Tivemos a oportunidade de testar o novo Guardians of Holme. Desenvolvido pela MossTech Studio em parceria da Publisher Indienova, o game promete muito desafios e estratégias, ambos misturados ao gênero tower defense, roguelike e com uma pitada daquele estilo deck building.
Mas antes de continuarmos, confira a sinopse do jogo, segundo a Steam:
Guardians of Holme é um jogo de tower defense com elementos de construção de deck e roguelike. Assim, os jogadores devem usar o terreno a seu favor e formular táticas defensivas, ao usar estratégia para colocar armadilhas poderosas afim de repelir ondas infinitas de inimigos.
Logo, como você pode ter reparado, o game promete misturar diversos gêneros que acredita-se que poderá agradar a vários players. Mas será que vai agradar mesmo? Será que essa colisão de diversos estilos consegue dar certo? Ou melhor ainda: será que Guardians of Holme é bom?
A beleza do 2D
A primeiro momento, o jogo logo se destaca por sua simplicidade. Ou melhor dizendo, seu gráfico 2D se volta mais a um estilo de desenho animado, com momentos para a arte ora ser mais elaborada, ora mais caricata. Contudo, o gráfico é belo e não deixa a desejar. Pelo contrário, são explosões de cores, que respeitam o tom que cada fase ou parte da história necessita. Logo, a palheta de cores agrada aos olhos e conversam com a trama.
Aliás, indo bem mais além, nota-se um cuidado no desenvolvimento do jogo em não causar cansaço ou confusão. E isso se dá pela arte e na maneira como cada tipo de oponente é diferente do outro, senão diferente entre si mesmo.
Dessa forma, é dada a devida importância a singularidade de cada criatura. O jogo por si só apresenta missões a parte e um “bloco de notas” com cada tipo de oponente que você deve encontrar e derrotar. Portanto, é através do gráfica e da arte do jogo que inicia-se a busca em “zerar 100% do jogo“.
Por fim, outro ponto bem bacana referente a arte está na forma como detalhes sutis dão aquele toque especial. Ou seja, como as criaturas acabam por se esconder nas sombras e reaparecem próximas do fogo. O trabalho com luz e sombra no gráfico é bem feito, e atua de modo gradativo ou para enfatizar detalhes de personagens.
Entre estratégias e armadilhas
AInda, Guardians of Holme também consegue entregar todos os estilos propostos de forma harmoniosa, tornando-se assim um game bem mais elaborado que um simples Tower Defense.
De fato, podemos até dizer que o gênero fica num plano mais de contexto. Assim, ele move a jogabilidade toda, porém, a história do jogo foca-se muito mais no estilo RPG e roguelike, em que decisões trarão consequências ao decorrer do jogo. Quanto ao estilo deck building, o mesmo se dá como o toque final para criação e desenvolvimento de estratégias. Podemos até dizer que o gênero é a última camada deste bolo.
Portanto, de forma geral, o jogo funciona muito bem com as diferentes mecânicas. Tais diferenças se complementam e engrandecem a jogabilidade e o entretenimento.
Em outras palavras e resumindo o jogo: proteja a sua torre e acabe com as hordas de monstros que avançam. Espalhe armadilhas, faça escolhas que poderão lhe dar uma recompensa ou punição. Prepare suas cartas de armadilhas de forma que melhor se encaixe a sua estratégia. Por fim, sobreviva as ondas de monstros.
Parece simples, e ele realmente é. E é exatamente isto que faz o game ser tão agradável.
Características técnicas
O jogo por si só pode sim ser considerado leve e pode rodar tranquilo em muitos computadores. Segundo a Steam:
Requisitos Mínimos: | Requisitos Recomendados: |
SO: Windows 7, 8, 10, 32/64-bit Processador: Intel Core i5-760 (4 * 2800) ou equivalente / AMD Athlon II X4 645 AM3 (4 * 3100) ou equivalente Memória: 4 GB de RAM Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6670, GeForce GTX 200 series com pelo menos 1GB Rede: Conexão de internet banda larga Armazenamento: 4 GB de espaço disponível Placa de som: DirectX compatível | SO: Windows 7, 8, 10, 32/64-bit Processador: Intel Core i5-4670K (4 * 3400) ou equivalente / AMD FX-6350 (6 * 3900) ou equivalente Memória: 8 GB de RAM Placa de vídeo: GeForce GTX 660 (2048 MB) / Radeon HD 7970 (3072 MB) Rede: Conexão de internet banda larga Armazenamento: 8 GB de espaço disponível Placa de som: Direct X 9.0c sound device |
Afinal, Guardians of Holme é bom?
A resposta é tão simples quanto o jogo: sim.
Se você gosta do estilo tower defense, vai adorar o game. Agora, se você não é tão fã, pode ter ressalvas, contudo, preciso dizer que o jogo empolga até mesmo quem não gosta do gênero em si.
Com gráficos belíssimos, sutis e animados, o jogo empolga. Cada partida dá aquele gostinho de quero mais. Cada dilema ou momento de escolha, traz reflexões e consequências que animam, dando uma certa personalizada na jogabilidade.
Portanto, Guardians of Holme é um jogo que conquista pela sua beleza sutil, ao mesmo tempo em que vicia com suas diferentes camadas de jogabilidade, as quais se casam tão bem e proporcionam um entretenimento para o player.
Vale lembrar que Guardians of Holme está disponível na Steam. Confira abaixo o seu trailer:
Para mais notícias e reviews de seus jogos favoritos, fique de olho em nosso portal e siga a gente no Instagram.