junho.
A diferença vem porque que sua data de capa, cover date, não é data real de publicação. Esse recurso segue sendo utilizado até hoje, pela editoras norte-americanas, pois evita o encontro de publicações com a data do mês anterior, ou seja, nesse caso quadrinhos “velhos”.
Entretanto, a DC Comics comemora e celebra o aniversário do Superman durante o mês de junho, a data de capa de Action & Comics #1. Mas, a publicação veio a ocorrer no dia 18 de abril de 1938. Tal informação está no sumário do processo sobre os direitos do Superman. Ao qual Joanne Siegel e Laura Siegel Larson, viúva e filha de Jerry Siegel, moveram contra a DC, Time Warner Inc. e a Warner Bros Entertainment., por causa dos direitos de Copyright do personagem.
Depois de todas estas explicações, vamos a lista de histórias:
Superman: Paz na Terra
O ano é 1998, Paul Dini se junta a Alex Ross para contar uma excelente história de Natal do Superman. O Homem de Aço decide combater um outro tipo de vilão: a fome mundial. Porém, esta missão de alimentar o planeta se mostra mais difícil que ele imaginava.
Uma curiosidade dessa historia é que o Superman vem ao Brasil, para ser mais exato na cidade do Rio de Janeiro. Onde, o herói entrega os alimentos numa favela, lá ele acaba sendo recebido diversas crianças.
A história considerada um clássico do Superman, principalmente por ressaltar uma das suas maiores qualidades: sua humanidade,
Sinopse: “É natal e, ao ajudar nos preparativos da festa, o Homem de Aço encontra uma adolescente fraca e desnutrida. Esse é o ponto de partida para ele se engajar num trabalho que pode ser grande demais até mesmo para o Super-Homem: acabar com a fome.
Levando alimentos para os mais diversos países do planeta, ele verá que sua tarefa pode ser mais complicada do que pensou, e suas ações provocarão respostas diferentes em cada lugar que chegar.“
Superman: O Homem de Aço
Após as Crises nas Infinitas Terras, algumas reformulações no Universo DC precisavam acontecer. Uma delas foi a origem do Superman, John Byrne ficou responsável por apresentar a nova origem do Homem de Aço pós-crise.
John Byrne escreveu a minissérie chamada O Homem de Aço (The Man of Steel), nessa história os parâmetros fundamentais que norteiam e seguem o herói, foram estabelecidos. Nessa história Byrne consegue estabelecer os poderes, as relações de Clark com Lois e Jimmy, um Lex Luthor mais empresário que cientista louco. Além disso, a bela relação entre o Superman e sua família adotiva, surge de fato aqui. Bem como, todas estas mudanças que continuam com o personagem até hoje.
Sinopse: “Um novo começo para o maior herói de todos, aqui começa a origem pós-Crise nas Infinitas Terras do Homem de Aço é contada por John Byrne.“
A Morte do Superman
A história que abalou o mundo dos quadrinhos e que também conseguiu abalar todas as pessoas do mundo. Em 1992, a DC Comics mata o seu maior símbolo, A Morte do Superman acontece. Esta história foi noticiada por todos as mídias jonalísticas mundial. E assim, chegando aos leitores durante um período que era raro matar grandes personagens e quando acontecia, isso era mantido por um longo período.
Apesar do clima noventista das splashs pages, da ação ineterrupta, da pancadaria frenética e do pouco desenvolvimento da trama, A Morte do Superman demonstrou uma qualidade que era fora do comum, durante aquele período. Na história somos apresentados ao maior desafio do Superman, algo que está marcado nele até hoje, o Apocalypse, batizado com este nome pelo Gladiador Dourado. Apocalypse é um ser de origem desconhecida, que tem o único intuito de matar tudo aquilo que está em sua frente, nem toda a Liga da Justiça conseguiu da conta dele. Superman teve de intervir nesse confronto, para que não houvessem mais vítimas, mas mesmo assim, ele acabou sendo uma das baixas deste confronto.
Contudo, esta história foi uma grande planejamento da editoria do Superman, no qual os quatros quadrinhos do herói convergiriam a este evento. Planejada pelo editor Mike Carlin e a equipe criativa de Superman, Dan Jurgens, Roger Stern, Louise Simonson, Jerry Ordway e Karl Kesel, A Morte do Superman trouxe uma relevância ao personagem e com isso, colocando aquela dúvida “O que será do mundo sem o Superman?“
Entretanto, vale ressaltar o excelente trabalho dos roteiristas, que ao mesmo tempo traziam a tona a maior batalha do herói, também conseguiram trabalhar com os personagens secundários. Um Lex Luthor que analisa friamente se manda ou não a Supergirl auxiliar, na batalha; Os pais do Superman, os Kent, acompanhando a terrível batalha pela TV e desejando apenas que seu filho volte bem; E por fim, Lois e Jimmy que tentam fazer seu trabalho, mas ao mesmo tempo tensos com a situação, vendo que isso pode ser demais até para o Superman; E tantos outros personagens que tentam auxiliar, mas sem sucesso e só podem assistir este embate brutal.
E assim, cabe a nós leitores apenas acompanhar o confronto e torcer para que tudo acabe bem, mesmo que o título diga que não.
Sinopse: “Durante sua participação no talk-show de sua amiga Cat Grant, o Super-Homem é informado que um monstro desconhecido está causando problemas no meio-oeste norte-americano. A intervenção da Liga da Justiça da América – da qual é presidente – está se mostrando incapaz de contar o avanço e o rastro de destruição insano da criatura, batizada pelo Gladiador Dourado como Apocalypse.
