A saga The Witcher, do autor polonês Andrzej Sapkowski, marcou grande geração e atualmente continua fazendo muito sucesso. O universo fantástico do mundo medieval mágico conquistou grande parte do público desde os anos 90 até os dias de hoje. Com o lançamento da série The Witcher da Netflix, a procura pelos livros aumentou e os leitores puderam contemplar uma grandiosa adaptação.
Os livros giram em torno de Geralt de Rívia, um caçador de monstros que luta para encontrar seu destino. Ele é procurado por todos para matar os monstros que atormentam os humanos, na mesma medida que é temido por seus inimigos. Paralelamente, também conhecemos a história de Yennefer de Vengerberg, uma feiticeira poderosa que aos poucos descobre a dimensão de seu poder e Ciri de Cintra, uma menina misteriosa que perdeu todos que amava e busca um recomeço, ela pode ser a chave de tudo. O destino dos três está conectado de uma maneira que pode mudar o mundo.
Assim, para direcionar o leitor no universo de The Witcher organizamos os livros em ordem cronológica, a qual difere da ordem de lançamento. A saga possui alta descrição e é rica em detalhes, portanto deve-se fazer uma leitura atenta às pequenas coisas. O primeiro livro foi lançado em 1993, por isso possuí uma linguagem diferente das fantasias atuais, porém isso não interfere na experiência da leitura.
O Último Desejo (1993)
Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um assassino impiedoso e de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus e nem todos os que parecem anjos são bons…
A Espada do Destino (1992)
No caminho para Brokilon, Geralt tropeça no corpo de um garoto, que provavelmente não tinha mais de quinze anos. O garoto foi morto por uma flecha, obviamente atirada com destreza, que ainda se vê cravada no seu crânio. Por experiência, o bruxo logo percebe o que aconteceu: certamente o garoto tinha se extraviado e entrado no território das dríades. Como para os outros que padeceram antes de igual sorte, provavelmente tinha acontecido o mesmo. Uma história triste, repetida com muita frequência.
O Sangue dos Elfos (1994)
Por mais de um século os seres humanos, anões, gnomos e elfos viveram juntos em relativa paz. Mas os tempos mudaram, a paz inquieta está acabada e, mais uma vez, as raças estão lutando entre si. E parece que, para todos, o único elfo bom é um elfo morto. Geralt de Rívia, um bruxo sagaz e habilidoso, tem estado à espera do nascimento de uma criança que profetizou. Essa criança tem o poder de mudar o mundo – para o bem ou para o mal. À medida que a ameaça da guerra paira sobre a terra e a criança é caçada por seus poderes extraordinários, torna-se responsabilidade de Geralt protegê-la de tudo – e o bruxo nunca aceita a derrota como resultado.
Tempo do Desprezo (1995)
Geralt lutou contra monstros e demônios por todo o país, mas até ele pode não estar preparado para o que está acontecendo com seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Os Elfos e outros seres não humanos vivem sob repressão há décadas. Os Magos brigam uns com os outros, alguns a soldo dos reis, outros simpatizantes dos elfos.
E, nesse cenário de medo e desprezo, Geralt e sua amante Yennefer precisam proteger Ciri, herdeira órfã e procurada por todos os lados. Ela tem o poder de salvar o mundo ou, talvez, acabar com ele.
Batismo de Fogo (1996)
A Irmandade dos Magos foi esfacelada por um golpe e Geralt ficou seriamente ferido. E agora, que tempos sombrios pairam sobre o mundo, ele não poderá defender os homens contra os monstros perigosos que os aterrorizam.
Guerras devastam todos os territórios e o futuro da magia está ameaçado. Mas as feiticeiras que sobreviveram estão determinadas a protegê-lo. É um momento conturbado, e ainda é preciso encontrar a garota Ciri, herdeira do trono de Cintra, que desapareceu. Até que surge o rumor de que ela está na corte de Nilfgaard e vai se casar com o imperador. Ferido ou não, Geralt tem uma missão em suas mãos.
A Torre da Andorinha (1997)
O bruxo segue em direção ao sul, convencido de que Ciri vai se casar em breve com o imperador de Nilfgaard. Os assassinos impiedosos de Nilfgaard já estão seguindo os rastros de Ciri, que, gravemente ferida, se recupera no casebre do eremita Vysogota, perdido no meio de um pantanal. Será que o bruxo conseguirá achar Ciri? Qual será o papel da lendária Torre da Andorinha?
A Senhora do Lago (1999)
Enquanto Yennefer permanece prisioneira e Geralt passa o inverno sob o charme de Fringilla, Ciri é projetada em um mundo paralelo ao penetrar na Torre da Andorinha. Agora, sob o domínio do elfo Avallac’h, ela só poderá ser livre se aceitar dar um filho ao rei dos Amieiros. A jovem conseguirá fugir para salvar seus amigos? Cansada de fugir, Ciri percebe que encarar seu destino é a única forma de salvar aqueles que ama. Nesse meio-tempo, a companhia de Geralt finalmente chega ao castelo de Stygga. Para proteger Ciri e Yennefer, o bruxo se vê obrigado a enfrentar mais uma vez o terrível feiticeiro Vilgefortz.
Essa é a saga principal de The Witcher é composta por 7 livros que possuem a cronologia de acontecimentos. Entretanto, por ser uma série antiga e grande, o autor escreveu um livro extra lançado anos depois.
O livro apresentado a seguir pode ser lido antes ou depois da saga. Seus acontecimentos não interferem na história principal, é uma obra que reúne aventuras do bruxo Geralt e mostra seus passos antes do primeiro livro. Porém, recomendo a leitura deste oitavo livro após o encerramento da saga, pois assim não corre o risco de nenhum possível spoiler.
Tempo de Tempestade – Prelúdio (2013)
Geralt de Rívia não podia imaginar o que o esperava ao chegar à cidade de Kerack. Primeiro foi acusado de malversações financeiras. Depois, misteriosamente liberado sob fiança. E, finalmente, descobre que suas preciosas espadas, deixadas no depósito da guarda da cidade, tinham desaparecido. Tudo muito suspeito, ainda mais quando a feiticeira Lytta Neyd, conhecida como Coral, pode estar por trás desses acasos. O bruxo se encontra, novamente, implicado em perigosos assuntos de magia e dos mágicos. Desta vez, nem a fiel companhia do trovador Jaskier, nem a lembrança de sua amada Yennefer, nem sua fama como implacável caçador de monstros podem evitar que se veja cada vez mais envolvido em uma trama obscura, onde nem todos os monstros são quem parecem ser. O tempo de tempestade está se aproximando…
Andrzej Sapkowski
Andrzej Sapkowski nasceu em 21 de junho de 1948 na Polônia e é economista de formação. Começou a carreira de escritor em 1996, escrevendo contos fantásticos na revista polonesa Fantastyka. O sucesso deu ensejo a uma série de romances sobre o bruxo Geralt de Rívia, chamada The Witcher, transformada em série cinematográfica pela Netflix.
Por último, essa é a grande saga do autor Andrzej Sapkowski. Assim, seus livros trazem grandes histórias e um universo completo. Dessa forma, com o lançamento da adaptação da Netflix, o universo alcançou diversos espectadores e agora possui uma legião de fãs antigos e atuais.
Sem dúvidas, o bruxo Geralt de Rívia estará presente por muitos anos na sociedade.