O Oscar 2023 está se aproximando e um dos grandes concorrentes à estatueta de Melhor Ator é Austin Butler. O artista de 31 anos teve sua performance aclamada pela crítica e se consagrou como um forte candidato ao prêmio ao interpretar Elvis Presley na cinebiografia ‘Elvis‘, do diretor Baz Lurhmann.
Nesta temporada de premiações, Butler já venceu o Globo de Ouro e o BAFTA Awards, reforçando, assim, sua posição como um dos favoritos da Academia. No entanto, o que muitos não sabem, é o método – trabalhoso e polêmico – por trás do desafio de interpretar o Rei do Rock.
Em entrevistas, Austin Butler sempre demonstrou que tomou com um grande senso de responsabilidade a chance de viver Elvis Presley. O convite para o projeto veio em 2019, no entanto, com a pausa nas produções devido à pandemia, o ator aproveitou para dar início a um processo imersivo para o papel durante o isolamento social.
Voz e sotaque
Uma das características mais marcantes de Elvis Presley, sem dúvidas, era sua voz. O forte sotaque sulista do astro, que cresceu em Memphis, no Tennessee, passava longe do sotaque de Austin, nascido e criado na Califórnia. Por isso, o ator assistiu todas as entrevistas do cantor e treinou por anos para que seu timbre e sotaque ficassem convincentes, transformando sua voz por completo.
Contudo, mesmo após o término das gravações, o público notou durante entrevistas que Butler ainda fala com uma voz muito similar à que usou no filme. O ator admitiu ter dificuldades após tantos anos de entrega total ao personagem, e disse que uma parte do papel sempre estará em seu DNA.
“Não fiz nada além disso durante dois anos. É um pedaço tão grande da minha vida que não me surpreende que o sotaque se tenha agarrado a mim. Após tanto tempo obcecado por uma coisa, é como se os hábitos musculares, a nossa voz, podem mudar. É bastante espantoso, eu sei que estou em constantemente mudança. Falem comigo daqui a 20 anos, depois de interpretar muitos papéis… Quem sabe como eu vou soar!”
Vale mencionar que Austin Butler ainda foi responsável por regravar as músicas do Elvis em sua fase mais jovem, ganhando a aprovação de Priscilla Presley, Lisa Marie Presley e Riley Keough – respectivamente, esposa, filha e neta do cantor.
“Eu cantava todos os dias e fazia meus exercícios de canto logo pela manhã. É realmente como um músculo. Através das filmagens, comecei a perceber notas que no início eu não conseguia acertar e, de repente, conseguia. Eu estava ampliando meu alcance. Mas não é apenas cantar – você precisa encontrar maneirismos vocais. Isso pode ser um pouco complicado.”
Atuação metódica e polêmicas
Austin Butler transformou seu apartamento em uma espécie de “templo” para o cantor, com peças sobre sua história e carreira interligadas por cordas. Durante a imersão, o ator contou que não teve contato com ninguém, incluindo sua família, por quase três anos.
“Durante Elvis, não vi minha família por cerca de três anos. Eu estava me preparando com Baz e depois fui para a Austrália. Haviam meses em que não falava com ninguém. E quando o fiz, a único coisa em que sempre pensei foi em Elvis. Eu estava falando com a voz dele o tempo todo.”
Tais declarações geraram polêmicas por parte do público, que julgou sua metodologia de atuação extrema demais e, segundo alguns, desnecessária. Butler não é o primeiro ator a gerar controvérsia ao compartilhar seus métodos de atuação. Recentemente, Evan Peters revelou que passou por um treinamento similar para aperfeiçoar os maneirismos de Jeffrey Dahmer para a série da Netflix.
Polêmicas à parte, a intensidade e dedicação de Austin Butler ao papel de Elvis Presley não foram em vão e estão refletindo fortemente nessa temporada de premiações. Dessa forma, com oito indicações, a cinebiografia foi uma das produções mais nomeadas no Oscar 2023, nas categorias Melhor Filme, Ator, Fotografia, Edição, Direção de Arte, Figurino, Som e Maquiagem.
Filmografia de Austin Butler
Austin Butler iniciou sua carreira na televisão em séries do Disney Channel e da Nickelodeon. O ator interpretou papéis em diversas produções dos anos 2000, como ‘Drake e Josh’, ‘Manual de Sobrevivência Escolar do Ned‘, ‘Hannah Montana’, ‘iCarly’, ‘Zoey 101’, ‘Jonas’ e ‘Feiticeiros de Waverly Place’.
Ainda em sua adolescência, o ator estrelou nas séries ‘Life Unexpected’. ‘CSI: Miami’ e ‘The Defenders’, e então retornou às raízes no spin-off ‘A Fabulosa Aventura de Sharpay’ da Disney.
Mais tarde, Butler começou a atuar em produções de maior reconhecimento, como nas séries ‘The Carrie Diaries’ e ‘Arrow’, onde teve papéis recorrentes. Também estrelou nos filmes ‘The Intruders’ e ‘Yoga House’ na mesma época, assim como na adaptação ‘The Shannara Chronicles’.
Sua estreia na Brodway aconteceu em 2018, no musical ‘The Iceman Cometh’. Já em 2019, estrelou em ‘Era Uma Vez… Em Hollywood’, de Quentin Tarantino, e foi escalado para a cinebiografia de Elvis no mesmo ano.
Os próximos projetos de Austin Butler incluem a minissérie ‘Mestres do Ar’, a sequência ‘Duna: Parte II‘ e a adaptação ‘The Bikeriders‘.
Leia também: Oscar 2023: onde assistir aos filmes indicados