Um a um, os membros da Liga caem contra a criatura, obstinada em dirigir-se para Metrópolis. E o que era apenas um chamado ocasional para deter uma ameaça se mostra bem mais sério e preocupante, quando o Super-Homem se envolve na maior batalha de sua vida.
E o mundo viverá um de seus dias mais negros, quando perderá seu maior campeão.“
Superman: Para o Homem que Tem Tudo
Alan Moore, o maior escritor de todos os tempos, conhece o Superman, o maior herói de todos os tempos, esse encontro tinha tudo para dar certo e deu. Superman Annual #11, de 1985, Alan Moore, portanto, nos entregou uma das mais icônicas histórias envolvendo o Superman. A história acabou sendo tão marcante que rendeu a adaptação em um episódio da série animada da Liga da Justiça. Posteriormente servindo de inspiração, para um episódio para a série Supergirl.
Na história acompanhamos Mulher Maravilha, Batman e Robin indo para a Fortaleza da Solidão, para comemorar o aniversário do Superman. Mas, algo está errado e investigando o lugar, encontram o Superman imóvel sendo dominado por uma planta, a Clemência Negra. Agora, cabe aos heróis descobrir o que está acontecendo e salvar o Superman, que está imerso ao um mundo de sonhos. Por fim, além de contar com os roteiros de Alan Moore, a história conta com a arte de Dave Gibbons.
Sinopse: “Antes de Crise nas Infinitas terras, Alan Moore escreveu duas histórias importantes para o homem de aço. Para o Homem que tem Tudo, mostra uma investida do vilão Mongul que lida com Superman o atacando com uma rosa alienígena que o faz sonhar coma vida que ele queria ter. Assim, vemos Kal-el com uma provável vida adquirida caso Krypton não houvesse explodido.”
Superman: O Legado das Estrelas
Mark Waid é um fã e incrível conhecedor dos personagens da DC, principalmente do Superman. Então, em 2003 quando anunciaram que ele estaria roteirizando uma história do herói, as expectativas foram as alturas. E ele conseguiu correspondê-las.
A versão de origem do personagem, que Waid fez, além de respeitar todas as anteriores, consegue implementar seus próprios elementos. Além disso, consegue alterar pontos importantes de uma maneira fantástica, com uma Krypton significativamente diferente das anteriores, mas ao mesmo tempo igual. Uma modernização bela e profunda de Clark Kent, do trabalho do Superman pelo planeta e vários outros pontos, que com certeza solidificaram o personagem.
Bem como, a excelente explicação das diferenças entre Clark Kent e o Superman, não são apenas os óculos. A justificativa feita de maneira tão compreensiva, que fica claro o porque, ninguém reconhecer sua identidade secreta.
Sinopse: “A série apresenta uma releitura da origem e do mito do Superman para os novos tempos.
Dos últimos instantes do planeta Krypton até as viagens de Clark Kent pela África, avançando até sua estreia como super-herói em Metrópolis e o primeiro grande triunfo, é mostrada a jornada do homem destinado a se tornar o maior herói de toda a existência.“
Antes de encerrarmos a lista, vamos a algumas menções honrosas:
- Reino do Amanhã;
- Grandes Astros Superman;
- Superman: As Quatro Estações;
- O que aconteceu ao Homem de Aço?;
- Superman: Exilado no Espaço;
- Superman: Rebirth;
- Superman: O Último Filho;
- Superman: Perdido no Tempo;
- Superman: Brainiac;
- Superman Esmaga a Klan.
Superman: Lois e Clark
Superman teve uma reformulação durante o reboot da editora, intitulado de Novos 52, essa versão acabou sendo duramente criticada. Entretanto, as críticas não foram só pelo reboot, mas sim porque este novo Superman, não era o Superman. Ele se afastou de todos os pontos, que fizeram o personagem ser quem ele foi, é e será lembrado. A versão Novos 52 não conseguiu agradar os fãs antigos e muito menos a nova geração de leitores, então algo precisava ser mudado.
Em 2015, A DC lançava Superman: Lois e Clark e sendo assinada pelo lendário Dan Jurgens. A história tinha o intuito de trazer de volta o Superman, pré-Novos 52, o personagem que todos amavam e sentiam falta. Além disso, essa história introduz Jon Kent, o filho de Clark Kent e Lois Lane, o novo Superboy.
Na história acompanhamos o antigo Superman vivendo neste novo universo, escondido com sua família, após os eventos da saga Convergência. Jurgens consegue resgatar o casamento de Lois e Clark, principalmente consegue criar detalhes essenciais, que ajudaram o personagem a se encaixar, neste novo universo. A história se tornou um tremendo sucesso e acabou sendo,um dos maiores acertos da editora com o personagem depois de anos de críticas negativas.
Sinopse: “Vindos de um universo que consideram morto, Superman e sua esposa Lois, acompanhados do filho recém-nascido Jonathan, tentam refazer suas vidas em uma Terra transformada, onde a história transcorreu de forma diferente.
Dentre perigos e ameaças novos e antigos, tanto o herói quanto sua esposa procuram fazer a diferença nesse novo mundo, enquanto descobrem suas novas obrigações como pais.“
Por fim, se quiser saber mais notícias sobre quadrinhos, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).