Após uma primeira temporada controversa, The Idol foi oficialmente cancelada pela HBO. O quinto e último epísodio da série estelada e produzida por The Weeknd foi ao ar no dia 2 de julho. Originalmente, seriam seis episódios mas após polêmicas a primeira temporada foi encurtada.
“The Idol foi um dos programas originais mais provocativos da HBO e estamos satisfeitos com a forte resposta do público. Depois de muita reflexão e consideração, a HBO, assim como os criadores e produtores, decidiram não avançar com uma segunda temporada. Somos gratos aos criadores, elenco e equipe técnica por seu trabalho incrível.”, disse um representante do estúdio.
De acordo com a Variety, “a decisão de cancelar a série foi tomada recentemente após uma falta de clareza tanto para os espectadores quanto para os membros do elenco sobre se a série tinha potencial para continuar”. Alguns atores assinaram o projeto pensando que seria uma série limitada, enquantos outros achavam que a intenção era haver uma segunda temporada.
Vale lembrar que a série já teve polêmicas bem antes de sua estreia, quando a então diretora Amy Seimetz foi substituída por Sam Levinson (Euphoria). A série passou por refilmagens e mudanças significativas em sua história original.
Após sua estreia, The Idol foi recebida com apenas 19% de aprovação no Rotten Tomatoes. A série foi alvo de críticas envolvendo a sexualização e o machismo do roteiro e dos personagens – em especial o de The Weeknd, que também assina como produtor.
Em junho, a HBO desmentiu os rumores de que o drama não teria uma segunda temporada, afirmando que uma decisão não havia sido tomada nesse sentido.