O duo britânico conhecido como Tears For Fears, com os integrantes Curt Smith e Roland Orzabal e que fez grande sucesso nas paradas no anos 1980, irá lançar um novo álbum após anos sem trazer nenhum lançamento de disco. The Tipping Point é o trabalho inédito da dupla, que teve três músicas lançadas recentemente.
Portanto, após quase 18 anos de espera, os fãs de Tears For Fears finalmente serão presenteados por um novo álbum da dupla/banda, que como de costume, abordará nas canções assuntos que têm a ver com questões sociais, o que sempre caracterizou o trabalho deles desde os anos 1980.
Um pouco sobre o Tears For Fears
Primeiramente, formado por Curt Smith e Roland Orzabal, o Tears For Fears se iniciou em 1981. A dupla britânica mantém uma amizade desde a adolescência e antes de pensar em ser a banda Tears For Fears, eles resolveram juntar os trabalhos e montar um grupo em quinteto chamado “The Graduate”. Mas a ideia não deu certo e eles não obtiveram sucesso. Isso em 1979.
Assim, no ano de 1981, Roland e Curt conheceram Manny Elias e Ian Stanley, baterista e tecladista. Assim, surgiu a banda que seria o Tears For Fears.
Em 1983 veio o primeiro álbum, intitulado “The Hurting”, que conta com as faixas “Mad Word”, “Change” e “Pale Shelter”.
Songs From The Big Chair:
Mas sem sombra de dúvidas, o maior sucesso do Tears For Fears veio em 1985, quando foi lançado o álbum “Songs From the Big Chair”. Esse disco conta com dois dos maiores sucessos da banda, “Everybody Wants To Rule The Word” e “Shout”.
Um ponto interessante sobre esse álbum é: há quem diga que foi escrito inspirado no cenário da Guerra Fria, diante da análise das letras e também pela análise do cenário ao qual eles cresceram e a época que se tratava. Portanto, essa ideia de trazer questões sociais, inclusive nas duas músicas citadas anteriormente, fica bastante em evidência.
Em 1989 foi lançado o disco Seeds of Love, com faixas como “Sowing the Seeds of Love”, “Advice for the Young at Heart” e “Woman in Chains” (que também traz uma mensagem muito clara sobre a representação da mulher).
Em 1990 a dupla se separa e retorna apenas em 2000. Smith voltou a trabalhar com Orzabal e em 2004 lançam o disco “Everybody Loves a Happy Ending”, sendo até agora, o último trabalho lançado pela dupla.
Sobre o álbum The Tipping Point
O novo trabalho será lançado no dia 25 de fevereiro, mas três faixas já foram “soltas no mundo” para abalar as estruturas de qualquer fã e deixar no ar um pouco de como será o seguimento desse novo álbum:
No Small Thing
The Tipping Point (que é a faixa que dá nome ao álbum)
Break the man
“Break The Man” foi a música divulgada na última semana, que evidenciou ainda mais o trabalho de uma militância sobre questões sociais. E sobre isso a dupla destaca:
“‘Break The Man’ fala sobre uma mulher forte. Pode parecer óbvio, mas realmente é uma canção sobre quebrar o patriarcado. Sinto que muitos dos problemas que temos tido como país, e mesmo no mundo todo, vieram do domínio masculino. Para mim, isso seria uma resposta para muitos dos problemas do mundo – um melhor equilíbrio entre homens e mulheres. Assim como em nossas parcerias musicais, que se resumem a essa palavra ‘equilíbrio’. Sem querer parecer um velho hippie, acho que, se pudéssemos encontrar mais desse equilíbrio entre homens e mulheres, teríamos mais harmonia. O Tears For Fears há muito tempo parece bastante evoluído sobre este assunto, desde pelo menos ‘Woman In Chains'”.