Everhood Eternity Edition é um jogo de RPG da BlitWorks Games inspirado em games de 16 bits e em outros mais modernos, com uma jogabilidade que envolve batalhas rítmicas, exploração e uma narrativa bem psicodélica. Ou seja, pegue Guitar Hero, Deltarune, Undertale, Golden Axe, os primeiros Final Fantasy e um pouco de alucinógenos, bata tudo no liquidificador e teremos como resultado Everhood Eternity Edition.

Diante disso, veja o trailer do jogo para vocês terem uma ideia melhor do que estou falando:

Um jogo psicodélico, com narrativa interessante e cenários simples com cores vibrantes

Certamente, não tem como falar em Everhood sem pensar em cogumelos, alucinógenos e afins. O jogo é muito viajado, o que faz dele um destaque entre os RPGs convencionais. Por ser um RPG, você precisa de interagir com tudo, e quando digo com tudo, não é só com o que parece de fato algum NPC, algum personagem. As vezes uma lâmpada ou até mesmo o que parece ser somente uma árvore poderá te dar alguma informação. Os personagens são carismáticos e engraçados. Sem contar que existem personagens cogumelos em todo o jogo. Everhood segue uma narrativa abrangente permitindo ao jogador interagir com o mundo e seus estranhos residentes. 

Eternity Edition
Imagem: DIvulgação

Existem vários minijogos que você pode jogar ao longo do jogo. Dentre eles temos a possibilidade de correr em uma pista antiga no estilo SNES ou jogar tênis com um dos muitos personagens excêntricos do jogo. E o mais legal, você consegue participar de uma sessão de RPG dentro de um jogo de RPG. O ritmo de todas essas mudanças de jogabilidade é ótimo e natural.

A narrativa de Everhood revela mais sobre seu mundo bizarro à medida que você avança em seus diversos ambientes de geometria básica. Em momentos inesperados o jogo usa modelos 3D e luzes piscando, que destoa do ritmo tranquilo do jogo.

Jogabilidade simples e divertida

Você joga com o personagem “Red”, um boneco misterioso com roupa vermelha, cujo braço foi roubado por um pequeno gnomo azul que foge para o deserto. Em pouco tempo de jogo você aprende a jogabilidade básica de Everhood através de um um sapo que toca banjo. Você enfrenta ele em uma batalha de dança, ao dançar ele envia ataques no estilo Guitar Hero e você deve esquivar deles no ritmo da batida de sua música. Com o passar do jogo, você vai aprendendo outras funções, como revidar ataques.

Everhood Eternity Edition
Sessão de RPG dentro de um jogo de RPG. Imagem: Divulgação

Desse modo, os jogadores evitam as notas pulando freneticamente ou escorregando e deslizando entre uma variedade de batidas de todas as formas, tamanhos e cores. Algumas músicas são fáceis, outras realmente testarão sua capacidade. Ou seja, a morte chega com frequência. Entretanto, você pode ajustar a dificuldade para cima ou para baixo de acordo com seus desejos a qualquer momento. Para músicas longas, o jogo também faz checkpoints na hora certa, então você não precisa se preocupar em se atrapalhar no pior momento possível.

Vale lembrar que é um RPG, então você vai precisar revisitar alguns cenários, conversar mais de uma vez com os personagens, e explorar os mapas.

Trilha sonora fantástica e as Eternity Battles

A trilha sonora do jogo é fantástica. Everhood apresenta faixas de todos os tipos de gêneros. Músicas com guitarras acústicas e elétricas, pianos, sintetizadores, flautas entre outros elementos.

As músicas estão adequadas com o nível e o ritmo do jogador, a partir do avanço dele, elas vão ficando mais complexas, mas de modo que o jogador consiga se acostumar e vencer batalhas contra os muitos e muitos inimigos frenéticos do mundo. 

Everhood Eternity Edition
Imagem: Divulgação

Além disso temos as Eternity Battles que são desbloqueadas progressivamente à medida que o jogador avança na história principal. Essas batalhas extras apresentam faixas de vários compositores, como David Wise, Keiji Yamagishi, Disasterpiece entre outros.

As lutas apresentam batalhas únicas, que não aparecem durante o jogo principal e são sensacionais. Além de serem frenéticas, os cenários vão se modificando, distorcendo, parecendo que você literalmente comeu alguns cogumelos alucinógenos e está em uma onda muito legal.

Vale a pena jogar “Everhood Eternity Edition”?

Everhood Eternity Edition é, de fato, um dos jogos que você precisa de ter em sua biblioteca digital. O jogo não é cansativo e te faz rir bastante. Certamente e um jogo que irá agradar a geração mais antiga, como também a geração atual.

Além da história ser envolvente, tem a questão da trilha sonora que é fantástica. Esse jogo me surpreendeu bastante. O mundo de Everhood é bem reativo às ações que fazemos.

Everhood Eternity Edition
Imagem: Divulgação

Sem contar toda a questão nostálgica que ele traz para os jogadores mais antigos. Diversas referências à títulos famosos, marcas famosas, e até personagens famosos de outros jogos vão aparecendo a todo momento.

E não sejam preconceituosos em relação ao gráfico do jogo. Parece algo simples, mas é perfeito para o funcionamento do jogo.

No momento “Everhood Eternity Edition” está disponível para Playstation 4/5 e Xbox Series X/S. Nosso portal recebeu um código de download digital na PlayStation Store para os fins desta análise.

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.