O livro “Torto Arado” do escritor baiano Itamar Vieira Júnior, foi indicado ao The International Booker Prizer 2024. Torto Arado conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia que vivem em condição de trabalho análogo à escravidão em uma fazenda na Chapada Diamantina.
Desse modo, a narrativa explora fantasia e realismo regional abordando questões sociais bastante complexas na sociedade como a desigualdade social e racial. O livro venceu o Prêmio Jabuti em 2020 e até agora já vendeu mais de 800 mil exemplares, sendo portanto um dos livros mais lidos dos últimos anos. O vencedor do prêmio será anunciado no dia 21 de maio.
O Prêmio
O International Booker Prize é um prêmio que acontece de dois em dois anos, sendo assim atribuído a autores de qualquer nacionalidade, que têm obras publicadas tanto em inglês original quanto traduzidas.
Na última edição, de 2023, o vencedor foi o autor irlandês Peter Lynch com a obra “Prophet Song”. Em anos anteriores, alguns escritores brasileiros como Miá Couto e Paulo Scott, também concorreram ao prêmio. Outro fato importante é que vários autores sul-americanos de países como Venezuela e Peru são finalistas.
Sobre o Autor
Leia também: “Torto Arado” ganhará adaptação teatral
Itamar Vieira Júnior nasceu em Salvador em 1979. Desde a época de sua graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, se dedica a escrever sobre a realidade do Estado, uma vez que sua monografia foi uma análise da expansão de Salvador. Publicou seu primeiro trabalho “Dias” em 2012, e cinco anos depois lançou “A Oração do Carrasco”, que logo depois foi finalista do Prêmio Jabuti.
Em 2018, publicou a primeira edição de “Torto Arado”, que causou grande repercussão, e em seguida conquistou o prêmio LeYa, em Portugal. Itamar recebeu ótimas críticas por abordar de forma clara a desigualdade social, mostrando que características da escravidão ainda existem no interior da Bahia.
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza