The Last of Us está de volta! Após dois anos, a série finalmente retornou à HBO e ao streaming MAX neste domingo (13). A nova temporada já chega repleta de expectativas, e com razão, afinal, os criadores vão adaptar a Parte II para as telas. Por consequência, fãs dos games sabem bem que podem aguardar muita violência e cenas chocantes.

LEIA MAIS: Star Wars: Starfighter | Ryan Gosling entra para o universo de Star Wars

A adaptação do segundo jogo começa nesta temporada, mas, ao contrário da Parte I, os próximos episódios não completarão essa fase. Isso porque a série já foi renovada para um terceiro ano, e ainda há um suspense em torno de uma potencial quarta temporada, todas adaptando The Last of Us Parte II.

Essa divisão, inclusive, levanta muitas dúvidas sobre como os criadores irão traduzir a trama para as telas. Mas, enquanto ainda temos que aguardar episódio por episódio para ter mais pistas, iremos relembrar aqui como TLOU adaptou o primeiro jogo e quais foram as principais mudanças feitas do videogame para a TV.

Foto da série com Frank de camisa azul e Bill ao seu lado segurando seu braço, em paralelo com imagem de The Last of Us, que mostra apenas Bill
Bill e Frank na série / Bill no jogo (Fotos: HBO / Naughty Dog)

O que a série de The Last of Us mudou em relação ao jogo

De maneira geral, a primeira temporada foi aclamada pela fidelidade ao material original. No entanto, é natural que até as melhores adaptações realizem algumas mudanças, e TLOU não foi exceção à regra.

Apesar de manter os pontos-chave da trama principal praticamente intactos, alguns arcos secundários no jogo foram destacados e ganharam mais contexto. Além disso, personagens secundários também tiveram uma relevância maior.

Alteração no corte temporal

A primeira das grandes mudanças feitas está justamente no corte temporal. No jogo, a infecção cerebral por Cordyceps começa em 2013. Quando conhecemos Ellie e Joel, já se passaram 20 anos desde que a humanidade foi destroçada pela pandemia. Ou seja, os eventos da Parte I se passam em 2033, enquanto há um corte temporal de mais cinco anos para a Parte II.

Já a série adianta o começo da pandemia para 2003, e mantém o salto de 20 anos para a trama dos protagonistas, aqui em 2023. A segunda temporada preserva o corte temporal de cinco anos do game, ou seja, está situada em 2028.

Infecção por Cordyceps é diferente

O primeiro episódio estabelece que a infecção por Cordyceps se espalha por contato direto com os infectados, em sua maioria por cortes ou mordidas. Essa é uma alteração importante, já que no jogo ela também ocorre pelos esporos, representando uma ameaça maior que o contato direto.

E é justamente pela infecção por esporos que Joel e Tess descobrem que Ellie é imune no jogo. A alteração, é claro, afeta esse momento, que passa a ser por uma mordida em Ellie.

Sarah ganha mais destaque

Uma das personagens que recebe maior atenção é Sarah, filha de Joel. A série trabalha a dinâmica entre os dois e nos apresenta o cotidiano da jovem, antes do começo da infecção. Aos poucos, a tensão aumenta e conhecemos o início da infecção através do olhar da personagem.

Relação de Joel com Tommy e Tess

No corte temporal para 2033, Joel não tem boa relação com seu irmão. Sua motivação para cruzar o país envolve um acordo de armas. Já a série o coloca em busca de uma bateria de carro para poder se reencontrar com Tommy.

A relação mais próxima entre Joel e Tess também ganha mais destaque na adaptação com mais cenas. Além disso, a série alterou a morte da personagem: no jogo, a FEDRA a ataca, já na série, ela contrai uma infecção e se sacrifica em prol de Ellie e Joel.

Bill e Frank sendo protagonistas de um episódio

No game, Bill e Frank foram de fato um casal, mas conhecemos mais a fundo apenas Bill como um coadjuvante quando Ellie e Joel cruzam seu caminho. Frank, por sua vez, tem apenas uma aparição pontual e trágica. Depois de contrair a infecção, ele tira a própria vida antes que ela avance pelo cérebro.

A série, no entanto, traz a relação de Bill e Frank para os holofotes e entrega todo um episódio dedicado aos dois, onde a trama é quase toda original em relação ao jogo. Esse ponto é a maior divergência entre as duas obras.

História de Henry e Sam alterada

Assim como Bill e Frank, os irmãos Henry e Sam ganham mais destaque. A principal alteração foi relacionar Henry a Kathleen, com o jovem entregando o irmão da vilã para a FEDRA em troca de medicação para o pequeno Sam, que tem leucemia. Outra mudança é que Sam, na série, tem deficiência auditiva.

Leia mais sobre The Last of Us