A professora e escritora Talita Franceschini estreia na literatura com um livro de poemas que explora a complexidade dos sentimentos humanos. Em “Instruções de uma Equilibrista”, ela aborda rejeição, luto e busca por equilíbrio, uma vez que a vida é cheia de contradições. A coletânea reúne poemas escritos pela autora ao longo de quatro anos.

Os três temas centrais: rejeição, luto e equilíbrio, são abordados em versos que buscam levar o leitor a se identificar. A rejeição, de forma sutil após o fim de um relacionamento. O luto, não apenas na perda de pessoas, mas também quando sonhos não são realizados e na ruptura de relacionamentos. Por fim, o equilíbrio, que buscamos ao mesmo tempo, em que lidamos com o nosso “desequilíbrio”. 

Dessa forma, Talita reflete sobre a teimosia de permanecer de pé, mesmo diante das quedas inevitáveis da vida. Além disso, reflete sobre a aceitação de que esses momentos são importantes para uma reinvenção pessoal. Principalmente em um contexto que invalida as emoções femininas.

Portanto, “Instruções de uma Equilibrista”, é um convite não apenas a refletir sobre emoções, mas também fala sobre questões de gênero, memória e identidade. O livro resgata histórias de outras mulheres que fizeram parte da vida da autora e a ajudaram a se reencontrar.

Sobre a autora

Talita Franceshini | Crédito: Divulgação

Talita Franceschini é formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Desde o início de sua carreira tem se dedicado ao incentivo à cultura e à educação. 

Já atuou em diversos projetos relacionados à preservação do patrimônio histórico e à democratização cultural. Além disso, já administrou acervos históricos, assim como promoveu a educação patrimonial em museus e bibliotecas. Também é professora da rede pública de ensino, onde ingressou após concluir uma segunda graduação em licenciatura.

Talita mediou o projeto de leitura “Leia Mais Mulheres” em Mogi das Cruzes (SP). O projeto busca aumentar a visibilidade de autoras e a criação de um espaço de troca entre as leitoras. 

Durante a pandemia de Covid-19, Talita encontrou na escrita uma forma de expressão e superação. Ela publicou duas crônicas da antologia “Crônicas de ir, vir e permanecer” (2022), pela Editora Txai. 

“Instruções de uma Equilibrista” surgiu de oficinas de escrita criativa e dos poemas que Talita escrevia diariamente. Ela passou a captar emoções e momentos, onde as palavras expressavam suas emoções: “Optei por poemas curtos que condensam intensidades, como se cada palavra carregasse o peso de uma história inteira”, explica.

O livro está à venda no site da Editora Patuá. Confira um poema presente na coletânea:

dar corpo

aos restos espalhados

da outra de mim

expelida, fraturada 

pela finitude 

de um tempo bom

acolher esse corpo

refeito, marcado

por cicatrizes riscadas

em queloides lembranças

e movimentá-lo todos os dias

em direção ao possível

Poema: Colagem