Uma estreia aguardada pelo público brasileiro já tem data, TRANSVERSAIS estreia nos cinemas no dia 17 de fevereiro. Primeiramente, o longa é assinado por Émerson Maranhão já participou de vários festivais nacionais, e é produzido por Allan Deberton. O documentário apresenta os depoimentos de quatro pessoas trans que resgatam suas histórias, ao mesmo tempo, seus processos de autodescoberta e de trânsitos e jornadas, além de também de uma mulher cisgênero, mãe de uma adolescente trans.

Um documentário que dá visibilidade a causa da transgeneridade e que se mostra pertinente ao momento politico que vive o Brasil. A censura prévia pelo governo federal, que anunciou publicamente que “não tinha cabimento fazer um filme com este tema” e declarou que ele seria “abortado” do edital da Ancine em que era finalista. Dessa forma, o filme está circulando em festivais antes de fazer sua estreia em circuito comercial.

transversais estreia cinema
Foto de Juno Braga e Linga Acácio

Samilla Marques, uma funcionária pública; Érikah Alcântara, uma professora; Caio José, um enfermeiro; e o acadêmico Kaio Lemos são os protagonistas desse documentário. Ao mesmo tempo, todos passaram por um delicado processo de auto aceitação até compreenderem a sua subjetividade. Hoje em dia eles podem experimentar e vivenciarem outra situação de vida, com tecnologias que ajudam nessa aceitação. Hormônios e cirurgias fazem parte da rotina, já que podem assegurar uma aparência condizendo com a maneira que se enxergam e se sentem.

Por fim, já a jornalista Mara Beatriz, mulher cisgênero, enfrentou a transfobia de perto e refez sua vida ao tomar conhecimento que era mãe de uma adolescente transgênero. Como resultado, é uma das mais ativas militantes do grupo Mães pela Diversidade no Ceará.

Enfim, TRANSVERSAIS é distribuído pela Deberton Filmes.

Sinopse

Érikah é professora, Samilla é funcionária pública. Caio José é paramédico, Kaio Lemos é pesquisador acadêmico. Mara é jornalista e mãe de uma adolescente. Os cinco têm origens, formações e classes sociais diferentes. Analogamente, o fato de ter suas vidas atravessadas pela transexualidade

Ficha Técnica

Roteiro e direção: Émerson Maranhão

Produção: Allan Deberton

Entrevistados: Caio José Batista, Érikah Alcântara, Kaio Lemos, Mara Beatriz, Samilla Marques Aires, Clotilde Batista Da Silva, Edivane Barros, Jânio Torres, José Rogério Franklin, Lara Mendes, Pai Aluísio, Priscila Marques, Priscila Paula Pessoa, Rozelangia de Paula Pessoa