Tive acesso ao jogo Running Fable, jogo de corrida com estratégia entre coelhinhos e tartarugas, desenvolvido pela Seashell Studio. O game saiu para PC em Novembro de 2022 e no dia 9 de agosto para Xbox e Nintendo Switch.

O jogo é uma mistura do icônico conto de fadas sobre a lebre e a tartaruga, com a jogabilidade e o caos de de Mario Kart.

Primeiramente, conheça o jogo:

Inspirações do game e partidas online e offline

Como dito, o jogo é baseado na história infantil que conta sobre a disputa tartaruga e uma lebre correndo entre si. Na história clássica, a ideia sempre gira em torno do fato de que a lebre é tão superior à tartaruga que ela fica zombando, chegando até a dormir. Entretanto, ela acabou perdendo a corrida, por subestimar demais seu oponente, que seguiu firme e forte com os seus passinhos lentos, porém, firmes.

No jogo, essa diferença de velocidade não existe, considerando que os jogadores podem selecionar tanto a tartaruga quanto a lebre, sendo que o objetivo sempre é o mesmo: vencer os adversários até a linha de chegada.

Running Fable
Imagem: Divulgação

O jogo foi feito para ser jogado online, mas também tem a possibilidade de jogá-lo offline, nesse sentido são gerados os outros oponentes de IA (Inteligência artificial) competentes o bastante para ocupar o lugar dos jogadores online.

Jogabilidade e recursos

Todas as corridas saem do ponto A e vão ao ponto B, não possuindo voltas como em outros jogos de corrida. Após escolher a pista, o jogador têm um tempo para se preparar e colocar itens em qualquer lugar do percurso. Dentre os itens, temos turbos, cenouras que restauram a saúde e diversas armadilhas, como teias de aranha empurrando um jogador para trás ou armadilhas de caçadores que te prendem até você conseguir sair pulando. Independentemente de quem coloca o item, qualquer jogador pode ativá-los, por isso é prestar a atenção onde colocar sua armadilhas para acabar não caindo em uma delas.

Running Fable mapas
Imagem: Divulgação

O jogo se remete a diversos games de corridas 3D clássicos como Super Mario 64, Croc, Crash Bandicoot, Mario Kart, entre outros).

Durante as corridas você pode ir mais rápido, dar pulos grandes e fazer movimentos especiais para evitar as armadilhas, poços, água e outros elementos perigosos. 

A câmera do jogo não é fixa igual nos jogos de “kart” em si, até mesmo porquê os personagens não estão em carros. Você vai andando com eles, e precisa de usar um analógico para direcionar a visão do game. Para mim a câmera acabou sendo um ponto bem negativo, considerando que fiquei tonto em diversos momentos. Além disso, não tem uma setinha mostrando para que lado você deve ir e se não observar no mapa, você pode acabar indo pro caminho contrário.

Embora o jogo tenha somente dois personagens, existem mais de 40 opções diferentes de personalização. Cada jogador pode vestir seus personagens com uma grande variedade de chapéus, trajes e animações de provocações.

Vale a pena jogar Running Fable?

Running Fable win
Imagem: Divulgação

Certamente, graças a jogabilidade divertida inspirada em diversos jogos marcantes Running Fable irá conquistar alguns fãs. O jogo é leve e simples, podendo trazer algumas momentos de diversão com seus amigos ou até mesmo sozinho. O jogo não possui muitas pistas de corrida , o que pode acabar fazendo com que a expectativa de vida do jogo seja curta.

Entretanto, pelo preço que o jogo está sendo vendido, sendo a versão mais cara a de Nintendo Switch (menos de R$40) vale muito a pena adquiri-lo .

Em resumo, o jogo entrega momentos de diversão, é bonito, colorido e traz aquela nostalgia de games como Mario Kart e Crash Bandicoot.

Running Fable está disponível para PC, Nintendo Switch e Xbox.