Brasil ganha mostra exclusiva no Tokyo International Film Festival com exibição de seis filmes nacionais

O cinema brasileiro desembarca em Tóquio para celebrar 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Entre os dias 28 de outubro e 2 novembro o Tokyo International Film Festival (TIFF) homenageia o país com a mostra Classics: Brazil Film Week. A programação reunirá seis filmes que representam a relevância histórica do cinema nacional.

Sendo assim, O Último Azul, de Gabriel Mascaro, abre a mostra com sua exibição inédita no Japão. O vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim terá a companhia de outros contemporâneos. Dessa forma, outro destaque é o documentário Milton Bituca Nascimento, de Flávia Moraes, que homenageia o artista mineiro com narração de Fernanda Montenegro.

Além disso, Kasa Branca, de Luciano Vidigal, também faz parte desta seleção. O filme esteve entre os seis longas-metragens pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar® 2026. Em dezembro, irá representar o Brasil no Prêmio José María Forqué.

O embaixador do Brasil em Tóquio, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, destacou a importância simbólica e cultural da homenagem ao país no Tokyo International Film Festival. Ele ressaltou que a mostra vai além da celebração cinematográfica, pois simboliza um gesto de amizade e reconhecimento mútuo entre Brasil e Japão. “É uma honra para o Brasil ser homenageado no ano em que celebramos 130 anos de relações diplomáticas entre nossas nações”, afirmou o embaixador, ao reforçar que a arte permanece como uma das formas mais poderosas de diálogo entre os povos.

Tokyo International Film promete um mergulho no cinema brasileiro

Mais do que os títulos atuais, o TIFF também resgatará clássicos da nossa cinematografia, como Central do Brasil (1998), de Walter Salles. Ademais, Glauber Rocha (1939-1981) será um dos grandes homenageados com a exibição de duas obras de sua autoria. São elas: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Antônio das Mortes) (1969). Ambas fundamentais dentro do Cinema Novo.

Por sua vez, Fernanda Bulhões, CEO da Linhas Produções Culturais e uma das organizadoras do festival, enfatizou que o cinema brasileiro vive atualmente um período de destaque internacional, impulsionado por conquistas em premiações como o Oscar, Berlim e Cannes. Ela explicou que o retorno das produções brasileiras a Tóquio fortalece os laços culturais entre os dois países. “Trazer nosso cinema novamente para Tóquio é compartilhar com o público japonês não apenas filmes, mas um pedaço da nossa identidade cultural”, observou Fernanda, destacando ainda que o Japão mantém uma admiração histórica pela arte e pela música brasileiras.

As sessões serão realizadas no National Film Archive of Japan (NFAJ), com organização da Linhas Produções Culturais, o TIFF, a Embaixada do Brasil em Tóquio e o Instituto Guimarães Rosa. A mostra Classics: Brazil Film Week ocorre entre o dias 28 de outubro a 2 de novembro no NFAJ, em Tóquio.

SERVIÇO

Mostra “Classics: Brazil Film Week”
Data:
28 de outubro a 2 de novembro de 2025
Local:
National Film Archive of Japan (NFAJ), Tóquio
Organização:
Linhas Produções Culturais, Tokyo International Film Festival (TIFF), National Film Archive of Japan (NFAJ), Embaixada do Brasil em Tóquio e Instituto Guimarães Rosa.

Ingressos e mais informações: https://www.nfaj.go.jp/english/film-program/tiff-nfaj-classics-brazil-film-week/

Imagem de capa: Linhas Produções Culturais / TIFF