Thaís Alcoforado lança o livro “A Torre“. A obra é a estreia da autora na poesia e tem como base o tarô. Através dele, os poemas revisitam o significado da carta do tarô, trazendo não apenas o arcano, mas também os seis símbolos do baralho.

O título carrega a carta que norteia o livro. Assim, o que acontece antes, durante e depois do desmoronamento é a premissa que guia os poemas, diante de cada uma dessas fases. Segundo Gabriela Estevans, psicanalista e jornalista que assina o prefácio, em “A Torre” o tarô é então visto como estrutura e língua. 

Para Thaís, o seu livro é um experimento de poesia oracular. A autora então afirma que “o tempo todo, seguimos pistas, recebemos indícios. Estar presente é não ignorar essas pistas. Essa é a verdadeira magia, e tanto o tarô como a poesia podem nos ajudar nessa missão”. 

Sobre a autora

Nascida em Recife, Thaís Alcoforado é advogada, especialista em estudos de paz e conflito, e mestre em direito internacional. Como humanitária, já esteve no Irã, República Dominicana e Senegal. Hoje, mora no Panamá.

Thaís passou o último ano em uma província rural chamada Darién, próxima à Colômbia. No meio dos animais e da natureza, a escrita e o tarô se tornaram práticas essenciais, dando vida à sua nova obra. Thais conta que “Percebi que quanto mais se escreve, mais se torna urgente e inevitável escrever. Agora, minha meta é manter aberto esse canal, criando espaços intencionais para que a escrita exista dentro da vida cotidiana”.

Leia um trecho:

“Como a construção

A catástrofe também demanda paciência

Ainda assim, o momento exato do desabamento

Parece sempre repentino

Os acontecimentos teriam sido devastadores

Se eu não tivesse começado a me preparar

Sem suspeita

Justo a tempo

Para todo tipo de emergências

Tudo que veio antes, um ensaio

Tudo o que vier depois, uma réplica

Do choque primordial”

Crédito: Divulgação