Sempre que pensamos em algo poético já imaginamos a complexidade em expressar sentimentos abstratos e profundos. Mas, os livros de poemas podem ter a proposta de ganhar conhecimentos e de nos possibilitar a ver a vida de outra forma. E é essa é a forma de escrita do músico e autor Pedro Salomão, que ficou conhecido na internet pelos textos e poemas compartilhados, enquanto descrevia formas de sentir e de momentos e sensações semelhantes entre quem gosta da escrita mais breve. 

“Eu Tenho Sérios Poemas Mentais”, lançado em 2018 “Se Você Me Entende Por Favor Me Explica”, lançado em 2020 e “Eu Mesmo Sofro, Eu Mesmo Me Dou Colo”, lançado em 2021, são uma sequência de livros com pensamentos, textos e poesias que falam sobre amor, autocuidado, reflexões e sensações. A trilogia não tem que ser necessariamente lida na ordem, mas de certa forma os livros conversam entre si, diante do processo de amadurecimento do autor/personagem.

Os três livros contam com escritas fáceis de ler e se identificar, quebrando as ideias de que poesias são complexas.

Foto: Capa do Livro “Eu Tenho Sérios Poemas Mentais” / Editora: Planeta

“Eu Tenho Sérios Poemas Mentais”

“Antes de mais nada eu gostaria de pedir licença ao seu coração, pois sinto que a relação que vamos criar a partir de agora é muito forte. Eu escrevi neste livro as poesias sobre os lugares mais íntimos em mim, aqueles lugares que são tão profundos que até eu mesmo só consigo visitar às vezes. Estou me apresentando para você como sou, sem rosto, sem voz e sem cheiro. Apenas ideias. E tudo o que sou são ideias. Neste momento, uma voz está lendo estas palavras em sua cabeça, dentro da sua imaginação, e já não é mais a minha voz, eu não sei como ela é, mas espero que seja doce e suave. Seus pensamentos estão dançando com os meus, e já não sei mais onde eu termino e você começa, e esta é a relação mais íntima que eu já tive com alguém. Obrigado por estar aqui.”

Foto: Capa do livro “Se você Me Entende, Por Favor Me Explica” / Editora: Planeta

“Se Você Me Entende, Por Favor Me Explica”

“Da mesma forma como uma pessoa nunca entra em um mesmo rio duas vezes, você nunca mais lerá esse livro da mesma forma como está lendo agora. Da próxima vez que vier visitar essas páginas, você será uma outra pessoa, em um outro contexto, e as poesias farão sentido de um jeito novo para você. Portanto, essa é a primeira e última vez que irá ler esse livro, por mais que o leia outra dezena de vezes. Sinta-se livre para sentir o que quiser enquanto lê, é a sua história que dará sentido a cada palavra escrita aqui. E conforme sua história vai dando significado para a poesia, a poesia vai ressignificando sua história. É uma honra ter você aqui e poder fazer parte de quem você está se tornando.

Foto: Capa do livro “Eu Mesmo Sofro, Eu Mesmo Me Dou Colo”

Eu Mesmo Sofro, Eu Mesmo Me Dou Colo”

“Estes poemas são a manifestação literária das minhas dores. É um passeio por palavras que vão te descrever e dar forma para tudo o que você sabia que estava lá, mas não sabia explicar exatamente onde. Eu espero que este livro te faça resgatar sua originalidade, seu cheiro de você. Que te faça faxinar antigas salas empoeiradas de memórias doloridas e reformá-las para novos usos, com uma decoração mais moderna, e que faça sentido com seu “eu” de agora. Afinal, você é uma casa linda demais para ter salas abandonadas.”

Um dos poemas que fez o autor ficar conhecido nas redes sociais: